Os números primos são essenciais para o entendimento das operações básicas e para o desenvolvimento do raciocínio lógico. Nesta atividade, os alunos do 5º e 6º ano terão a oportunidade de identificar e trabalhar com números primos, desenvolvendo suas habilidades de forma prática e dinâmica. Os exercícios podem ser aplicados como tarefa de casa, atividades em grupo ou testes avaliativos.
Exercícios de Múltipla Escolha
1. Qual dos números abaixo é primo?
a) 12
b) 17
c) 20
d) 22
2. Qual é o menor número primo?
a) 0
b) 1
c) 2
d) 3
3. Entre os números 30 e 40, qual é o número primo?
a) 31
b) 32
c) 34
d) 36
4. Qual dos números abaixo é primo?
a) 39
b) 41
c) 45
d) 49
5. Qual dos seguintes números NÃO é primo?
a) 13
b) 19
c) 21
d) 23
6. O número 29 é um número primo. Quantos divisores ele possui?
a) 1
b) 2
c) 3
d) 4
Questões Abertas
7. Escreva três números primos maiores que 20 e menores que 50.
8. Explique por que o número 1 não é considerado um número primo.
9. Entre os números 50 e 70, liste todos os números primos.
10. Qual é a importância dos números primos na matemática? Dê um exemplo prático de uso.
11. Escreva todos os divisores dos números primos 7, 11 e 13.
12. Explique o que faz um número ser considerado primo.
Gabarito
1. b) 17
2. c) 2
3. a) 31
4. b) 41
5. c) 21
6. b) 2 (os divisores são 1 e 29)
7. Exemplos: 23, 29, 31, 37, 41, 43, 47 (qualquer combinação correta)
8. O número 1 não é considerado primo porque só possui um divisor, que é ele mesmo. Para ser primo, um número deve ter exatamente dois divisores.
9. 53, 59, 61, 67
10. Os números primos são importantes para a fatoração de números inteiros e têm várias aplicações na criptografia. Exemplo: no método de encriptação RSA.
11. 7: 1 e 7, 11: 1 e 11, 13: 1 e 13
12. Um número é considerado primo quando ele só pode ser dividido por 1 e por ele mesmo, sem resultar em números inteiros.
Arquivo em PDF da Atividade
Esses exercícios podem ser usados como reforço para a fixação do conceito de números primos, além de serem uma excelente maneira de desenvolver a análise crítica e a capacidade dos alunos de identificar padrões matemáticos. Recomenda-se também realizar atividades complementares com a fatoração de números maiores e desafiadores.
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