10 Exercícios de Notação Científica para 8º Ano com Gabarito

A notação científica é uma ferramenta fundamental para trabalhar com números muito grandes ou muito pequenos de forma simplificada. No ensino do 8º ano, é essencial que os alunos compreendam como transformar números para essa forma de representação e realizem operações básicas. Para ajudar os professores nessa abordagem, elaboramos uma série de exercícios com diferentes níveis de dificuldade, todos acompanhados de gabarito. Esperamos que esse material contribua para tornar o ensino da notação científica mais acessível e dinâmico!


Lista de Exercícios de Notação Científica

1. Transformação para notação científica

Escreva os seguintes números em notação científica:

a) 45.000
b) 0,00072
c) 5.890.000
d) 0,0031
e) 123.000.000


2. Conversão da notação científica para a forma decimal

Transforme os seguintes números para sua forma decimal:

a) 3,2 × 10⁴
b) 7,5 × 10⁻³
c) 1,09 × 10⁶
d) 2,3 × 10⁻²
e) 9,81 × 10⁵


3. Comparação de valores

Qual dos seguintes números é maior? Justifique sua resposta.

a) 4,5 × 10⁵ ou 5,1 × 10⁵
b) 7,2 × 10⁻³ ou 8,5 × 10⁻²
c) 9,8 × 10⁶ ou 1,1 × 10⁷


4. Multiplicação de números em notação científica

Resolva:

a) (2 × 10³) × (3 × 10⁴)
b) (5 × 10²) × (4 × 10³)
c) (7 × 10⁵) × (2 × 10²)


5. Divisão de números em notação científica

Calcule:

a) (6 × 10⁷) ÷ (3 × 10³)
b) (9 × 10⁵) ÷ (3 × 10²)
c) (1,2 × 10⁶) ÷ (4 × 10³)


6. Potenciação em notação científica

Calcule:

a) (3 × 10²)²
b) (5 × 10³)³
c) (7 × 10⁴)²


7. Soma e subtração em notação científica

Efetue as operações:

a) (4,2 × 10³) + (3,8 × 10³)
b) (6,5 × 10⁴) – (2,3 × 10⁴)


8. Problema contextualizado

A distância da Terra até a Lua é de aproximadamente 3,84 × 10⁵ km. Um foguete viaja a 9,6 × 10³ km/h. Quantas horas ele levaria para chegar à Lua?


9. Aplicação prática

O diâmetro de um glóbulo vermelho é de aproximadamente 7 × 10⁻⁶ m. Já um fio de cabelo tem cerca de 5 × 10⁻⁵ m de diâmetro. Qual deles é maior? Qual é a diferença entre seus tamanhos?


10. Desafio final

O Sol tem um diâmetro de aproximadamente 1,39 × 10⁶ km, enquanto Júpiter tem 1,43 × 10⁵ km de diâmetro. Quantas vezes Júpiter caberia dentro do diâmetro do Sol?


Gabarito

  1. a) 4,5 × 10⁴
    b) 7,2 × 10⁻⁴
    c) 5,89 × 10⁶
    d) 3,1 × 10⁻³
    e) 1,23 × 10⁸
  2. a) 32.000
    b) 0,0075
    c) 1.090.000
    d) 0,023
    e) 981.000
  3. a) 5,1 × 10⁵
    b) 8,5 × 10⁻²
    c) 1,1 × 10⁷
  4. a) 6 × 10⁷
    b) 2 × 10⁶
    c) 1,4 × 10⁸
  5. a) 2 × 10⁴
    b) 3 × 10³
    c) 3 × 10²
  6. a) 9 × 10⁴
    b) 1,25 × 10¹⁰
    c) 4,9 × 10⁸
  7. a) 8 × 10³
    b) 4,2 × 10⁴
  8. 40 horas
  9. O fio de cabelo é maior. Diferença: 4,3 × 10⁻⁵ m
  10. Júpiter caberia aproximadamente 9,72 vezes dentro do diâmetro do Sol.

Lista de Exercício Completa em PDF


A notação científica facilita o trabalho com números extremamente grandes ou pequenos, tornando cálculos mais rápidos e práticos. Com esses exercícios, os alunos do 8º ano terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades nessa representação matemática essencial. Esperamos que este material seja útil no planejamento das suas aulas e no aprendizado dos estudantes. Não deixe de conferir outras atividades para complementar seus conteúdos em sala de aula!

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