Atividade de Interpretação de Poesia para Ensino Fundamental

A interpretação de poesias é uma excelente maneira de desenvolver a leitura crítica, a sensibilidade artística e a compreensão textual dos alunos. Nesta atividade, propomos a leitura de um poema consagrado da literatura brasileira, seguido de questões que exploram o sentido, o vocabulário e a estrutura do texto poético. A atividade é ideal para turmas do ensino fundamental II, podendo ser adaptada conforme o nível da turma.


Ou Isto ou Aquilo – Cecília Meireles

Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Fonte: Poema da autora Cecília Meireles, presente no livro Ou Isto ou Aquilo, publicado originalmente em 1964.


Atividade de Interpretação

  1. Explique com suas palavras o que significa a expressão “Ou isto ou aquilo” no contexto do poema.
  2. Cite dois exemplos do poema que mostram situações em que precisamos escolher entre uma coisa e outra.
  3. Por que você acha que a autora usou exemplos simples do cotidiano (como comprar doce ou calçar luva)? O que isso revela sobre o público do poema?
  4. No verso “Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo”, o que a autora está sentindo? Justifique sua resposta.
  5. Você já passou por alguma situação parecida com as do poema, em que teve que escolher entre duas coisas importantes? Conte como foi.
  6. Na sua opinião, o que o poema ensina sobre as escolhas que fazemos na vida?

Gabarito com sugestões de resposta

  1. Resposta esperada: A expressão representa a necessidade constante de fazer escolhas, pois nem sempre podemos ter tudo ao mesmo tempo.
  2. Resposta esperada: Exemplos possíveis: “Ou guardo o dinheiro e não compro o doce” / “Ou se tem chuva e não se tem sol”.
  3. Resposta esperada: Para aproximar o poema do universo infantil, tornando mais fácil a identificação das crianças com as situações descritas.
  4. Resposta esperada: Ela demonstra dúvida, confusão ou indecisão, pois está refletindo sobre as escolhas e suas consequências.
  5. Resposta pessoal do aluno.
  6. Resposta esperada: Que fazer escolhas é parte da vida, e que não podemos ter tudo ao mesmo tempo. Devemos aprender a lidar com as consequências dessas decisões.

Conclusão

Trabalhar com poesias em sala de aula é abrir espaço para o encantamento das palavras e para reflexões profundas sobre a vida, mesmo com os leitores mais jovens. Esperamos que esta atividade auxilie no desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, além de promover momentos ricos de discussão e interpretação em sala. Sinta-se à vontade para adaptar as questões conforme a realidade da sua turma!

Veja mais Atividades de Português para Ensino Fundamental

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pós-Graduação do Gran Cursos Online