O domínio das conjunções coordenativas é fundamental para a produção textual dos alunos do 8º ano, pois essas palavras garantem fluidez, lógica e coesão entre as ideias. Saber identificar e empregar conjunções como e, mas, ou, portanto, porque, entre outras, é uma habilidade essencial para leitura, interpretação e produção de textos.
✏️ Pacote de Atividades de Português
Atividades prontas, com gabarito e editáveis para facilitar seu planejamento.
Já ajudou mais de 1.000 educadores!
Nesta proposta, você encontrará 8 questões variadas, que trabalham identificação, classificação, substituição e reescrita com foco nas cinco principais classes de conjunções coordenativas: aditivas, adversativas, alternativas, conclusivas e explicativas.
Atividade – Conjunções Coordenativas
1. Complete as frases com a conjunção coordenativa adequada.
a) Estudamos bastante, ___________ conseguimos tirar boas notas.
b) Ele gosta de nadar, ____________ tem medo do mar.
c) Você pode sair mais cedo, ____________ deverá compensar o tempo depois.
d) A menina estava nervosa, ______________ respirou fundo e falou com calma.
2. Classifique as conjunções que você usou na questão anterior: aditiva, adversativa, alternativa, conclusiva ou explicativa.
a) _____________
b) _____________
c) _____________
d) _____________
3. Identifique a conjunção nas frases a seguir e diga a que tipo ela pertence.
a) Pedro estuda à tarde e joga futebol à noite.
b) Gosto de sorvete, mas prefiro chocolate.
c) Ou você estuda com atenção, ou terá dificuldades na prova.
d) Estava doente, por isso faltou à escola.
4. Reescreva as frases substituindo a conjunção por outra da mesma classe:
a) Gosto muito de dançar, mas tenho vergonha.
b) Eles estudaram bastante, portanto foram bem na prova.
c) Ou você organiza seu tempo, ou não dará conta das tarefas.
5. Leia as orações e marque a alternativa em que a conjunção tem valor explicativo:
a) Não saiu de casa, pois estava chovendo.
b) O menino é rápido, mas comete erros.
c) Gritava muito, portanto estava com dor.
d) Leu livros e assistiu filmes.
6. Assinale a alternativa em que a conjunção liga orações com ideias opostas:
a) Ela estuda e trabalha.
b) Ficamos em casa porque estava frio.
c) Cheguei cedo, mas ele já tinha saído.
d) Ou vamos ao parque, ou ficamos assistindo TV.
7. Complete as frases com conjunções do tipo aditiva:
a) Ela fala bem em público, ___ escreve com clareza.
b) Os alunos visitaram o museu ___ participaram da oficina de arte.
8. Leia e responda:
“Ela não estudou, portanto tirou nota baixa.”
a) Qual a conjunção presente? __________
b) Que relação essa conjunção estabelece entre as orações? __________
c) Reescreva a frase trocando a conjunção por outra com o mesmo valor: __________
Gabarito Esperado
1.
a) por isso
b) mas
c) mas ou porém
d) então
2.
a) Conclusiva
b) Adversativa
c) Adversativa
d) Conclusiva
3.
a) e – aditiva
b) mas – adversativa
c) ou… ou – alternativa
d) por isso – conclusiva
4.
a) Gosto muito de dançar, porém tenho vergonha.
b) Eles estudaram bastante, logo foram bem na prova.
c) Ou você organiza seu tempo, ou então não dará conta das tarefas.
5. Alternativa a (pois – explicativa)
6. Alternativa c (mas – adversativa)
7.
a) e
b) e
8.
a) portanto
b) Conclusão ou consequência
c) Ela não estudou, logo tirou nota baixa.
Conclusão para o professor
Ao aplicar essa atividade, você proporciona ao aluno um contato aprofundado com os diferentes usos das conjunções coordenativas. Além da gramática, há um incentivo à interpretação e à reescrita, habilidades fundamentais para a formação de leitores e escritores críticos. A discussão coletiva das respostas e variações possíveis pode enriquecer ainda mais o aprendizado.
Veja mais Atividades como essa aqui
📚 Gostou do conteúdo?
Que tal garantir um Pacote Completo de Atividades Prontas como essa?
Um material pronto para imprimir, com baixo investimento e que vai te poupar horas de preparação!
👉 Ver Pacote de Atividades