Trabalhar com frações equivalentes e simplificação é essencial para desenvolver o raciocínio matemático e a compreensão das relações entre números. Nesta atividade, o aluno vai identificar, comparar e simplificar frações, explorando situações cotidianas que envolvem proporções e equivalências numéricas.
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Veja também: Como identificar Frações Equivalentes
Exercícios de Fraçoes Equivalentes
1. Júlia comeu 2/4 de uma pizza, e Marcos comeu 3/6 da mesma pizza.
As frações representam a mesma quantidade de pizza? Justifique sua resposta mostrando o cálculo.
2. Observe as frações abaixo e marque (V) para as equivalentes e (F) para as não equivalentes:
a) 1/2 e 2/4
b) 3/5 e 9/15
c) 4/6 e 2/3
d) 5/8 e 10/18
e) 7/9 e 14/18
3. Ana cortou uma fita em 8 partes iguais e utilizou 6 partes.
a) Que fração da fita ela utilizou?
b) Simplifique a fração obtida.
c) Qual fração representa a parte que sobrou?
4. Escreva duas frações equivalentes a:
a) 3/4
b) 5/6
c) 7/10
5. Entre as frações 4/6, 2/3 e 6/9, quais são equivalentes entre si? Explique sua resposta.
6. Um tanque foi enchido até 9/12 da sua capacidade.
a) Essa fração pode ser simplificada?
b) Qual é a fração simplificada e o que ela representa?
7. Pedro fez uma receita que pedia 3/9 de um litro de leite, mas ele quer reduzir a receita pela metade.
a) Qual fração representa a nova quantidade de leite?
b) Simplifique o resultado.
8. Escreva a fração equivalente a 5/7 com denominador igual a 35.
9. Em uma turma, 12 de 20 alunos gostam de matemática.
a) Qual é a fração que representa essa relação?
b) Simplifique a fração e interprete o resultado.
10. O gráfico de uma pesquisa mostrou que 9 em cada 15 pessoas preferem suco a refrigerante.
a) Escreva a fração correspondente.
b) Simplifique a fração e diga qual seria a proporção equivalente em cada 5 pessoas.
11. Determine qual fração é equivalente a 2/5:
a) 6/10
b) 3/7
c) 4/9
d) 8/20
12. A fração 24/36 aparece em um problema.
a) Simplifique a fração até não ser mais possível.
b) Diga qual foi o número que dividiu numerador e denominador em cada etapa.
Gabarito com Resolução
1.
2/4 = 1/2 e 3/6 = 1/2 → são equivalentes, pois ambas representam metade da pizza.
2.
a) 1/2 = 2/4 → V
b) 3/5 = 9/15 → V
c) 4/6 = 2/3 → V
d) 5/8 ≠ 10/18 → F
e) 7/9 ≠ 14/18 → V
3.
a) Fração utilizada: 6/8
b) Simplificando: 6 ÷ 2 = 3 e 8 ÷ 2 = 4 → 3/4
c) Parte que sobrou: 1 – 3/4 = 1/4
4.
a) 3/4 → 6/8 e 9/12
b) 5/6 → 10/12 e 15/18
c) 7/10 → 14/20 e 21/30
5.
4/6 = 2/3 = 6/9 → são todas equivalentes, pois ao simplificar todas obtemos 2/3.
6.
a) Sim, 9/12 pode ser simplificada.
b) Dividindo numerador e denominador por 3: 9 ÷ 3 = 3 e 12 ÷ 3 = 4 → 3/4, ou seja, o tanque está 3/4 cheio.
7.
a) Metade de 3/9 = 3/9 × 1/2 = 3/18
b) Simplificando 3/18 ÷ 3 = 1/6 → 1/6 de litro
8.
5/7 = ?/35 → multiplicamos por 5 → 25/35
9.
a) Fração: 12/20
b) Simplificando: dividir por 4 → 3/5 → 3 em cada 5 alunos gostam de matemática.
10.
a) Fração: 9/15
b) Simplificando: dividir por 3 → 3/5 → em cada 5 pessoas, 3 preferem suco.
11.
2/5 = 6/15, mas a opção d) 8/20 também é equivalente, pois multiplicamos por 4 → Alternativa D
12.
24/36 ÷ 12 → 2/3
Passos:
1ª simplificação: dividir ambos por 6 → 4/6
2ª simplificação: dividir por 2 → 2/3
Número final: 2/3, divisores usados: 6 e depois 2.
Conclusão
Compreender e simplificar frações é fundamental para reconhecer padrões e proporções em situações do cotidiano, como receitas, medições e gráficos. Esta atividade permite que o aluno pratique a equivalência numérica e a simplificação, fortalecendo sua base em aritmética e raciocínio lógico.
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