A civilização egípcia antiga é uma das mais fascinantes da História. Localizada no nordeste da África, desenvolveu-se principalmente às margens do rio Nilo, que foi fundamental para a agricultura, o transporte, a organização social e o desenvolvimento econômico da região. A sociedade egípcia era hierarquizada, com o faraó no topo, e contava com trabalhadores, camponeses, artesãos, escribas e sacerdotes. Já a economia era baseada principalmente na agricultura, mas também envolvia o comércio, a construção e a produção de artesanatos.
A seguir, propomos uma atividade para aprofundar esse conteúdo com sua turma do 6º ano. As questões foram organizadas de forma variada para estimular leitura, interpretação e reflexão histórica.
Atividade de História – Egito Antigo: Sociedade e economia às margens do Nilo
1. Qual era a importância do rio Nilo para a economia do Egito Antigo?
2. Cite três atividades econômicas desenvolvidas no Egito Antigo.
3. Observe os dados abaixo e responda à questão.
Distribuição estimada da população no Egito Antigo (valores fictícios):
- 70% Camponeses
- 15% Artesãos
- 5% Escribas
- 5% Sacerdotes
- 4% Soldados
- 1% Faraó e elite governante
Com base nesses dados, qual grupo era a base produtiva da sociedade egípcia? Por quê?
4. Relacione as colunas, associando as classes sociais às suas funções:
a) Faraó ( ) Produção agrícola e trabalho nos campos
b) Escribas ( ) Responsável político e religioso do Egito
c) Camponeses ( ) Registro de informações, contabilidade e documentos
5. Qual era o papel dos sacerdotes na sociedade egípcia?
6. A construção das pirâmides envolvia mão de obra:
a) Escrava e estrangeira
b) Especializada e paga como tributo
c) Voluntária e religiosa
d) Apenas de soldados
7. Os egípcios aproveitavam as cheias do rio Nilo para:
a) Pescar e caçar crocodilos
b) Evitar o comércio por via fluvial
c) Fertilizar as terras para o plantio
d) Construir canais de irrigação em desertos
8. Complete:
A economia egípcia era baseada na agricultura, especialmente no cultivo de __________________________, cevada e linho.
9. Disserte em poucas linhas: Por que o rio Nilo é considerado o “pai” da civilização egípcia?
10. Leia o trecho e responda:
“O Egito é uma dádiva do Nilo.” – Heródoto
O que o autor quis dizer com essa frase?
11. A escrita egípcia era essencial para a economia. Qual era o nome dessa escrita e como ela ajudava na organização econômica?
12. (V ou F) Classifique as afirmativas a seguir como Verdadeiras (V) ou Falsas (F):
( ) A sociedade egípcia era igualitária.
( ) Os escribas registravam impostos, colheitas e decisões políticas.
( ) O comércio no Egito era feito apenas por terra.
( ) A economia egípcia era voltada para o coletivo, com forte controle estatal.
13. Quais recursos naturais e geográficos garantiram o florescimento do Egito Antigo?
14. Marque a alternativa correta:
A sociedade egípcia era:
a) Composta apenas por guerreiros e faraós
b) Rígida e hierarquizada, com pouca mobilidade social
c) Baseada na escravidão estrangeira como força produtiva principal
d) Igualitária, com distribuição justa de riquezas
Gabarito sugerido:
- Permitia a agricultura, servia de via de transporte e garantia a sobrevivência da população.
- Agricultura, comércio e artesanato (também aceitam construção ou pesca).
- Camponeses; eram maioria e responsáveis pela produção agrícola, base da economia.
- a (2), b (3), c (1)
- Eram responsáveis pelos rituais religiosos e pela administração dos templos.
- b) Especializada e paga como tributo
- c) Fertilizar as terras para o plantio
- Trigo
- Resposta pessoal, espera-se que mencione as cheias do rio, fertilidade do solo e suporte à agricultura.
- Que o rio Nilo era essencial para o surgimento e desenvolvimento da civilização egípcia.
- Hieróglifos; ajudavam no registro de impostos, colheitas, trocas comerciais etc.
- F, V, F, V
- O rio Nilo, terras férteis, clima favorável, presença de pedras e metais para construção e artesanato.
- b) Rígida e hierarquizada, com pouca mobilidade social
Conclusão
Explorar a sociedade e a economia do Egito Antigo permite aos alunos compreenderem como os fatores naturais, como o rio Nilo, influenciaram diretamente o modo de vida e a organização política dessa civilização. A atividade acima é uma excelente forma de integrar conteúdos geográficos, sociais e culturais, além de estimular a análise crítica e a construção do conhecimento histórico em sala de aula.