Ensinar gramática de forma significativa é um dos grandes desafios da sala de aula. Entre os conteúdos mais importantes para a compreensão da estrutura das orações estão os verbos de ligação. São eles que estabelecem a relação entre o sujeito e uma característica, estado ou condição, sendo fundamentais para a análise sintática e a produção textual dos alunos.
Nesta postagem, você encontrará 12 exercícios prontos para aplicar em sala, com foco nas características e função dos verbos de ligação, além de um gabarito completo ao final. Use como quiser: como tarefa, fixação, revisão ou avaliação.
Exercícios sobre Características e Função do Verbo de Ligação
1. Assinale a alternativa em que o verbo destacado é um verbo de ligação:
a) O professor explicou a matéria com clareza.
b) João estava cansado após a corrida.
c) Eles viajaram para o interior.
d) Maria comeu um lanche rápido.
2. Explique, com suas palavras, qual é a função de um verbo de ligação em uma oração.
3. Em qual das frases o verbo permanecer tem função de verbo de ligação?
a) Ele permaneceu na escola até tarde.
b) Ela permaneceu em silêncio absoluto.
c) O aluno permaneceu atento à explicação.
d) Permaneceremos firmes no propósito.
4. Reescreva a frase abaixo, substituindo o verbo de ação por um verbo de ligação:
“A menina correu para o quarto, apressada.”
5. O verbo ficar pode ser classificado como verbo de ligação quando:
a) Indica deslocamento físico.
b) Indica permanência no tempo.
c) É seguido de uma característica ou estado.
d) Vem acompanhado de advérbio de lugar.
6. Marque a alternativa em que o verbo ser atua como verbo de ligação:
a) Eles são os donos da loja.
b) Ele será promovido em breve.
c) O livro foi entregue ontem.
d) Ela é feliz com o novo trabalho.
7. Transforme a oração abaixo em uma frase com verbo de ligação:
“O garoto chutou a bola com força.”
8. Qual dos verbos abaixo não pode ser usado como verbo de ligação?
a) Continuar
b) Tornar-se
c) Andar
d) Estar
9. Escreva uma frase com o verbo andar funcionando como verbo de ligação.
10. Em “Ela se tornou uma excelente profissional”, o verbo tornou-se:
a) Indica uma ação
b) Age como verbo transitivo
c) Liga o sujeito a uma qualidade
d) Expressa movimento físico
11. Observe a frase:
“O clima estava agradável ontem.”
Explique o papel do verbo estava nessa oração.
12. Assinale a alternativa em que o verbo de ligação não pode ser substituído por está:
a) O menino parece cansado.
b) O tempo está nublado.
c) Ela continua nervosa.
d) Ele corre todos os dias.
Gabarito
- b
- O verbo de ligação conecta o sujeito a uma característica, estado ou condição, sem expressar ação.
- c
- A menina estava apressada no quarto.
- c
- d
- O garoto estava animado.
- c
- Exemplo: Ele andava triste ultimamente.
- c
- O verbo estava liga o sujeito clima ao predicativo agradável, expressando um estado.
- d
Conclusão
Esperamos que esses exercícios ajudem você, professor(a), a trabalhar com mais profundidade o papel dos verbos de ligação em sala de aula. Além de promover a compreensão gramatical, eles favorecem a interpretação de textos e a produção escrita dos alunos. Adapte conforme a sua turma e aproveite cada atividade da forma que fizer mais sentido no seu planejamento.