12 Exercícios de Conjuntos Numéricos para 8º Ano

Os conjuntos numéricos são fundamentais para o aprendizado matemático e ajudam os alunos a compreenderem melhor os números e suas classificações. Pensando em facilitar o trabalho dos professores, preparamos uma série de exercícios específicos para o 8º ano, com foco em conjuntos numéricos, que poderão ser aplicados diretamente em sala de aula ou utilizados como inspiração para a criação de novas atividades. Estes exercícios foram elaborados para proporcionar um aprendizado claro e objetivo, acompanhados do gabarito para facilitar a correção.


Exercícios de Conjuntos Numéricos para o 8º Ano

  1. Classifique os números abaixo como naturais (N), inteiros (Z), racionais (Q), irracionais (I) ou reais (R):
    a) 5
    b) -7
    c) 2/3
    d) √2
    e) 0,333…
    f) π
  2. Indique verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações abaixo:
    a) Todo número natural é um número real.
    b) Todo número irracional é um número racional.
    c) O número -5 pertence ao conjunto dos números naturais.
    d) O número 0 pertence ao conjunto dos números inteiros.
  3. Complete os conjuntos abaixo com exemplos de números adequados:
    a) Naturais (N): {1, 2, 3, ___, ___}
    b) Inteiros (Z): {-3, -2, -1, ___, ___}
    c) Racionais (Q): {1/2, -3/4, ___, ___}
    d) Irracionais (I): {√3, π, ___, ___}
  4. Determine o conjunto numérico mais restrito ao qual pertence cada número:
    a) -8
    b) 4/5
    c) 7
    d) √5
  5. Escreva dois exemplos de números que pertençam a:
    a) Inteiros, mas não naturais.
    b) Racionais, mas não inteiros.
    c) Irracionais.
  6. Associe corretamente os números aos seus respectivos conjuntos mais restritos:
    a) -1 -> ( ) Naturais
    b) 3/7 -> ( ) Racionais
    c) √2 -> ( ) Irracionais
    d) 2 -> ( ) Inteiros
  7. Explique por que o número 0,999… é um número racional.
  8. Liste cinco números que pertencem ao conjunto dos números reais e justifique sua escolha.
  9. Resolva as operações e classifique o resultado:
    a) -3 + 5
    b) 2/3 × 3/4
    c) √4
    d) 7 ÷ √49
  10. Ordene os números abaixo em ordem crescente e indique seus respectivos conjuntos:
    a) -5, 3/2, √3, 2.3, -√2
  11. Diga qual conjunto numérico contém todos os outros e explique por quê.
  12. Resolva a questão:
    João pensa em um número que é inteiro, mas não natural. Qual número pode ser? Liste pelo menos três possibilidades e justifique.

Gabarito

  1. a) N, Z, Q, R
    b) Z, Q, R
    c) Q, R
    d) I, R
    e) Q, R
    f) I, R
  2. a) V
    b) F
    c) F
    d) V
  3. a) {1, 2, 3, 4, 5}
    b) {-3, -2, -1, 0, 1}
    c) {1/2, -3/4, 5/8, -7/10}
    d) {√3, π, √7, -√5}
  4. a) Z
    b) Q
    c) N
    d) I
  5. a) -2, -5
    b) 2/3, -7/4
    c) √2, π
  6. a) (X) Inteiros
    b) (Q) Racionais
    c) (I) Irracionais
    d) (N) Naturais
  7. Porque 0,999… é igual a 1 e pode ser representado como uma fração.
  8. Exemplos: -5, 1/2, √2, π, 0. Todos pertencem ao conjunto dos reais.
  9. a) 2 (Inteiros)
    b) 1/2 (Racionais)
    c) 2 (Inteiros)
    d) 1 (Naturais)
  10. -5, -√2, √3, 1.5 (3/2), 2.3
  11. O conjunto dos números reais contém todos os outros porque abrange naturais, inteiros, racionais e irracionais.
  12. Exemplos: -1, -2, -3. Eles são inteiros, mas não pertencem ao conjunto dos naturais.

Conclusão

Com estas atividades, os professores têm à disposição exercícios variados sobre conjuntos numéricos que abordam diferentes níveis de complexidade e promovem o aprendizado efetivo dos alunos. Além disso, o gabarito ajuda a simplificar o processo de correção, tornando o uso desse material ainda mais prático. Utilize e adapte conforme as necessidades da sua turma!

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