Atividade com Exercícios de Escalas Cartográficas com Gabarito

As escalas cartográficas são fundamentais para interpretar mapas com precisão. Saber transformar distâncias do mapa para a realidade (e vice-versa) é uma habilidade importante e pode ser trabalhada de forma prática com os alunos.

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A seguir, você encontrará uma atividade com 8 questões contextualizadas, prontas para serem aplicadas em sala de aula. Ideal para turmas do 8º e 9º ano, esse exercício vai ajudar seus alunos a compreender melhor o conceito de escala e aplicar esse conhecimento em situações reais.


Atividade: Escalas Cartográficas

1. Em um mapa com escala 1:100.000, a distância entre duas cidades é de 6 cm. Qual é a distância real entre essas cidades?


2. A distância real entre duas localidades é de 15 km. Em um mapa com escala 1:250.000, qual será a distância entre elas no mapa, em centímetros?


3. Um mapa utiliza a escala 1:50.000. Sabendo que a distância entre dois pontos no mapa é de 12 cm, calcule a distância real em quilômetros.


4. A distância entre duas praças de uma cidade é de 5 km. Qual deve ser a distância entre essas praças em um mapa com escala 1:200.000?


5. Em um mapa, a distância entre dois pontos é de 3 cm, e isso representa 1,5 km na realidade. Qual é a escala usada nesse mapa?


6. Em uma prova, um aluno afirmou que 1 cm em um mapa com escala 1:75.000 representa 750 metros. Ele está certo ou errado? Justifique sua resposta.


7. Uma trilha de 8 km foi representada em um mapa com escala 1:100.000. Qual é o comprimento dessa trilha no mapa?


8. Observe a seguinte situação:

Em um mapa turístico, a escala utilizada é de 1:25.000. Um aluno mediu com a régua e percebeu que a distância entre o ponto de partida e o mirante era de 10 cm.

a) Qual é a distância real entre o ponto de partida e o mirante, em quilômetros?
b) Se a caminhada for feita a pé com velocidade média de 5 km/h, quanto tempo aproximadamente levará?


Gabarito

  1. 6 cm × 100.000 = 600.000 cm = 6 km
  2. 15 km = 1.500.000 cm → 1.500.000 ÷ 250.000 = 6 cm
  3. 12 cm × 50.000 = 600.000 cm = 6 km
  4. 5 km = 500.000 cm → 500.000 ÷ 200.000 = 2,5 cm
  5. 1,5 km = 150.000 cm ÷ 3 cm = escala 1:50.000
  6. Certo. 1 cm × 75.000 = 75.000 cm = 750 metros
  7. 8 km = 800.000 cm → 800.000 ÷ 100.000 = 8 cm
  8. a) 10 cm × 25.000 = 250.000 cm = 2,5 km
    b) 2,5 km ÷ 5 km/h = 0,5 hora ou 30 minutos

Conclusão

Essa atividade permite que o aluno aplique os conhecimentos de escalas cartográficas em problemas reais, trabalhando o raciocínio matemático e a interpretação geográfica de maneira integrada. Sugerimos que o professor incentive os estudantes a representarem essas situações em mapas reais ou criados por eles.

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