Publicidade
Atividades de Português

Atividade de Interpretação de Texto sobre Carnaval – 6º ao 9º Ano

Publicidade
Publicidade

O Carnaval é uma das festas mais populares do Brasil e pode ser um ótimo tema para atividades em sala de aula. Pensando nisso, elaboramos uma atividade de interpretação de texto voltada para alunos do 6º ao 9º ano. O objetivo é desenvolver a compreensão leitora e o pensamento crítico dos estudantes, ao mesmo tempo em que eles aprendem mais sobre essa manifestação cultural tão rica.

Abaixo, você encontrará um texto de apoio seguido de 10 questões que trabalham diferentes níveis de interpretação.

O Carnaval Brasileiro

O Carnaval é uma das festas mais esperadas do ano no Brasil. Celebrado em diferentes partes do país, ele se destaca por sua diversidade cultural e pela alegria contagiante. Os desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo, os blocos de rua em cidades como Salvador, Recife e Olinda, e os bailes carnavalescos são algumas das formas de comemoração.

As origens do Carnaval remontam a festividades europeias que aconteciam antes do período da Quaresma, mas no Brasil ele ganhou características únicas. Misturando influências africanas, indígenas e europeias, a festa se transformou em um espetáculo de música, dança e cores vibrantes.

Apesar da sua popularidade, o Carnaval também gera debates. Algumas pessoas valorizam a festa como uma expressão da cultura brasileira, enquanto outras apontam preocupações, como o excesso de gastos públicos e questões de segurança.

Independentemente da forma como é celebrado, o Carnaval continua sendo um símbolo de identidade nacional e um momento de confraternização entre os brasileiros.


Atividade: Questões de Interpretação

  1. Qual é o tema principal do texto?
  2. Como o Carnaval chegou ao Brasil e como ele se transformou ao longo do tempo?
  3. Quais são as diferentes formas de celebração do Carnaval mencionadas no texto?
  4. Por que o Carnaval pode ser considerado uma manifestação cultural importante para o Brasil?
  5. Segundo o texto, quais são os principais elementos que compõem o Carnaval brasileiro?
  6. Quais são os dois principais pontos de vista apresentados no texto sobre o Carnaval?
  7. O que motivou a origem do Carnaval na Europa?
  8. Em sua opinião, o Carnaval deveria ser financiado pelo poder público? Justifique sua resposta.
  9. O que o autor quis dizer ao afirmar que “o Carnaval continua sendo um símbolo de identidade nacional”?
  10. Como o Carnaval poderia ser melhorado para atender a diferentes pontos de vista?

Gabarito Sugerido

  1. O tema principal do texto é o Carnaval, sua história, formas de celebração e impacto na sociedade brasileira.
  2. O Carnaval veio da Europa, ligado às festividades que ocorriam antes da Quaresma. No Brasil, misturou influências africanas, indígenas e europeias, tornando-se um evento cultural único.
  3. São mencionados os desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro e São Paulo, os blocos de rua em cidades como Salvador, Recife e Olinda, e os bailes carnavalescos.
  4. Porque é um evento que envolve diferentes expressões culturais e artísticas, além de movimentar a economia e promover a socialização entre os brasileiros.
  5. Os principais elementos são a música, a dança, as cores vibrantes e a diversidade cultural.
  6. De um lado, há quem valorize a festa como expressão da cultura brasileira; de outro, há preocupações com os gastos públicos e a segurança.
  7. O Carnaval na Europa surgiu como uma festividade antes do período da Quaresma, momento de reflexão e jejum na tradição cristã.
  8. Resposta pessoal. O aluno pode argumentar a favor ou contra, justificando com base na importância cultural e econômica ou nos custos para os cofres públicos.
  9. O autor quis dizer que o Carnaval é uma festa que representa a diversidade e a identidade do povo brasileiro, reunindo tradições e costumes nacionais.
  10. Algumas sugestões podem incluir melhorias na organização, maior incentivo à segurança, ou a criação de eventos que agradem diferentes públicos.

Atividade Completa em PDF


Essa atividade ajuda os alunos a refletirem sobre um dos maiores eventos culturais do Brasil, analisando suas origens, importância e impacto social. Com isso, além de aprimorar a interpretação de texto, os estudantes desenvolvem uma visão crítica sobre o Carnaval.

Esperamos que este material seja útil para suas aulas! Não deixe de conferir outras atividades em nosso site.

Veja mais Atividades de Interpretação de Texto Aqui

Publicidade
Compartilhar
Tec Sala de Aula

O Tec Sala de Aula oferece soluções práticas para o dia a dia do professor, oferecendo recursos e dicas educacionais.

Posts recentes

  • Atividades de Português

Atividade de Interpretação de Texto: Dia Internacional das Mulheres

Prezados professores, Apresentamos uma atividade de interpretação de texto destinada aos alunos do 6º ao… Ler mais

7 de março de 2025
  • Atividades de Português

Interpretação de Texto: Mudanças na Temperatura Média do Planeta

Prezados professores, Esta atividade de interpretação de texto é destinada aos alunos do 5º ao… Ler mais

27 de fevereiro de 2025
  • Atividades de Português

Atividade de Interpretação de Texto: Aurora Boreal no Brasil?

Prezados professores, Apresentamos uma atividade de interpretação de texto destinada aos alunos do 7º ao… Ler mais

26 de fevereiro de 2025
  • Atividades de Português

Interpretação de Texto: Eclipse da Lua de Sangue para 7º a 9º Ano

Prezados professores, Apresentamos uma atividade de interpretação de texto destinada aos alunos do 7º ao… Ler mais

24 de fevereiro de 2025
  • Alfabetização

Atividades de Pintura e Colagem para Carnaval

Trabalhar com pintura e colagem é uma excelente forma de estimular a criatividade, coordenação motora… Ler mais

20 de fevereiro de 2025
  • Alfabetização

Atividade de Carnaval para Educação Infantil

O Carnaval é uma festividade cheia de cores, ritmos e alegria, e pode ser uma… Ler mais

17 de fevereiro de 2025
Publicidade