Atividade de Interpretação de Texto – Calor Extremo e Seca – 6º à 9º Ano

Apresentamos uma atividade de interpretação de texto destinada aos alunos do 7º ao 9º ano, baseada no artigo “Cidade do RS de 23 mil habitantes é a recordista de calor no Brasil; conheça” publicado pela Globo Rural em 6 de fevereiro de 2025.

Esta atividade visa desenvolver a compreensão leitora e a análise crítica dos estudantes sobre os impactos das condições climáticas extremas na agricultura e na vida cotidiana.


Cidade do RS de 23 mil habitantes é a recordista de calor no Brasil

Nota: O texto a seguir é uma adaptação do artigo mencionado, com fins educacionais.

O município de Quaraí, localizado na fronteira com o Uruguai, tem sido destaque devido às altas temperaturas e à falta de chuvas. Com uma população de 23,5 mil habitantes, a cidade registrou, em 4 de fevereiro de 2025, a maior temperatura já documentada no Rio Grande do Sul em 115 anos: 43,8°C. A geografia da região contribui para esses extremos climáticos, pois Quaraí está próxima a uma “bolha de calor”, que se intensifica nas províncias centrais e norte da Argentina. Essa proximidade faz com que os municípios do oeste gaúcho apresentem maiores variações de temperatura, tanto para o calor quanto para o frio.

As consequências desse clima severo afetam diretamente a produção agrícola local. O pequeno produtor Rogério Martins estima uma perda de cerca de R$ 180 mil devido à estiagem. Sua lavoura de melancias, que estava no início da colheita, foi devastada pelo sol intenso em apenas uma semana, resultando na venda de menos de 10% da produção esperada. Além disso, ele perdeu dois hectares de milho destinados à silagem para gado de corte e 30 hectares de pastagem plantada. Para alimentar suas 100 cabeças de gado, Martins recorreu a áreas de campo nativo ainda não afetadas. A escassez de água também é um problema crescente; dos três açudes em sua propriedade, dois estão completamente secos.

Milena Ferreira Machado, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Quaraí, destaca que muitos pequenos criadores de gado estão sem água para os animais, que sofrem com estresse térmico e falta de alimento devido à dificuldade em cultivar pastagens. Ela observa que o município está há mais de 20 dias sem chuvas significativas. Embora a principal cultura da região seja a pecuária, a falta de água e o calor intenso tornam a produção rural cada vez mais difícil.


Exercícios de Interpretação de Texto

  1. Qual foi a temperatura recorde registrada em Quaraí (RS) em 4 de fevereiro de 2025?
  2. Por que a cidade de Quaraí sofre com temperaturas extremas?
  3. Quais foram as principais perdas do produtor Rogério Martins devido à estiagem?
  4. Como a falta de chuva tem impactado os pequenos criadores de gado na região?
  5. De acordo com o texto, quais são os principais problemas enfrentados pelos agricultores de Quaraí?
  6. O que é a “bolha de calor” mencionada no texto?
  7. Por que a seca afeta a produção de pastagem para o gado?
  8. Quais são as estratégias que os agricultores estão adotando para lidar com a seca?
  9. Na sua opinião, quais medidas poderiam ser adotadas para reduzir os impactos da seca na agricultura?
  10. O que esse caso de Quaraí nos ensina sobre as mudanças climáticas e seus impactos na produção agrícola?

Gabarito

  1. A temperatura registrada foi de 43,8°C, sendo a maior do Rio Grande do Sul em 115 anos.
  2. Porque a cidade está próxima a uma “bolha de calor” que se forma nas províncias centrais e norte da Argentina, causando temperaturas extremas.
  3. Ele perdeu cerca de R$ 180 mil, grande parte de sua lavoura de melancias, dois hectares de milho e 30 hectares de pastagem.
  4. A falta de chuva tem dificultado o cultivo de pastagens, levando à escassez de alimento e água para os animais, que sofrem com o calor intenso.
  5. Os agricultores enfrentam seca prolongada, perdas financeiras, falta de água, estresse térmico nos animais e dificuldades para manter as plantações.
  6. É uma massa de ar quente que fica sobre uma determinada região, impedindo a dissipação do calor e elevando as temperaturas.
  7. Porque sem chuvas suficientes, as plantas não conseguem crescer e se desenvolver, reduzindo a disponibilidade de alimento para o gado.
  8. Os agricultores estão utilizando áreas de campo nativo para alimentar os animais e buscando alternativas para manter a produção, mas enfrentam dificuldades.
  9. Resposta pessoal do aluno. Possíveis respostas: incentivos para irrigação, maior preservação de nascentes, reflorestamento para manter umidade no solo, entre outros.
  10. Resposta pessoal do aluno. Espera-se que o estudante reflita sobre os impactos do aquecimento global, mudanças climáticas e suas consequências para a agricultura.

Encerramento

Esperamos que esta atividade contribua para o desenvolvimento das habilidades de interpretação dos seus alunos, permitindo que analisem criticamente os impactos das mudanças climáticas na vida rural e urbana.

A seca em Quaraí é um exemplo real dos desafios enfrentados pelos produtores rurais e reforça a importância de buscar soluções sustentáveis para lidar com os efeitos do clima extremo.

Bom trabalho e bons estudos!

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