Atividade de História sobre Egito Antigo para 6º ano

A civilização egípcia antiga é uma das mais fascinantes da História. Localizada no nordeste da África, desenvolveu-se principalmente às margens do rio Nilo, que foi fundamental para a agricultura, o transporte, a organização social e o desenvolvimento econômico da região. A sociedade egípcia era hierarquizada, com o faraó no topo, e contava com trabalhadores, camponeses, artesãos, escribas e sacerdotes. Já a economia era baseada principalmente na agricultura, mas também envolvia o comércio, a construção e a produção de artesanatos.

A seguir, propomos uma atividade para aprofundar esse conteúdo com sua turma do 6º ano. As questões foram organizadas de forma variada para estimular leitura, interpretação e reflexão histórica.


Atividade de História – Egito Antigo: Sociedade e economia às margens do Nilo

1. Qual era a importância do rio Nilo para a economia do Egito Antigo?

2. Cite três atividades econômicas desenvolvidas no Egito Antigo.

3. Observe os dados abaixo e responda à questão.

Distribuição estimada da população no Egito Antigo (valores fictícios):

  • 70% Camponeses
  • 15% Artesãos
  • 5% Escribas
  • 5% Sacerdotes
  • 4% Soldados
  • 1% Faraó e elite governante

Com base nesses dados, qual grupo era a base produtiva da sociedade egípcia? Por quê?

4. Relacione as colunas, associando as classes sociais às suas funções:

a) Faraó ( ) Produção agrícola e trabalho nos campos
b) Escribas ( ) Responsável político e religioso do Egito
c) Camponeses ( ) Registro de informações, contabilidade e documentos

5. Qual era o papel dos sacerdotes na sociedade egípcia?

6. A construção das pirâmides envolvia mão de obra:
a) Escrava e estrangeira
b) Especializada e paga como tributo
c) Voluntária e religiosa
d) Apenas de soldados

7. Os egípcios aproveitavam as cheias do rio Nilo para:
a) Pescar e caçar crocodilos
b) Evitar o comércio por via fluvial
c) Fertilizar as terras para o plantio
d) Construir canais de irrigação em desertos

8. Complete:
A economia egípcia era baseada na agricultura, especialmente no cultivo de __________________________, cevada e linho.

9. Disserte em poucas linhas: Por que o rio Nilo é considerado o “pai” da civilização egípcia?

10. Leia o trecho e responda:

“O Egito é uma dádiva do Nilo.” – Heródoto

O que o autor quis dizer com essa frase?

11. A escrita egípcia era essencial para a economia. Qual era o nome dessa escrita e como ela ajudava na organização econômica?

12. (V ou F) Classifique as afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( ) A sociedade egípcia era igualitária.
( ) Os escribas registravam impostos, colheitas e decisões políticas.
( ) O comércio no Egito era feito apenas por terra.
( ) A economia egípcia era voltada para o coletivo, com forte controle estatal.

13. Quais recursos naturais e geográficos garantiram o florescimento do Egito Antigo?

14. Marque a alternativa correta:
A sociedade egípcia era:
a) Composta apenas por guerreiros e faraós
b) Rígida e hierarquizada, com pouca mobilidade social
c) Baseada na escravidão estrangeira como força produtiva principal
d) Igualitária, com distribuição justa de riquezas


Gabarito sugerido:

  1. Permitia a agricultura, servia de via de transporte e garantia a sobrevivência da população.
  2. Agricultura, comércio e artesanato (também aceitam construção ou pesca).
  3. Camponeses; eram maioria e responsáveis pela produção agrícola, base da economia.
  4. a (2), b (3), c (1)
  5. Eram responsáveis pelos rituais religiosos e pela administração dos templos.
  6. b) Especializada e paga como tributo
  7. c) Fertilizar as terras para o plantio
  8. Trigo
  9. Resposta pessoal, espera-se que mencione as cheias do rio, fertilidade do solo e suporte à agricultura.
  10. Que o rio Nilo era essencial para o surgimento e desenvolvimento da civilização egípcia.
  11. Hieróglifos; ajudavam no registro de impostos, colheitas, trocas comerciais etc.
  12. F, V, F, V
  13. O rio Nilo, terras férteis, clima favorável, presença de pedras e metais para construção e artesanato.
  14. b) Rígida e hierarquizada, com pouca mobilidade social

Conclusão

Explorar a sociedade e a economia do Egito Antigo permite aos alunos compreenderem como os fatores naturais, como o rio Nilo, influenciaram diretamente o modo de vida e a organização política dessa civilização. A atividade acima é uma excelente forma de integrar conteúdos geográficos, sociais e culturais, além de estimular a análise crítica e a construção do conhecimento histórico em sala de aula.


Veja mais Atividades de História como essa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima