De acordo com a BNCC (EF07HI04), os alunos devem identificar as principais características dos Humanismos e dos Renascimentos e analisar seus significados. O Renascimento foi um movimento cultural, artístico e científico que ocorreu na Europa entre os séculos XIV e XVI. Inspirado nos valores humanistas, marcou uma verdadeira renovação no pensamento europeu. Sua base estava na valorização da razão, da ciência, das artes e da redescoberta da Antiguidade clássica.
Exercícios sobre Renascimento
1. Explique com suas palavras o que foi o Renascimento.
2. Complete as lacunas:
O Renascimento surgiu na _______ entre os séculos _______ e ________, e se espalhou para outros países da Europa.
3. Cite duas características que diferenciam o pensamento renascentista do pensamento medieval.
4. Relacione os artistas ao Renascimento:
a) Leonardo da Vinci
b) Michelangelo
c) Rafael Sanzio
(___) Pintor da obra Escola de Atenas
(___) Autor de A Mona Lisa
(___) Escultor de Davi e pintor da Capela Sistina
5. Observe o lema “Valorização do homem e da natureza pela razão e pela arte”.
- Explique como essa ideia se refletiu nas obras renascentistas.
6. Marque (V) para verdadeiro ou (F) para falso:
a) ( ) O Renascimento valorizava o antropocentrismo.
b) ( ) No Renascimento, a fé era mais importante que a razão.
c) ( ) As descobertas científicas tiveram grande importância nesse período.
d) ( ) Os artistas renascentistas buscavam equilíbrio e proporção em suas obras.
7. Cite duas inovações científicas do período renascentista e explique sua importância.
8. Explique a expressão: “O Renascimento foi uma ponte entre a Idade Média e a Idade Moderna.”
9. Relacione cada área com um nome importante do Renascimento:
- Pintura
- Escultura
- Ciência
- Literatura
(a) Galileu Galilei
(b) William Shakespeare
(c) Leonardo da Vinci
(d) Michelangelo
10. Explique por que a cidade de Florença, na Itália, foi tão importante para o desenvolvimento do Renascimento.
Gabarito
1. Movimento cultural, artístico e científico que valorizava o ser humano, a razão, a arte e o estudo da Antiguidade, rompendo com a visão medieval.
2. Itália; XIV; XVI.
3.
- Medieval: visão teocêntrica, foco na fé.
- Renascentista: visão antropocêntrica, foco na razão, ciência e arte.
4.
- Rafael → Escola de Atenas
- Leonardo → Mona Lisa
- Michelangelo → Davi e Capela Sistina
5. As obras buscavam representar o homem de forma realista, com proporções e beleza, além da natureza de forma detalhada, mostrando equilíbrio e racionalidade.
6.
a) V
b) F
c) V
d) V
7. Exemplos:
- Telescópio (aperfeiçoado por Galileu) → avanço na astronomia.
- Estudo do corpo humano (anatomia por Da Vinci) → avanço da medicina.
8. Porque trouxe novas formas de pensar, valorizando a razão e preparando as bases científicas, culturais e artísticas da Idade Moderna.
9.
1 – (c) Leonardo da Vinci
2 – (d) Michelangelo
3 – (a) Galileu Galilei
4 – (b) Shakespeare
10. Florença foi centro econômico e cultural, financiada por famílias ricas como os Médici, que patrocinavam artistas e intelectuais, tornando-se berço do Renascimento.
Conclusão
O Renascimento representou uma verdadeira revolução cultural, científica e artística. Inspirado pelo Humanismo, marcou a transição da Idade Média para a Idade Moderna, deixando como legado obras de arte eternas, avanços científicos e uma nova forma de compreender o homem e o mundo. Para os professores, este tema é essencial para que os alunos compreendam como a cultura renascentista moldou a sociedade ocidental.