Atividade de Plano Cartesiano 6º e 7º Ano c/ Gabarito

Atividade de Plano Cartesiano para 6º e 7º Ano

O plano cartesiano é uma ferramenta essencial na matemática, permitindo a localização de pontos, a representação gráfica de funções e o desenvolvimento do pensamento espacial. Para auxiliar os professores no ensino desse tema, preparamos uma série de exercícios práticos para os alunos do 6º e 7º ano. As atividades envolvem identificação de coordenadas, plotagem de pontos e análise de gráficos, ajudando a consolidar esse conhecimento de forma clara e interativa.

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Exercícios de Plano Cartesiano

1. Identificação de Coordenadas

Observe o plano cartesiano abaixo e escreva as coordenadas dos pontos A, B, C e D:

Exercício 1 Identificação De Coordenadas
  • A: (__, __)
  • B: (__, __)
  • C: (__, __)
  • D: (__, __)

2. Localizando Pontos

No plano cartesiano, localize e marque os seguintes pontos:

  • P (3,2)
  • Q (-5,4)
  • R (1,-3)
  • S (-2,-1)

3. Quadrantes do Plano Cartesiano

Determine em qual quadrante cada um dos pontos abaixo se encontra:

  • (5, 7) → ____
  • (-6, 2) → ____
  • (-3, -8) → ____
  • (0, -4) → ____

4. Desenhando no Plano Cartesiano

Marque os seguintes pontos no plano cartesiano e descubra qual figura geométrica eles formam:

  • A (1,1)
  • B (1,4)
  • C (4,4)
  • D (4,1)

Qual figura foi formada? _______________


5. Distância entre Dois Pontos

Calcule a distância entre os pontos dados:

  • (2,3) e (2,7)
  • (-4,-1) e (-4,3)
  • (0,5) e (0,-2)

6. Espelhamento no Eixo X

Os pontos abaixo foram refletidos no eixo X. Determine as novas coordenadas:

  • (3,4) → ____
  • (-2,6) → ____
  • (5,-1) → ____
  • (-4,-3) → ____

7. Espelhamento no Eixo Y

Os pontos abaixo foram refletidos no eixo Y. Determine as novas coordenadas:

  • (3,4) → ____
  • (-2,6) → ____
  • (5,-1) → ____
  • (-4,-3) → ____

8. Criando um Desenho

Plote os seguintes pontos no plano cartesiano e descubra qual imagem é formada:

  • A (1,1)
  • B (3,1)
  • C (2,3)
  • D (1,1)

9. Coordenadas de um Triângulo

Dado o triângulo com vértices nos pontos (2,1), (6,1) e (4,5), determine:

  • A base do triângulo mede quantas unidades? ____
  • A altura do triângulo mede quantas unidades? ____

10. Problema do Avião

Um avião está voando no ponto (-3,5) do plano cartesiano. Ele precisa pousar no ponto (4,-2). Se cada unidade do plano representa 1 km, qual a distância que ele precisa percorrer?


Gabarito

  1. A:(2,3); B:(-4,5); C:(0,-2); D:(-3,-3)

2.

Exercício 2 Localizando os Pontos
  1. Quadrantes:
    • (5,7) → 1º quadrante
    • (-6,2) → 2º quadrante
    • (-3,-8) → 3º quadrante
    • (0,-4) → Eixo Y (não está em um quadrante específico)
  2. Figura formada: quadrado.
Exercício 4 Quadrado No Plano Cartesiano
  1. Distâncias:
    • (2,3) e (2,7) → 4 unidades
    • (-4,-1) e (-4,3) → 4 unidades
    • (0,5) e (0,-2) → 7 unidades
  2. Espelhamento no eixo X:
    • (3,4) → (3,-4)
    • (-2,6) → (-2,-6)
    • (5,-1) → (5,1)
    • (-4,-3) → (-4,3)
Exercício 6 Reflexão No Eixo X
  1. Espelhamento no eixo Y:
    • (3,4) → (-3,4)
    • (-2,6) → (2,6)
    • (5,-1) → (-5,-1)
    • (-4,-3) → (4,-3)
Exercício 7 Reflexão No Eixo Y
  1. Imagem formada: Triângulo.
Exercício 8 Criando Um Desenho
  1. Base do triângulo: 4 unidades. Altura: 4 unidades.
Exercício 9 Triângulo No Plano Cartesiano
  1. Distância percorrida pelo avião (usando Teorema de Pitágoras):

Para calcular a distância entre os pontos (-3,5) e (4,-2), utilizamos a fórmula da distância entre dois pontos no plano cartesiano:

Fórmula:
d = √((x₂ – x₁)² + (y₂ – y₁)²)

Substituindo os valores:
d = √((4 – (-3))² + (-2 – 5)²)
d = √((4 + 3)² + (-2 – 5)²)
d = √(7² + (-7)²)
d = √(49 + 49)
d = √98
d ≈ 9,9

Portanto, a distância percorrida pelo avião é de aproximadamente 9,9 km.

Exercício 10 Rota Do Avião

Atividade de Plano Cartesiano em PDF

Conclusão

Esses exercícios foram elaborados para proporcionar uma abordagem prática do plano cartesiano para alunos do 6º e 7º ano. Com atividades de localização, espelhamento e problemas aplicados, os estudantes poderão compreender melhor os conceitos essenciais dessa ferramenta matemática. Professores podem utilizar esse material como base para aulas dinâmicas e interativas, incentivando a participação e a resolução de desafios matemáticos.

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