A notação científica é uma ferramenta fundamental para trabalhar com números muito grandes ou muito pequenos de forma simplificada. No ensino do 8º ano, é essencial que os alunos compreendam como transformar números para essa forma de representação e realizem operações básicas. Para ajudar os professores nessa abordagem, elaboramos uma série de exercícios com diferentes níveis de dificuldade, todos acompanhados de gabarito. Esperamos que esse material contribua para tornar o ensino da notação científica mais acessível e dinâmico!
Lista de Exercícios de Notação Científica
1. Transformação para notação científica
Escreva os seguintes números em notação científica:
a) 45.000
b) 0,00072
c) 5.890.000
d) 0,0031
e) 123.000.000
2. Conversão da notação científica para a forma decimal
Transforme os seguintes números para sua forma decimal:
a) 3,2 × 10⁴
b) 7,5 × 10⁻³
c) 1,09 × 10⁶
d) 2,3 × 10⁻²
e) 9,81 × 10⁵
3. Comparação de valores
Qual dos seguintes números é maior? Justifique sua resposta.
a) 4,5 × 10⁵ ou 5,1 × 10⁵
b) 7,2 × 10⁻³ ou 8,5 × 10⁻²
c) 9,8 × 10⁶ ou 1,1 × 10⁷
4. Multiplicação de números em notação científica
Resolva:
a) (2 × 10³) × (3 × 10⁴)
b) (5 × 10²) × (4 × 10³)
c) (7 × 10⁵) × (2 × 10²)
5. Divisão de números em notação científica
Calcule:
a) (6 × 10⁷) ÷ (3 × 10³)
b) (9 × 10⁵) ÷ (3 × 10²)
c) (1,2 × 10⁶) ÷ (4 × 10³)
6. Potenciação em notação científica
Calcule:
a) (3 × 10²)²
b) (5 × 10³)³
c) (7 × 10⁴)²
7. Soma e subtração em notação científica
Efetue as operações:
a) (4,2 × 10³) + (3,8 × 10³)
b) (6,5 × 10⁴) – (2,3 × 10⁴)
8. Problema contextualizado
A distância da Terra até a Lua é de aproximadamente 3,84 × 10⁵ km. Um foguete viaja a 9,6 × 10³ km/h. Quantas horas ele levaria para chegar à Lua?
9. Aplicação prática
O diâmetro de um glóbulo vermelho é de aproximadamente 7 × 10⁻⁶ m. Já um fio de cabelo tem cerca de 5 × 10⁻⁵ m de diâmetro. Qual deles é maior? Qual é a diferença entre seus tamanhos?
10. Desafio final
O Sol tem um diâmetro de aproximadamente 1,39 × 10⁶ km, enquanto Júpiter tem 1,43 × 10⁵ km de diâmetro. Quantas vezes Júpiter caberia dentro do diâmetro do Sol?
Gabarito
- a) 4,5 × 10⁴
b) 7,2 × 10⁻⁴
c) 5,89 × 10⁶
d) 3,1 × 10⁻³
e) 1,23 × 10⁸ - a) 32.000
b) 0,0075
c) 1.090.000
d) 0,023
e) 981.000 - a) 5,1 × 10⁵
b) 8,5 × 10⁻²
c) 1,1 × 10⁷ - a) 6 × 10⁷
b) 2 × 10⁶
c) 1,4 × 10⁸ - a) 2 × 10⁴
b) 3 × 10³
c) 3 × 10² - a) 9 × 10⁴
b) 1,25 × 10¹⁰
c) 4,9 × 10⁸ - a) 8 × 10³
b) 4,2 × 10⁴ - 40 horas
- O fio de cabelo é maior. Diferença: 4,3 × 10⁻⁵ m
- Júpiter caberia aproximadamente 9,72 vezes dentro do diâmetro do Sol.
Lista de Exercício Completa em PDF
A notação científica facilita o trabalho com números extremamente grandes ou pequenos, tornando cálculos mais rápidos e práticos. Com esses exercícios, os alunos do 8º ano terão a oportunidade de aprimorar suas habilidades nessa representação matemática essencial. Esperamos que este material seja útil no planejamento das suas aulas e no aprendizado dos estudantes. Não deixe de conferir outras atividades para complementar seus conteúdos em sala de aula!