As escalas cartográficas são fundamentais para interpretar mapas com precisão. Saber transformar distâncias do mapa para a realidade (e vice-versa) é uma habilidade importante e pode ser trabalhada de forma prática com os alunos.
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A seguir, você encontrará uma atividade com 8 questões contextualizadas, prontas para serem aplicadas em sala de aula. Ideal para turmas do 8º e 9º ano, esse exercício vai ajudar seus alunos a compreender melhor o conceito de escala e aplicar esse conhecimento em situações reais.
Atividade: Escalas Cartográficas
1. Em um mapa com escala 1:100.000, a distância entre duas cidades é de 6 cm. Qual é a distância real entre essas cidades?
2. A distância real entre duas localidades é de 15 km. Em um mapa com escala 1:250.000, qual será a distância entre elas no mapa, em centímetros?
3. Um mapa utiliza a escala 1:50.000. Sabendo que a distância entre dois pontos no mapa é de 12 cm, calcule a distância real em quilômetros.
4. A distância entre duas praças de uma cidade é de 5 km. Qual deve ser a distância entre essas praças em um mapa com escala 1:200.000?
5. Em um mapa, a distância entre dois pontos é de 3 cm, e isso representa 1,5 km na realidade. Qual é a escala usada nesse mapa?
6. Em uma prova, um aluno afirmou que 1 cm em um mapa com escala 1:75.000 representa 750 metros. Ele está certo ou errado? Justifique sua resposta.
7. Uma trilha de 8 km foi representada em um mapa com escala 1:100.000. Qual é o comprimento dessa trilha no mapa?
8. Observe a seguinte situação:
Em um mapa turístico, a escala utilizada é de 1:25.000. Um aluno mediu com a régua e percebeu que a distância entre o ponto de partida e o mirante era de 10 cm.
a) Qual é a distância real entre o ponto de partida e o mirante, em quilômetros?
b) Se a caminhada for feita a pé com velocidade média de 5 km/h, quanto tempo aproximadamente levará?
Gabarito
- 6 cm × 100.000 = 600.000 cm = 6 km
- 15 km = 1.500.000 cm → 1.500.000 ÷ 250.000 = 6 cm
- 12 cm × 50.000 = 600.000 cm = 6 km
- 5 km = 500.000 cm → 500.000 ÷ 200.000 = 2,5 cm
- 1,5 km = 150.000 cm ÷ 3 cm = escala 1:50.000
- Certo. 1 cm × 75.000 = 75.000 cm = 750 metros
- 8 km = 800.000 cm → 800.000 ÷ 100.000 = 8 cm
- a) 10 cm × 25.000 = 250.000 cm = 2,5 km
b) 2,5 km ÷ 5 km/h = 0,5 hora ou 30 minutos
Conclusão
Essa atividade permite que o aluno aplique os conhecimentos de escalas cartográficas em problemas reais, trabalhando o raciocínio matemático e a interpretação geográfica de maneira integrada. Sugerimos que o professor incentive os estudantes a representarem essas situações em mapas reais ou criados por eles.
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