Você já percebeu que fazemos escolhas todos os dias baseadas em chances e possibilidades? Jogar, participar de sorteios ou até observar dados do nosso cotidiano envolve o conceito de probabilidade.
Nesta atividade, elaboramos 10 exercícios variados, com situações que vão desde sorteios, roletas e dados, até interpretação de tabelas, resultados de pesquisas e desafios do dia a dia. Uma proposta pensada para estimular o raciocínio lógico e desenvolver nos alunos a compreensão de como o acaso faz parte da nossa rotina.
📝 Atividade – Probabilidade: Jogos, Situações e Desafios
1. Sorteio de Balas
Em uma caixa há 4 balas de morango, 5 de uva e 3 de abacaxi.
a) Qual é a probabilidade de pegar uma bala de uva?
b) E de pegar uma bala que não seja de morango?
2. Lançamento de Dois Dados
Ao lançar dois dados comuns, qual é a probabilidade de:
a) A soma dos dados ser igual a 7?
b) Sair dois números iguais?
3. Pesquisa na Sala
Em uma pesquisa na sala, os alunos disseram seus pets:
Animal | Quantidade |
---|---|
Cachorro | 10 |
Gato | 5 |
Peixe | 3 |
Coelho | 2 |
a) Se escolhermos um aluno aleatoriamente, qual a probabilidade de ele ter cachorro?
b) E de ter peixe?
4. Roleta das Cores
Uma roleta tem 10 partes iguais: 4 vermelhas, 3 azuis e 3 amarelas.
a) Qual é a probabilidade de a seta parar na cor azul?
b) Qual a chance de NÃO cair na cor vermelha?
5. Jogo de Futebol
O time “Bola de Ouro” jogou 20 partidas. Veja os resultados:
- 12 vitórias
- 5 empates
- 3 derrotas
Se escolhermos aleatoriamente uma dessas partidas, qual é a probabilidade de:
a) Ter sido uma vitória?
b) Não ter sido derrota?
6. Análise de Dados – Clima
No mês passado, em 30 dias, o clima foi:
- 18 dias de sol
- 7 dias nublados
- 5 dias de chuva
a) Qual a probabilidade de escolher um dia que estava chovendo?
b) E de NÃO ter sido um dia nublado?
7. Jogo das Cartas
Um baralho possui 30 cartas numeradas de 1 a 10, com 3 cartas para cada número.
a) Qual é a chance de tirar uma carta com o número 7?
b) E de tirar uma carta que seja um número par?
8. Dado Especial
Em um dado especial, as faces são: estrela, coração, círculo, quadrado, triângulo e estrela.
a) Qual é a probabilidade de sair estrela?
b) E de sair triângulo?
9. Saco de Tintas
Dentro de um saco há 8 bisnagas de tinta: 2 pretas, 3 brancas e 3 azuis.
a) Qual é a chance de pegar uma tinta preta?
b) E de NÃO sair azul?
10. Desafio Final – Jogo da Moeda
Ao lançar uma moeda 3 vezes, qual é a probabilidade de:
a) Sair cara nas três vezes?
b) Sair pelo menos uma coroa?
✅ Gabarito da Atividade
1.
a) 5/12 ≈ 41,67%
b) 8/12 = 2/3 ≈ 66,67%
2.
a) 6/36 = 1/6 ≈ 16,67%
(Combinações que somam 7: (1,6), (2,5), (3,4), (4,3), (5,2), (6,1))
b) 6/36 = 1/6 ≈ 16,67%
(Pares: (1,1), (2,2), (3,3), (4,4), (5,5), (6,6))
3.
Total de alunos: 10 + 5 + 3 + 2 = 20
a) 10/20 = 1/2 = 50%
b) 3/20 = 15%
4.
a) 3/10 = 30%
b) 6/10 = 60% (não vermelho)
5.
a) 12/20 = 60%
b) 17/20 = 85% (não derrota)
6.
a) 5/30 = 1/6 ≈ 16,67%
b) 23/30 ≈ 76,67% (não nublado)
7.
a) 3/30 = 1/10 = 10%
b) 15/30 = 1/2 = 50% (números pares: 2, 4, 6, 8, 10 → 5 números × 3 cartas = 15)
8.
a) 2/6 = 1/3 ≈ 33,33% (estrela aparece duas vezes)
b) 1/6 ≈ 16,67% (triângulo aparece uma vez)
9.
a) 2/8 = 1/4 = 25%
b) 5/8 ≈ 62,5% (não azul)
10.
a) (1/2)³ = 1/8 = 12,5%
b) 1 – (1/8) = 7/8 ≈ 87,5% (sair pelo menos uma coroa)
Conclusão
Explorar a probabilidade através de situações variadas, que fazem parte do cotidiano dos alunos, torna o aprendizado muito mais significativo. Esta atividade permite que eles percebam que o conceito de chance está presente em jogos, pesquisas, fenômenos da natureza e decisões do dia a dia.
Sinta-se à vontade para adaptar este material, promover debates, transformar em dinâmicas coletivas e enriquecer ainda mais suas aulas!