Atividade de História sobre Fontes Históricas para 6º ano

Compreender os diferentes tipos de fontes históricas é essencial para que os alunos do 6º ano desenvolvam uma visão crítica sobre o passado. Nesta atividade, trabalharemos com as fontes materiais, orais, escritas e visuais, abordando suas características e importância para o trabalho do historiador. Os exercícios propostos são variados e visam estimular a análise e interpretação dos alunos com base em situações práticas.


Atividade – Fontes Históricas

1. (V/F) Marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
( ) As fontes históricas são os vestígios deixados pelo ser humano que ajudam a entender o passado.
( ) As fontes orais são consideradas pouco confiáveis e por isso não são utilizadas pelos historiadores.
( ) Um documento oficial de um governo é um exemplo de fonte escrita.
( ) As pinturas rupestres são exemplos de fontes visuais.
( ) Objetos antigos encontrados em escavações são fontes materiais.

2. Complete:
As ___________________ são relatos falados, como entrevistas com pessoas que viveram um determinado fato. Já as _______________________ são textos registrados, como cartas, jornais e documentos oficiais.

3. Dê um exemplo real de cada tipo de fonte:
a) Fonte material:
b) Fonte escrita:
c) Fonte oral:
d) Fonte visual:

4. Relacione as colunas:

(1) Fonte escrita
(2) Fonte material
(3) Fonte oral
(4) Fonte visual

( ) Gravação de uma entrevista com um sobrevivente da Segunda Guerra
( ) Carta escrita por um escravo no século XIX
( ) Escultura encontrada em um sítio arqueológico
( ) Fotografia de um desfile histórico

5. Leia o trecho a seguir:
“Minha avó sempre conta como era a vida no campo quando era criança. Ela fala das festas, do trabalho e das brincadeiras com os irmãos.”
Esse relato é um exemplo de qual tipo de fonte? Justifique sua resposta.

6. (UFRGS adaptada) Qual das alternativas abaixo não é uma fonte histórica?
a) Um quadro pintado em 1800
b) Um fóssil de dinossauro
c) Um diário de um soldado
d) Uma carta de um imperador

7. Por que os historiadores utilizam diferentes tipos de fontes para estudar um mesmo acontecimento?

8. Explique o que são fontes visuais e dê dois exemplos.

9. Observe:
📷 Imagem de uma fotografia antiga de trabalhadores em uma fábrica no início do século XX.
📄 Texto de um jornal de 1920 relatando condições de trabalho.
🧓 Relato de um ex-operário sobre sua rotina.

Com base nos três exemplos acima, responda:
a) Qual tipo de fonte cada um representa?
b) O que essas fontes têm em comum?

10. Escolha um acontecimento da sua vida (como um aniversário, viagem ou evento escolar) e descreva como você poderia registrar esse momento com:
a) Uma fonte material:
b) Uma fonte escrita:
c) Uma fonte oral:
d) Uma fonte visual:


Gabarito sugerido:

1. V – F – V – V – V
2. orais / escritas
3.
a) Vaso antigo, arma de pedra, utensílio doméstico antigo
b) Carta, jornal, documento de identidade
c) Entrevista, depoimento de um idoso
d) Pintura, fotografia, filme antigo
4.
(3) – (1) – (2) – (4)
5. Fonte oral. Porque é um relato falado de alguém que viveu determinada experiência.
6. b) Um fóssil de dinossauro
7. Porque cada tipo de fonte oferece uma perspectiva diferente sobre os fatos, ajudando a construir uma visão mais completa da história.
8. Fontes visuais são imagens que ajudam a entender o passado. Exemplos: fotografias e pinturas.
9.
a) Visual, escrita, oral
b) Todas relatam aspectos da vida dos trabalhadores no início do século XX
10. Resposta pessoal do aluno


Conclusão

Com esta atividade, os alunos do 6º ano têm a oportunidade de reconhecer a diversidade de fontes utilizadas na construção do conhecimento histórico. Esse exercício ajuda a compreender como o passado é reconstruído a partir de diferentes registros e visões. Ao identificar e classificar fontes, desenvolvem-se habilidades essenciais para a análise crítica e interpretação histórica.


Veja mais Atividades de História como essa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima