Inscrição

SÉRIE - CIDADANIA DIGITAL E LEITURA CRÍTICA

Resumo

Objetivo da série: reunir educadores para debater questões sobre cidadania digital e desinformação na web e como vincular estes conteúdos com o cotidiano da sala de aula, enquanto exercitamos práticas de leitura crítica.

Carga horária: 4 horas

Quinzenalmente uma nova edição será publicada!

Inscreva-se agora e venha aprofundar suas reflexões sobre o tema.

Dúvidas?! Envie um email para contato@mupi.me

Programa do curso

Edição 1: Como combater a desinformação? (14/08/2018)
Na primeira edição desta série, partimos de uma medida recente do Facebook no combate às notícias falsas, faremos reflexões sobre responsabilidade na veiculação de conteúdos online, medidas de combate e até onde elas podem ser uma forma de violação da liberdade de expressão.

Edição 2: Checando discursos eleitorais? (27/08/2018)
Na segunda edição desta série, leremos sobre um robô checador que promete ajudar usuários do Facebook a verificar informações que estão circulando sobre os candidatos ao governo e exploraremos um pouco mais o universo das agências de checagem de fatos e sua importância no contexto das eleições de 2018.

Edição 3: Planos de governo e memória da internet (10/09/2018)
Na terceira edição desta série, leremos a notícia da Folha "Não é verdade que João Amoêdo, do Novo, criticou direitos de professores" e refletir sobre questões de autoria, memória da internet e checagem de fatos nas eleições de 2018 e responsabilidade sobre as informações que circulam na rede.

Edição 4: Participação social (24/09/2018)
Na última edição, trazemos um texto para lermos juntos e refletirmos sobre como a educação patrimonial (com foco no triste epoisódio do incêndio do Museu Nacional na noite de 2 setembro de 2018) está relacionada às questões de participação social e como ferramentas tecnológicas podem viabilizar nossas ações como cidadão e educadores.

O que eu preciso saber?

Conhecimentos básicos (básicos mesmo!) de informática e internet, como já ter usado computador e acessado ferramentas como e-mail e rede social.

Estrutura do Curso

  • Este material trata-se de uma série para ampliar o debate entre educadores sobre questões do Século XXI.
  • 100% assíncrono: faça quando quiser e no horário que for melhor para você.
  • Suporte pedagógico contínuo de comentários através dos espaços de interação disponíveis no material.

A Mupi utiliza uma instância própria da plataforma TIMTec disponível como software livre.