Os conjuntos numéricos são fundamentais para o aprendizado matemático e ajudam os alunos a compreenderem melhor os números e suas classificações. Pensando em facilitar o trabalho dos professores, preparamos uma série de exercícios específicos para o 8º ano, com foco em conjuntos numéricos, que poderão ser aplicados diretamente em sala de aula ou utilizados como inspiração para a criação de novas atividades. Estes exercícios foram elaborados para proporcionar um aprendizado claro e objetivo, acompanhados do gabarito para facilitar a correção.
Exercícios de Conjuntos Numéricos para o 8º Ano
- Classifique os números abaixo como naturais (N), inteiros (Z), racionais (Q), irracionais (I) ou reais (R):
a) 5
b) -7
c) 2/3
d) √2
e) 0,333…
f) π - Indique verdadeiro (V) ou falso (F) nas afirmações abaixo:
a) Todo número natural é um número real.
b) Todo número irracional é um número racional.
c) O número -5 pertence ao conjunto dos números naturais.
d) O número 0 pertence ao conjunto dos números inteiros. - Complete os conjuntos abaixo com exemplos de números adequados:
a) Naturais (N): {1, 2, 3, ___, ___}
b) Inteiros (Z): {-3, -2, -1, ___, ___}
c) Racionais (Q): {1/2, -3/4, ___, ___}
d) Irracionais (I): {√3, π, ___, ___} - Determine o conjunto numérico mais restrito ao qual pertence cada número:
a) -8
b) 4/5
c) 7
d) √5 - Escreva dois exemplos de números que pertençam a:
a) Inteiros, mas não naturais.
b) Racionais, mas não inteiros.
c) Irracionais. - Associe corretamente os números aos seus respectivos conjuntos mais restritos:
a) -1 -> ( ) Naturais
b) 3/7 -> ( ) Racionais
c) √2 -> ( ) Irracionais
d) 2 -> ( ) Inteiros - Explique por que o número 0,999… é um número racional.
- Liste cinco números que pertencem ao conjunto dos números reais e justifique sua escolha.
- Resolva as operações e classifique o resultado:
a) -3 + 5
b) 2/3 × 3/4
c) √4
d) 7 ÷ √49 - Ordene os números abaixo em ordem crescente e indique seus respectivos conjuntos:
a) -5, 3/2, √3, 2.3, -√2 - Diga qual conjunto numérico contém todos os outros e explique por quê.
- Resolva a questão:
João pensa em um número que é inteiro, mas não natural. Qual número pode ser? Liste pelo menos três possibilidades e justifique.
Gabarito
- a) N, Z, Q, R
b) Z, Q, R
c) Q, R
d) I, R
e) Q, R
f) I, R - a) V
b) F
c) F
d) V - a) {1, 2, 3, 4, 5}
b) {-3, -2, -1, 0, 1}
c) {1/2, -3/4, 5/8, -7/10}
d) {√3, π, √7, -√5} - a) Z
b) Q
c) N
d) I - a) -2, -5
b) 2/3, -7/4
c) √2, π - a) (X) Inteiros
b) (Q) Racionais
c) (I) Irracionais
d) (N) Naturais - Porque 0,999… é igual a 1 e pode ser representado como uma fração.
- Exemplos: -5, 1/2, √2, π, 0. Todos pertencem ao conjunto dos reais.
- a) 2 (Inteiros)
b) 1/2 (Racionais)
c) 2 (Inteiros)
d) 1 (Naturais) - -5, -√2, √3, 1.5 (3/2), 2.3
- O conjunto dos números reais contém todos os outros porque abrange naturais, inteiros, racionais e irracionais.
- Exemplos: -1, -2, -3. Eles são inteiros, mas não pertencem ao conjunto dos naturais.
Conclusão
Com estas atividades, os professores têm à disposição exercícios variados sobre conjuntos numéricos que abordam diferentes níveis de complexidade e promovem o aprendizado efetivo dos alunos. Além disso, o gabarito ajuda a simplificar o processo de correção, tornando o uso desse material ainda mais prático. Utilize e adapte conforme as necessidades da sua turma!