Atividade de Interpretação de Infográfico para 8º e 9º Ano

No universo escolar, ensinar os alunos a interpretar gráficos é preparar cidadãos críticos, capazes de compreender informações visuais que fazem parte do dia a dia. Gráficos revelam dados, comportamentos e tendências — e, quando bem explorados, geram reflexões importantes sobre o mundo em que vivemos.

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Nesta atividade, os alunos do 8º e 9º ano vão analisar um gráfico sobre o uso do tempo livre por adolescentes. Com base nas porcentagens apresentadas, deverão interpretar, argumentar, fazer cálculos simples e refletir sobre o próprio cotidiano.

📊 Gráfico: Como os adolescentes usam o tempo livre

Gráfico - Como Os Adolescentes Usam O Tempo Livre

📝 Atividade de Interpretação de Gráfico

Observe atentamente o gráfico e responda às questões a seguir:

  1. Qual atividade ocupa a maior parte do tempo livre dos adolescentes, segundo o gráfico? E qual ocupa a menor?
  2. Juntas, as atividades de “Redes sociais” e “Jogos digitais” somam quantos por cento? O que isso indica sobre o perfil digital da juventude?
  3. Se apenas 10% dos adolescentes usam o tempo livre para leitura de livros, o que isso pode sugerir sobre os hábitos culturais dessa faixa etária?
  4. A soma das porcentagens de “Prática esportiva” e “Atividades artísticas” representa uma parcela significativa ou reduzida? Justifique com base nos dados.
  5. Proponha duas maneiras de equilibrar melhor o uso do tempo livre entre lazer digital e atividades físicas ou culturais.
  6. Qual seria, em sua opinião, o impacto positivo de aumentar o tempo dedicado à leitura e à prática esportiva entre os adolescentes?
  7. Imagine que o gráfico representa 200 adolescentes. Quantos deles, aproximadamente, usam o tempo com:
    a) redes sociais?
    b) leitura de livros?
    c) atividades artísticas?
  8. Você se reconhece em algum desses dados? Comente como você costuma usar seu tempo livre e se gostaria de mudar algo.

Gabarito esperado (modelo de respostas)

  1. A maior é “Redes sociais” (35%); a menor é “Atividades artísticas” (3%).
  2. Juntas somam 60%, indicando uma forte presença de entretenimento digital na rotina dos jovens.
  3. Que a leitura ocupa um espaço pequeno na rotina, podendo refletir desinteresse, falta de incentivo ou preferência por outros tipos de mídia.
  4. Juntas somam 15%, o que representa uma parcela reduzida comparada às atividades digitais.
  5. Exemplo: inserir leitura e esportes em horários fixos da semana; usar jogos e redes sociais como recompensa por tempo dedicado a outras atividades.
  6. Melhoraria o desempenho escolar, saúde mental e física, criatividade e disciplina.
  7. a) 35% de 200 = 70 adolescentes
    b) 10% de 200 = 20 adolescentes
    c) 3% de 200 = 6 adolescentes
  8. Resposta pessoal esperada, com autorreflexão.

Conclusão

Esta atividade propõe uma leitura crítica de gráfico com dados próximos da realidade dos alunos. Ao tratar do uso do tempo livre, ela estimula não apenas habilidades interpretativas, mas também a autorreflexão. Você pode estender o trabalho propondo uma pesquisa real em sala e criando um gráfico coletivo, ou incentivando debates em grupos sobre equilíbrio entre atividades digitais e não digitais.

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