Publicidade
Atividades de Português

Atividade para identificar informações explícitas e implícitas no texto

Publicidade
Publicidade

Trabalhar com informações explícitas e implícitas é uma habilidade crucial para alunos do 9º ano, desenvolvendo a capacidade de análise profunda de textos e leitura crítica. Nesta atividade, apresentamos um texto instigante, seguido de questões que desafiam os alunos a identificar esses dois tipos de informações. Professores podem aplicar diretamente em sala de aula ou utilizar como inspiração para outras atividades.

Instruções para os alunos

Antes de iniciar a leitura, é importante entender os dois conceitos que vamos explorar nesta atividade:

  1. Informações explícitas: São aquelas claramente apresentadas no texto. Elas não exigem dedução ou interpretação, pois estão escritas de forma direta. Por exemplo, se o texto disser que “Helena encontrou um baú no sótão”, essa é uma informação explícita.
  2. Informações implícitas: São aquelas que não estão escritas de maneira direta, mas podem ser inferidas com base no contexto, nas pistas fornecidas pelo autor ou na relação entre as ideias do texto. Por exemplo, se o texto mencionar que Helena hesitou ao abrir o baú, podemos inferir que ela estava com medo ou insegura, mesmo que isso não tenha sido dito diretamente.

Leia o texto com atenção, identifique esses dois tipos de informações e responda às perguntas que seguem. Lembre-se de justificar suas respostas, especialmente ao tratar das informações implícitas.


Texto para interpretação: A Escolha de Helena

Helena cresceu em uma cidade grande, acostumada ao ritmo frenético e à constante correria. Aos 25 anos, decidiu buscar um trabalho que unisse sua paixão pela natureza e o desejo de fazer a diferença. Após meses de busca, recebeu uma proposta de emprego como coordenadora de um projeto de reflorestamento em uma pequena cidade do interior.

Embora a ideia parecesse perfeita, Helena hesitou. Aceitar significava se afastar de sua família e amigos, além de abrir mão do conforto que a cidade grande oferecia. Por outro lado, era uma oportunidade única de trabalhar em algo que realmente acreditava.

Após semanas de reflexão, Helena fez as malas e partiu. No início, enfrentou desafios como a solidão e a adaptação a uma rotina mais simples. No entanto, à medida que via as áreas devastadas ganharem vida com novas árvores e o envolvimento da comunidade local, percebeu que sua escolha tinha sido mais do que profissional: era um chamado para algo maior.

O impacto do projeto foi além do esperado, transformando não apenas a paisagem, mas também as relações entre as pessoas do vilarejo. Helena encontrou ali um propósito que ia muito além de sua própria realização.


Questões de interpretação

  1. Qual era o trabalho oferecido a Helena?
    a) Professora em uma escola do interior
    b) Coordenadora de um projeto de reflorestamento
    c) Cientista em um laboratório florestal
    d) Administradora de uma fazenda
  2. Por que Helena hesitou em aceitar o trabalho?
    a) O salário era baixo
    b) Ela tinha medo de mudanças
    c) Ela precisava deixar a cidade grande e sua rede de apoio
    d) Não tinha certeza de suas habilidades
  3. O que mudou na comunidade local com o projeto de Helena?
    a) Apenas a paisagem
    b) Relações entre as pessoas e a paisagem
    c) A economia da região
    d) A organização política do vilarejo
  4. O que o texto sugere sobre o caráter de Helena?
    a) Cite elementos que indicam como ela enfrentou os desafios.
  5. Qual foi a principal motivação de Helena ao aceitar o trabalho?
    a) Interesse financeiro
    b) Desejo de fazer a diferença
    c) Necessidade de sair da cidade grande
    d) Busca por tranquilidade
  6. Como o texto demonstra que o projeto de Helena foi bem-sucedido?
  7. O que podemos inferir sobre a relação entre Helena e a comunidade ao final do texto?
  8. Escreva um parágrafo refletindo sobre como decisões difíceis podem levar ao crescimento pessoal e ao impacto positivo na vida de outras pessoas.

Gabarito

  1. b) Coordenadora de um projeto de reflorestamento
  2. c) Ela precisava deixar a cidade grande e sua rede de apoio
  3. b) Relações entre as pessoas e a paisagem
  4. Helena é determinada e resiliente, pois superou a solidão e a adaptação a uma rotina simples para alcançar seu propósito maior.
  5. b) Desejo de fazer a diferença
  6. O texto menciona que o projeto transformou tanto a paisagem quanto as relações da comunidade, indicando sucesso ambiental e social.
  7. A relação entre Helena e a comunidade tornou-se forte, pois ela passou a ser vista como alguém que trouxe mudanças significativas.
  8. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno analise o crescimento pessoal e o impacto social que escolhas corajosas podem gerar.

Encerramento

Esta atividade ajuda os alunos a refletirem sobre escolhas pessoais e seus impactos, além de praticarem a identificação de informações explícitas e implícitas em textos. Professores podem usar o material para estimular debates em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento crítico dos estudantes.

Veja mais atividades de Português aqui

Publicidade
Compartilhar
Tec Sala de Aula

O Tec Sala de Aula oferece soluções práticas para o dia a dia do professor, oferecendo recursos e dicas educacionais.

Publicado por
Tec Sala de Aula

Posts recentes

  • Alfabetização

Interpretação de Texto sobre Natal para 3º e 4º Ano

O Natal é uma época mágica que encanta crianças e adultos com suas histórias e… Ler mais

3 de dezembro de 2024
  • Alfabetização

Atividades de Natal para 1º, 2º e 3º Anos

O Natal é uma das épocas mais mágicas do ano, e sua atmosfera encantadora pode… Ler mais

2 de dezembro de 2024
  • Desafio de Matemática

Desafio de Matemática para 5º Ano

Os desafios matemáticos para o 5º ano precisam ser mais desafiadores, estimulando o raciocínio lógico… Ler mais

22 de novembro de 2024
  • Desafio de Matemática

Desafio de Matemática para 2º Ano do Fundamental

Os desafios matemáticos para o 2º ano são fundamentais para fortalecer as habilidades dos alunos… Ler mais

22 de novembro de 2024
  • Desafio de Matemática

Desafio de Matemática para 3º Ano do Fundamental

Os desafios matemáticos para o 3º ano são uma excelente forma de consolidar o aprendizado… Ler mais

22 de novembro de 2024
  • Desafio de Matemática

Desafio de Matemática para 1º Ano do Fundamental

Os desafios de matemática são uma forma divertida de ajudar os alunos do 1º ano… Ler mais

22 de novembro de 2024
Publicidade