Atividade de Antônimos com Prefixos de Negação para 6º e 7º Ano

A formação de antônimos por meio de prefixos de negação (in-, im-, i-, des-, a-, anti-) é um recurso linguístico fundamental para expandir o vocabulário e aprimorar a interpretação textual. De acordo com a BNCC (EF67LP34), é importante que os alunos do 6º e 7º ano reconheçam e utilizem esse processo em diferentes contextos. A seguir, apresentamos uma atividade com 10 exercícios práticos, pensados para desenvolver essa habilidade de forma progressiva.

✏️ Pacote de Atividades de Português

Atividades prontas, com gabarito e editáveis para facilitar seu planejamento.
Já ajudou mais de 1.000 educadores!

👉 Ver Pacote Completo

Exercícios de Antônimos com Prefixos

1. Escreva o antônimo das palavras abaixo, acrescentando o prefixo adequado:
a) correto → __________
b) feliz → __________
c) sensato → __________
d) justo → __________

2. Complete as frases com o antônimo adequado:
a) O resultado foi considerado possível, mas também poderia ser __________.
b) O comportamento do aluno foi moral, já o do colega foi __________.
c) A explicação era compreensível, mas a fala seguinte foi totalmente __________.
d) O herói foi descrito como honesto, enquanto o vilão era __________.

3. Forme os antônimos com prefixos:
a) leal → __________
b) seguro → __________
c) ativo → __________
d) útil → __________

4. Reescreva a frase substituindo a palavra destacada por seu antônimo com prefixo:
a) O conteúdo era totalmente conhecido. → __________________
b) O aluno se mostrou muito satisfeito. → __________________
c) O argumento parecia lógico. → __________________

5. Associe as colunas formando pares de antônimos (com prefixo):

(1) visível
(2) humano
(3) capaz
(4) natural
(5) regular

a) incapaz
b) irregular
c) invisível
d) desumano
e) antinatural

6. Crie frases utilizando os pares de palavras abaixo:
a) seguro / inseguro
b) feliz / infeliz
c) ativo / inativo

7. Leia o enunciado e substitua a palavra destacada por seu antônimo com prefixo:
a) O aluno mostrou-se útil na atividade. → __________
b) A decisão foi muito certa. → __________
c) O experimento estava solúvel. → __________

8. Forme os antônimos e depois utilize cada par em uma frase:
a) normal → __________
b) legal → __________

9. Complete as lacunas:
a) O gesto foi __________ (leal).
b) O enigma era __________ (solúvel).
c) O trabalho estava __________ (perfeito).
d) A atitude foi __________ (justa).

10. Produza um pequeno parágrafo usando pelo menos 5 palavras com prefixo de negação (ex.: impossível, desonesto, ilegal, incorreto, invisível).


Gabarito sugerido

1. incorreto, infeliz, insensato, injusto
2. impossível, imoral, incompreensível, desonesto
3. desleal, inseguro, inativo, inútil
4. desconhecido; insatisfeito; ilógico
5. 1c, 2d, 3a, 4e, 5b
6. Respostas pessoais – exemplos:
a) O motorista estava seguro, mas o carro era inseguro.
b) O menino parecia feliz, mas sua irmã estava infeliz.
c) Ele estava ativo durante a manhã, mas inativo à tarde.
7. inútil; incerta; insolúvel
8. anormal; ilegal – respostas pessoais com frases
9. desleal; insolúvel; imperfeito; injusta
10. Respostas pessoais (o professor deve avaliar a presença de, no mínimo, 5 antônimos com prefixos de negação).


Conclusão

Com esta atividade, os alunos podem perceber como os prefixos alteram o sentido das palavras e ampliam as possibilidades de expressão. Além disso, a prática estimula a criatividade na construção de frases e textos, consolidando o aprendizado.

Veja mais Atividades de Português

📚 Gostou do conteúdo?

Que tal garantir um Pacote Completo de Atividades Prontas como essa?

Um material pronto para imprimir, com baixo investimento e que vai te poupar horas de preparação!

👉 Ver Pacote de Atividades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pacote de Atividades de Português Banner