Artigos de Opinião com Interpretação para 9º Ano com Gabarito

Os artigos de opinião estão presentes em jornais, revistas e sites e cumprem um papel essencial: levar o leitor a refletir sobre temas relevantes da sociedade a partir de uma perspectiva crítica e argumentativa. No 9º ano, trabalhar com esse gênero textual é uma oportunidade de desenvolver a leitura interpretativa, a análise de argumentos e a produção de textos próprios.

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Nesta atividade, reunimos quatro artigos de opinião reais, que abordam desde a educação até a alimentação e as desigualdades sociais. A partir da leitura dos trechos, os alunos irão responder a questões de interpretação, análise e comparação, finalizando com uma proposta de produção textual.


Texto A – Educação em tempos de Covid-19

Trecho adaptado de artigo por Mozart Neves Ramos, Correio Braziliense, 02/04/2020.
Fonte: Significados.com.br – exemplos de artigo de opinião

“Possivelmente, aqui no Brasil, a melhor solução para os alunos das redes públicas de ensino consistirá no uso de conteúdos transmitidos por meio dos celulares com internet. … No meu ponto de vista, essa será oportunidade para repensar o papel da escola e dos pais na vida escolar dos estudantes. … Outro aspecto que podemos tirar como lição: é preciso estudar como usar as novas tecnologias em harmonia com as aulas presenciais e como estabelecer um equilíbrio entre o ensino presencial e o ensino virtual.”

Exercícios (Texto A)

  1. Qual é a tese principal defendida pelo autor neste trecho?
  2. Cite dois argumentos que sustentam essa tese.
  3. Encontre uma expressão em primeira pessoa e explique seu efeito.
  4. O autor sugere soluções ou reflexões para o futuro? Quais?
  5. O tom do texto é otimista ou pessimista? Justifique.

Texto B – “Ultraprocessados do bem”

Trecho adaptado de artigo publicado no portal Norma Culta.
Fonte: Normaculta.com.br – artigo de opinião

“Alimentação saudável é comida de verdade, sem formulações industriais. … ‘Ultraprocessados do bem’ é expressão tão vazia quanto esses alimentos. … O autor rejeita a ideia de que produtos ultraprocessados possam ser saudáveis, mesmo se vendidos como tais.”

Exercícios (Texto B)
6. Qual é a opinião defendida pelo autor sobre os alimentos ultraprocessados?
7. Quais palavras reforçam a crítica feita pelo autor?
8. O autor menciona ideias contrárias à sua? Explique.
9. O público leitor desse artigo seria mais amplo ou restrito? Justifique.
10. O tom do texto é mais agressivo ou reflexivo? Explique.


Texto C – Educação e problemas estruturais

Trecho citado no Redação Online como exemplo de artigo de opinião.
Fonte: Redacaonline.com.br

“Enquanto nosso governo investe na expansão econômica e financeira do país, a educação regride, apresentando, assim, muitos problemas estruturais. … Os governantes do nosso país precisam ter a consciência de que enquanto a educação estiver à margem, problemas como violência e pobreza persistirão.”

Exercícios (Texto C)
11. Qual é a tese defendida pelo autor nesse trecho?
12. Que relação o autor estabelece entre educação e outros problemas sociais?
13. Há oposição entre duas ideias? Cite.
14. Qual é a crítica mais forte feita ao governo?
15. Esse texto apresenta uma visão de esperança ou de alerta? Justifique.


Texto D – O Brasil e os brasileiros

Trecho adaptado de artigo publicado no blog da UFPel/Cedepem.
Fonte: wp.ufpel.edu.br

“O Brasil não conhece os brasileiros… e nem os brasileiros conhecem o Brasil. … A história de um ciclone e as cicatrizes de desigualdade mostram que muitos espaços do país ficaram invisibilizados. … Quando eventos extremos ocorrem, são frequentemente as populações mais vulneráveis que pagam o preço.”

Exercícios (Texto D)
16. Qual é a tese defendida pelo autor nesse artigo?
17. Que grupos sociais são destacados como os mais atingidos?
18. Há palavras de forte carga emocional no texto? Cite exemplos.
19. Qual é a crítica implícita em relação ao poder público?
20. Esse artigo pode ser classificado como denúncia social? Justifique.


Exercícios de comparação geral (Textos A, B, C e D)

  1. Compare os textos A e C: em que ambos criticam a situação da educação?
  2. Compare os textos B e D: quais críticas sociais eles apresentam em comum?
  3. Qual dos quatro textos apresenta uma proposta mais clara de solução? Justifique.
  4. Qual texto tem o tom mais combativo? Dê exemplos.
  5. Escolha um dos textos e escreva, em até 8 linhas, um parágrafo opinativo concordando ou discordando da tese do autor.

Gabarito sugerido

Texto A:

  1. Melhor solução durante pandemia é uso da tecnologia; repensar papel da escola.
  2. Uso de celulares e necessidade de integrar tecnologia.
  3. “No meu ponto de vista…” → aproxima autor do leitor.
  4. Sim, uso equilibrado de aulas presenciais e virtuais.
  5. Otimista.

Texto B:
6. Ultraprocessados não são saudáveis.
7. “Expressão vazia”, “comida de verdade”.
8. Sim, ao citar a ideia de “ultraprocessados do bem”.
9. Amplo: sociedade em geral, consumidores.
10. Mais agressivo/crítico.

Texto C:
11. Educação está regredindo.
12. Relação entre falta de educação e pobreza/violência.
13. Expansão econômica × regressão educacional.
14. Governo não prioriza a educação.
15. Alerta.

Texto D:
16. O Brasil não conhece sua própria população.
17. Populações vulneráveis.
18. “Cicatrizes de desigualdade”, “invisibilizados”.
19. Falta de atenção do Estado às regiões atingidas.
20. Sim, denúncia social.

Comparações:
21. Ambos criticam descaso com educação; A sugere soluções, C alerta.
22. Ambos criticam desigualdade: B na alimentação, D na vulnerabilidade social.
23. Texto A.
24. Texto B.
25. Resposta pessoal do aluno.

Interpretação de Artigos de Opinião em PDF

Conclusão

Trabalhar com artigos de opinião em sala de aula é uma excelente forma de aproximar os estudantes da realidade social e estimular a reflexão crítica. Ao analisar diferentes autores e pontos de vista, os alunos aprendem não apenas a interpretar textos, mas também a organizar suas próprias ideias de forma argumentativa. Para o 9.º ano, esse tipo de atividade prepara os jovens para leituras mais complexas e para a produção de textos autorais em vestibulares e na vida cidadã.


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