A interpretação de poesias é uma excelente maneira de desenvolver a leitura crítica, a sensibilidade artística e a compreensão textual dos alunos. Nesta atividade, propomos a leitura de um poema consagrado da literatura brasileira, seguido de questões que exploram o sentido, o vocabulário e a estrutura do texto poético. A atividade é ideal para turmas do ensino fundamental II, podendo ser adaptada conforme o nível da turma.
Ou Isto ou Aquilo – Cecília Meireles
Ou se tem chuva e não se tem sol,
ou se tem sol e não se tem chuva!
Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo nos dois lugares!Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo…
e vivo escolhendo o dia inteiro!Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranquilo.
Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.
Fonte: Poema da autora Cecília Meireles, presente no livro Ou Isto ou Aquilo, publicado originalmente em 1964.
Atividade de Interpretação
- Explique com suas palavras o que significa a expressão “Ou isto ou aquilo” no contexto do poema.
- Cite dois exemplos do poema que mostram situações em que precisamos escolher entre uma coisa e outra.
- Por que você acha que a autora usou exemplos simples do cotidiano (como comprar doce ou calçar luva)? O que isso revela sobre o público do poema?
- No verso “Mas não consegui entender ainda qual é melhor: se é isto ou aquilo”, o que a autora está sentindo? Justifique sua resposta.
- Você já passou por alguma situação parecida com as do poema, em que teve que escolher entre duas coisas importantes? Conte como foi.
- Na sua opinião, o que o poema ensina sobre as escolhas que fazemos na vida?
Gabarito com sugestões de resposta
- Resposta esperada: A expressão representa a necessidade constante de fazer escolhas, pois nem sempre podemos ter tudo ao mesmo tempo.
- Resposta esperada: Exemplos possíveis: “Ou guardo o dinheiro e não compro o doce” / “Ou se tem chuva e não se tem sol”.
- Resposta esperada: Para aproximar o poema do universo infantil, tornando mais fácil a identificação das crianças com as situações descritas.
- Resposta esperada: Ela demonstra dúvida, confusão ou indecisão, pois está refletindo sobre as escolhas e suas consequências.
- Resposta pessoal do aluno.
- Resposta esperada: Que fazer escolhas é parte da vida, e que não podemos ter tudo ao mesmo tempo. Devemos aprender a lidar com as consequências dessas decisões.
Conclusão
Trabalhar com poesias em sala de aula é abrir espaço para o encantamento das palavras e para reflexões profundas sobre a vida, mesmo com os leitores mais jovens. Esperamos que esta atividade auxilie no desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, além de promover momentos ricos de discussão e interpretação em sala. Sinta-se à vontade para adaptar as questões conforme a realidade da sua turma!