Atividade de Critérios de Divisibilidade para o 7º ano

Trabalhar os critérios de divisibilidade é essencial para que os alunos desenvolvam agilidade e segurança na resolução de expressões numéricas, fatoração, MMC, MDC e até em provas com tempo reduzido. A proposta a seguir traz 10 exercícios contextualizados e diversificados para consolidar esse conteúdo com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental.

✏️ Pacote de Atividades de Matemática

Atividades prontas, com gabarito e editáveis para facilitar seu planejamento.
Já ajudou mais de 1.000 educadores!

Ver Pacote Completo

Critérios de Divisibilidade

  1. Observe o número 4.560. Ele é divisível por quais dos números abaixo?
    a) 2
    b) 3
    c) 5
    d) 10
    e) 9
  2. Sem fazer a conta, diga se o número 825 é divisível por 3. Justifique usando o critério.
  3. Juliana escreveu o número 1.234.567. Esse número é divisível por 9?
  4. O número 2.430 termina em zero. Ele é divisível por 10, certo? E por 2? Explique.
  5. Entre os números abaixo, quais são divisíveis por 6?
    a) 132
    b) 245
    c) 360
    d) 178
    e) 510
  6. Para que o número 4_8 seja divisível por 9, qual dígito deve ocupar o lugar do traço?
  7. Qual dos seguintes números NÃO é divisível por 4?
    a) 124
    b) 308
    c) 721
    d) 672
    e) 400
  8. Complete com V (verdadeiro) ou F (falso):
    a) ( ) Todo número par é divisível por 2.
    b) ( ) Se um número termina em 0 ou 5, ele é divisível por 5.
    c) ( ) O número 123 é divisível por 3.
    d) ( ) Um número divisível por 3 e 4 será, obrigatoriamente, divisível por 12.
  9. Paulo disse que o número 1.350 é divisível por 15. Você concorda com ele? Justifique com os critérios.
  10. Escreva um número de três algarismos que seja divisível por 2, 3 e 5 ao mesmo tempo. Explique por quê.

Gabarito:

  1. a) ✔️ (último algarismo é 0)
    b) ✔️ (4+5+6+0 = 15 → divisível por 3)
    c) ✔️ (termina em 0 ou 5)
    d) ✔️ (termina em 0)
    e) ❌ (4+5+6+0 = 15 → não divisível por 9)
  2. Sim. 8+2+5 = 15 → como 15 é divisível por 3, 825 também é.
  3. 1+2+3+4+5+6+7 = 28 → 28 não é divisível por 9. Logo, não é divisível por 9.
  4. Sim, pois termina em zero, o que atende ao critério dos dois (par e termina em 0).
  5. a) ✔️ (par e 1+3+2=6 → divisível por 3)
    b) ❌ (ímpar)
    c) ✔️ (par e 3+6+0=9 → divisível por 3)
    d) ❌ (ímpar)
    e) ✔️ (par e 5+1+0=6 → divisível por 3)
  6. Soma dos dígitos deve ser múltiplo de 9. 4 + _ + 8 = ?
    → 4 + _ + 8 = 12 + _
    → Para dar múltiplo de 9: 18 → _ = 6
    Resposta: 6
  7. c) 721 → termina em 21, que não é divisível por 4.
  8. a) (V)
    b) (V)
    c) (V) → 1+2+3 = 6 → múltiplo de 3
    d) (F) → deve ser divisível por 3 e 4, mas isso não garante que seja por 12 (ex: 18)
  9. Sim.
    • Termina em 0 → divisível por 5
    • Soma: 1+3+5+0 = 9 → divisível por 3
    • Como é divisível por 3 e 5 → também por 15.
  10. Respostas possíveis: 120, 150, 180, 240, 300…
    Ex: 180 → é par (div. por 2), 1+8+0=9 (div. por 3), termina em 0 (div. por 5)

Conclusão

Essa atividade permite ao professor verificar a compreensão prática dos critérios de divisibilidade, além de promover a habilidade de justificar respostas sem realizar contas completas. Recomenda-se a correção coletiva com discussão dos raciocínios apresentados, o que favorece o aprendizado colaborativo e o desenvolvimento do pensamento matemático.

Veja mais Atividades como essa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pacote de Atividades de Matemática Banner