O plano cartesiano é uma ferramenta essencial na matemática, permitindo a localização de pontos, a representação gráfica de funções e o desenvolvimento do pensamento espacial. Para auxiliar os professores no ensino desse tema, preparamos uma série de exercícios práticos para os alunos do 6º e 7º ano. As atividades envolvem identificação de coordenadas, plotagem de pontos e análise de gráficos, ajudando a consolidar esse conhecimento de forma clara e interativa.
Observe o plano cartesiano abaixo e escreva as coordenadas dos pontos A, B, C e D:
No plano cartesiano, localize e marque os seguintes pontos:
Determine em qual quadrante cada um dos pontos abaixo se encontra:
Marque os seguintes pontos no plano cartesiano e descubra qual figura geométrica eles formam:
Qual figura foi formada? _______________
Calcule a distância entre os pontos dados:
Os pontos abaixo foram refletidos no eixo X. Determine as novas coordenadas:
Os pontos abaixo foram refletidos no eixo Y. Determine as novas coordenadas:
Plote os seguintes pontos no plano cartesiano e descubra qual imagem é formada:
Dado o triângulo com vértices nos pontos (2,1), (6,1) e (4,5), determine:
Um avião está voando no ponto (-3,5) do plano cartesiano. Ele precisa pousar no ponto (4,-2). Se cada unidade do plano representa 1 km, qual a distância que ele precisa percorrer?
2.
Para calcular a distância entre os pontos (-3,5) e (4,-2), utilizamos a fórmula da distância entre dois pontos no plano cartesiano:
Fórmula:
d = √((x₂ – x₁)² + (y₂ – y₁)²)
Substituindo os valores:
d = √((4 – (-3))² + (-2 – 5)²)
d = √((4 + 3)² + (-2 – 5)²)
d = √(7² + (-7)²)
d = √(49 + 49)
d = √98
d ≈ 9,9
Portanto, a distância percorrida pelo avião é de aproximadamente 9,9 km.
Esses exercícios foram elaborados para proporcionar uma abordagem prática do plano cartesiano para alunos do 6º e 7º ano. Com atividades de localização, espelhamento e problemas aplicados, os estudantes poderão compreender melhor os conceitos essenciais dessa ferramenta matemática. Professores podem utilizar esse material como base para aulas dinâmicas e interativas, incentivando a participação e a resolução de desafios matemáticos.
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