Inscrição

Curso Gratuito!

Resumo

Este curso pretende instrumentalizar o professor de Ensino Fundamental para o uso do jornal na sala de aula como complemento e de maneira integrada às outras disciplinas, atendendo às habilidades a serem desenvolvidas em cada ano/série.

O trabalho com o jornal na escola é importante por seu papel informativo, por promover a leitura autônoma, o desenvolvimento e a formação cidadã de crianças e jovens. Informando-se e discutindo sobre os acontecimentos do dia a dia no Brasil e no mundo, os alunos aprendem a argumentar, a refletir criticamente sobre os fatos e, principalmente, crescem como sujeitos atuantes na sociedade.

O curso utiliza como ferramenta o Joca, jornal para jovens e crianças inspirado em modelos de sucesso de outros lugares do mundo. Escrito com linguagem acessível, traz notícias, reportagens, entrevistas, curiosidades e assuntos sobre a conjuntura e o universo infantojuvenil.

Apresentará aos professores possibilidades de trabalho com o jornal por meio da leitura e da escrita de gêneros jornalísticos, com o intuito de levar os alunos a construir conhecimento contextualizado e desenvolver uma postura crítica diante da realidade, vislumbrando diferentes formas de transformar e de agir sobre o presente.

Programa do curso

  1. Conheça o jornal
  2. Por que trabalhar com o jornal na sala de aula?
  3. Quais são e como usar os diferentes textos jornalísticos na escola
  4. Notícias
  5. Como trabalhar a notícia com os alunos?
  6. Reportagens
  7. Entrevistas
  8. Como fazer uma entrevista
  9. Gêneros Orais
  10. Comentário e Discussão na sala de aula

O que eu preciso saber?

Conhecimentos básicos (básicos mesmo!) de informática e internet, como já ter usado computador e acessado ferramentas como e-mail e rede social.

Estrutura do Curso

  • Você pode acessar o curso de seu computador, smartphone ou tablet!
  • Curso 100% assíncrono: comece quando quiser e faça no horário que for melhor para você.
  • Acompanhamento contínuo de dúvidas através dos espaços de interação disponíveis no curso (ferramenta Disqus nas telas de aula).
  • Carga horária de 25 horas de dedicação (aproximadamente 2 horas e meia por aula)
  • Para obter o certificado: realização de todas as atividades do curso.

A Mupi utiliza uma instância própria da plataforma TIMTec disponível como software livre.