Compreender os conceitos de área e perímetro é essencial para que os alunos consigam resolver situações do cotidiano, como calcular o espaço de um terreno, o tecido necessário para cobrir uma superfície ou o tamanho de um cercado. Nesta atividade, os estudantes irão revisar fórmulas, aplicar raciocínio lógico e desenvolver habilidades geométricas alinhadas à BNCC.
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Veja também: Entenda como Calcular Área e Perímetro
Exercícios de Área e Perímetro para 7º e 8º Ano
1. Um campo retangular mede 25 m de comprimento e 18 m de largura.
a) Qual é o perímetro do campo?
b) Qual é a área total do campo?
2. Um piso quadrado tem 12 m de lado. Quantos metros de cerca seriam necessários para contornar esse piso? Qual é sua área?
3. Um triângulo tem base de 10 cm e altura de 8 cm. Calcule sua área.
4. Uma sala tem formato retangular e mede 6 m de comprimento e 4 m de largura. João quer colocar rodapé em toda a volta da sala. Quantos metros de rodapé ele precisa comprar?
5. Uma piscina tem formato de retângulo com 10 m de comprimento e 5 m de largura.
a) Qual é o perímetro da piscina?
b) Quantos metros quadrados ela ocupa?
6. Uma praça quadrada possui 20 m de lado. Deseja-se colocar uma grade ao redor. Qual é o comprimento total da grade e a área da praça?
7. Um triângulo equilátero tem lados de 15 cm.
a) Calcule seu perímetro.
b) Se a altura mede 13 cm, qual é sua área?
8. Um terreno retangular tem 30 m de comprimento e 18 m de largura. O dono quer plantar grama apenas na metade da área total.
a) Calcule a área total.
b) Calcule a área que será coberta de grama.
9. Um parquinho tem formato de trapézio com bases de 12 m e 8 m e altura de 6 m. Calcule a área do parquinho.
10. Um círculo tem raio de 7 m.
a) Calcule o perímetro (circunferência), considerando π = 3,14.
b) Calcule a área.
Gabarito
1.
a) P = 2 × (25 + 18) = 86 m
b) A = 25 × 18 = 450 m²
2.
P = 4 × 12 = 48 m
A = 12 × 12 = 144 m²
3.
A = (10 × 8) / 2 = 40 cm²
4.
P = 2 × (6 + 4) = 20 m
5.
a) P = 2 × (10 + 5) = 30 m
b) A = 10 × 5 = 50 m²
6.
P = 4 × 20 = 80 m
A = 20 × 20 = 400 m²
7.
a) P = 3 × 15 = 45 cm
b) A = (15 × 13) / 2 = 97,5 cm²
8.
a) A = 30 × 18 = 540 m²
b) 540 / 2 = 270 m²
9.
A = (12 + 8) × 6 / 2 = 60 m²
10.
a) C = 2 × 3,14 × 7 = 43,96 m
b) A = 3,14 × 7² = 153,86 m²
Conclusão
Essa atividade ajuda os alunos a consolidarem a compreensão das fórmulas e aplicações práticas de área e perímetro, estimulando o raciocínio geométrico e a resolução de problemas do dia a dia. É ideal para revisões, avaliações diagnósticas ou atividades complementares em sala de aula.
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