Atividade de Média, Moda e Mediana para 6º e 7º Ano

Estudar média, moda e mediana ajuda os alunos a compreender e comparar conjuntos de dados, identificando tendências e padrões. Esses conceitos são usados em pesquisas, esportes, economia e até no dia a dia da sala de aula. Nesta atividade, você encontrará exercícios variados, com tabelas, gráficos e situações reais para aplicar os três tipos de média estatística.

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Veja também: Entenda sobre Média, Moda e Mediana


Exercícios de Média, Moda e Mediana

1. As notas de Júlia nas últimas provas de Matemática foram: 6, 7, 8, 9 e 10.
a) Qual é a média das notas?
b) Existe moda?
c) Qual é a mediana?


2. Observe os resultados de uma pesquisa feita com alunos sobre quantos animais de estimação cada um tem:
0, 1, 2, 2, 3, 1, 2, 4, 1, 0.
a) Qual é a moda?
b) Calcule a média.
c) Determine a mediana.


3. Em uma corrida de bicicleta, os tempos (em minutos) foram:
35, 37, 32, 30, 31, 33, 29.
a) Qual foi o tempo médio?
b) Quem representaria o tempo mediano?
c) Houve moda nesse conjunto?


4. A tabela mostra a quantidade de livros lidos por alunos durante o mês:

AlunoLivros Lidos
Ana3
Beto5
Carla4
Diego5
Elisa2

a) Qual é a média de livros lidos?
b) Qual é a moda?
c) Qual é a mediana?


5. O gráfico abaixo representa a quantidade de horas de estudo diário de um grupo de estudantes:

Gráfico de horas de estudo diário

Com base no gráfico, responda:
a) Qual é a moda?
b) A média é maior ou menor que 3 horas? Justifique.
c) Se mais dois alunos estudassem 4 horas, o que mudaria na moda?


6. Uma professora calculou as notas da turma: 8, 6, 7, 5, 9, 10, 7, 8.
a) Calcule a média.
b) Qual é a moda?
c) Qual é a mediana?


7. Um grupo registrou as idades dos irmãos: 9, 11, 13, 15, 17, 17, 12.
a) Qual é a média das idades?
b) Qual é a mediana?
c) Existe moda?


8. Complete:
a) A média é o valor que representa um __________ de um conjunto de dados.
b) A moda é o valor que mais __________.
c) A mediana é o valor que ocupa a posição __________ quando os números estão em ordem.


9. Uma loja registrou o número de vendas diárias na semana:
5, 8, 10, 7, 10, 9, 6.
a) Qual foi a média de vendas?
b) Qual o dia mediano?
c) Qual é a moda?


10. Crie um conjunto de 7 números inteiros cuja média seja 6, a moda seja 5 e a mediana seja 6. Explique sua escolha.


Gabarito

  1. Média: 8 – Moda: não há – Mediana: 8
  2. Moda: 1 e 2 – Média: 1,6 – Mediana: 1,5
  3. Média: 32,4 – Mediana: 32 – Moda: não há
  4. Média: 3,8 – Moda: 5 – Mediana: 4
  5. Moda: 3h – Média menor que 3h – Se mais 2 alunos estudassem 4h, nova moda seria 4h
  6. Média: 7,5 – Moda: 7 e 8 – Mediana: 7,5
  7. Média: 13,4 – Mediana: 13 – Moda: 17
  8. a) resumo – b) se repete – c) central
  9. Média: 7,9 – Moda: 10 – Mediana: 8
  10. Exemplo: 4, 5, 5, 6, 6, 7, 9 (média 6, moda 5, mediana 6)

Conclusão

Ao resolver essas questões, os alunos praticam a análise de dados e desenvolvem o raciocínio lógico. Incentive-os a explicar o que significa cada medida em situações reais, comparando resultados e refletindo sobre o que cada tipo de média representa.

Veja também: Exercícios de Média, Moda e Mediana para 8º e 9º Ano

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