Atividade de Conjunções Subordinativas para 7º ao 9º Ano

As conjunções subordinativas exercem um papel fundamental na construção de frases mais complexas, pois estabelecem relações de dependência entre orações. De acordo com a BNCC, habilidades como EF09LP08 envolvem justamente a identificação das relações que essas conjunções criam dentro dos textos. Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de reconhecer, classificar e aplicar as conjunções subordinativas em diferentes contextos.

✏️ Pacote de Atividades de Português do 6º ao 9º Ano

✔ Atividades em Word   ✔ Editáveis   ✔ Com Gabarito   ✔ Alinhadas à BNCC

Já ajudou + de 1.000 Educadores a economizar horas de planejamento.

Quero Conhecer o Pacote!

Garantia de satisfação de 7 dias


Lista de Exercícios de Conjunção Subordinativa

1. Identifique a conjunção subordinativa na frase e classifique-a (causal, concessiva, condicional, etc.):
a) “Não fui à escola porque estava doente.”
b) “Se estudarmos bastante, passaremos na prova.”
c) “Embora estivesse cansado, terminou o trabalho.”


2. Complete as frases com uma conjunção subordinativa adequada:
a) “__________ chovia muito, saímos para brincar.”
b) “Não viajarei _________ conseguir a permissão.”
c) “Fiz silêncio _________ todos já dormiam.”


3. Reescreva as frases substituindo a conjunção destacada por outra de mesmo valor semântico:
a) “Não saí de casa porque estava frio.”
b) “__________ ele estudou, não conseguiu nota boa.”
c) “Iremos ao parque se o tempo melhorar.”


4. Observe a oração: “Ele trabalha tanto que não tem tempo para descansar.”
A conjunção “que” estabelece uma ideia de:
a) Comparação
b) Causa
c) Consequência
d) Condição


5. Assinale a frase em que a conjunção subordinativa expressa uma concessão:
a) “Saí mais cedo porque estava atrasado.”
b) “Trabalhou tanto que adoeceu.”
c) “Embora estivesse gripada, foi à aula.”
d) “Não irei à festa se não terminar o dever.”


6. Transforme as frases a seguir em períodos compostos, acrescentando uma conjunção subordinativa adequada:
a) “Ele não estudou. Tirou nota baixa.”
b) “Você deve chegar cedo. Poderá entrar na sala.”
c) “A professora explicou o conteúdo. Nem todos entenderam.”


7. Relacione as colunas:

(1) Conjunção causal
(2) Conjunção condicional
(3) Conjunção concessiva
(4) Conjunção final

a) “Fiz o trabalho porque era importante.”
b) “Iremos à praia se o sol aparecer.”
c) “Embora estivesse cansada, terminou a tarefa.”
d) “Estude bastante para que tenha sucesso.”


8. Substitua o termo em destaque por uma conjunção subordinativa:
a) “Só viajarei caso consiga dinheiro.”
b) “Ele saiu mais cedo na medida em que tinha um compromisso.”
c) “Ela se esforçou tanto de forma que conseguiu passar.”


9. Identifique e classifique a conjunção subordinativa:
a) “O aluno leu bastante para que fosse aprovado.”
b) “Se eu tivesse estudado mais, teria me saído melhor.”
c) “Embora não goste de doces, aceitou o presente.”


10. Complete com uma conjunção subordinativa de tempo:
a) “__________ a aula terminou, fomos embora.”
b) “O aluno saiu correndo ________ ouviu o sinal.”
c) “Estávamos tranquilos ________ começou a chover.”


11. Leia:
“Ele fala como se fosse especialista no assunto.”
A conjunção “como se” expressa:
a) Tempo
b) Conformidade
c) Comparação
d) Concessão


12. Produza duas frases utilizando:
a) Uma conjunção subordinativa condicional.
b) Uma conjunção subordinativa causal.


Gabarito – Conjunções Subordinativas

1.
a) porque – causal
b) se – condicional
c) embora – concessiva


2.
a) Embora
b) sem
c) porque


3.
a) visto que / pois
b) ainda que
c) caso


4.
c) Consequência


5.
c) “Embora estivesse gripada, foi à aula.”


6.
a) Ele não estudou porque tirou nota baixa. (causal)
b) Você deve chegar cedo para que possa entrar na sala. (final)
c) A professora explicou o conteúdo, embora nem todos entenderam. (concessiva)


7.
a) 1 (causal)
b) 2 (condicional)
c) 3 (concessiva)
d) 4 (final)


8.
a) se
b) porque
c) de modo que


9.
a) para que – final
b) se – condicional
c) embora – concessiva


10.
a) Quando
b) assim que
c) até que


11.
b) Conformidade


12. (respostas pessoais – exemplos)
a) “Se eu estudar bastante, passarei na prova.” (condicional)
b) “Não fui à festa porque estava cansado.” (causal)


Atividade Completa em PDF

Conclusão

O estudo das conjunções subordinativas ajuda os alunos a perceberem como a língua portuguesa organiza ideias de maneira lógica e articulada. Trabalhar com exercícios variados como estes possibilita a compreensão de valores semânticos diferentes e prepara os estudantes para uma escrita mais coesa e clara.


Veja mais Atividades de Português aqui

📘 Gostou da Atividade?

Essa foi apenas uma amostra!

✅ Quero o Pacote Completo!

📥 Acesso imediato em minutos após o pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner do Pacote Atividades de Português