Atividade de Substantivos, Adjetivos e Verbos para 6º Ano

De acordo com a BNCC (EF06LP04), os alunos do 6º ano devem ser capazes de compreender como os substantivos, adjetivos e verbos se organizam nos textos, reconhecendo sua função e flexões. Também é importante identificar o uso dos verbos nos modos Indicativo, Subjuntivo e Imperativo, pois isso mostra como a língua expressa certezas, desejos, ordens, conselhos e negações.

✏️ Pacote de Atividades de Português

Atividades prontas, com gabarito e editáveis para facilitar seu planejamento.
Já ajudou mais de 1.000 educadores!

👉 Ver Pacote Completo

Nesta atividade, os estudantes vão trabalhar o tema de forma prática e criativa, analisando trechos, reescrevendo frases, produzindo pequenos textos e refletindo sobre o uso da língua em diferentes contextos.


Lista de Exercícios

  1. Leia o trecho:
    “A biblioteca silenciosa guardava segredos em suas estantes altas.”
    – Identifique dois substantivos e um adjetivo presentes no trecho.
  2. Reescreva a frase trocando o adjetivo por outro de sentido oposto:
    A menina estava contente com a notícia.
  3. Observe:
    “Os rios caudalosos cortavam a floresta verdejante.”
    – Explique como os adjetivos modificam o sentido dos substantivos nessa frase.
  4. Leia o cartaz:
    “Não jogue lixo no chão. Preserve sua cidade limpa!”
    – Qual é o modo verbal usado? O que ele expressa?
  5. Crie uma frase no modo Indicativo que mostre algo que você faz todos os dias.
  6. Agora, escreva uma frase no Subjuntivo que mostre um desejo ou hipótese.
  7. Reescreva a frase abaixo no Imperativo afirmativo:
    Você deve estudar para a prova.
  8. Reescreva a mesma frase no Imperativo negativo.
  9. Leia o diálogo:
    – João: “Amanhã vou ao cinema.”
    – Pedro: “Espero que você me convide.”
    – Qual das falas está no Indicativo? Qual está no Subjuntivo? Explique.
  10. Imagine que você é um professor(a) dando orientações para a turma. Escreva duas frases no imperativo (uma afirmativa e uma negativa).
  11. Leia:
    “Se todos colaborassem, a escola seria mais organizada.”
    – O verbo “colaborassem” está em qual modo? O que ele indica?
  12. Produção criativa:
    Escreva três frases curtas usando o mesmo substantivo (“amigo”) com adjetivos diferentes que mudem totalmente o sentido.
  13. Reflita e responda:
    Por que é importante saber usar corretamente os modos verbais (Indicativo, Subjuntivo e Imperativo) na comunicação do dia a dia?

Gabarito orientativo

  1. Substantivos: biblioteca, estantes – Adjetivo: silenciosa.
  2. A menina estava triste com a notícia.
  3. Os adjetivos “caudalosos” e “verdejante” qualificam os substantivos, transmitindo intensidade e riqueza à descrição.
  4. Modo Imperativo – Expressa ordem/conselho.
  5. Exemplo: Eu estudo todas as noites.
  6. Exemplo: Tomara que não chova amanhã.
  7. Estude para a prova.
  8. Não estude de última hora.
  9. Indicativo: “Amanhã vou ao cinema.” Subjuntivo: “Espero que você me convide.” – Um mostra certeza, o outro desejo.
  10. Exemplos: Façam a lição! / Não conversem agora!
  11. Subjuntivo – Indica hipótese/condição.
  12. Exemplos: Amigo leal, Amigo falso, Amigo divertido.
  13. Porque cada modo verbal transmite intenções diferentes: certeza, hipótese ou ordem; isso evita mal-entendidos e melhora a clareza na comunicação.

Conclusão

Essa atividade estimula os alunos a pensar a língua em uso, analisando textos, criando exemplos e refletindo sobre substantivos, adjetivos e verbos nos diferentes modos. Mais do que decorar regras, eles aprendem a perceber como a gramática dá forma às ideias e intenções na comunicação.


Veja mais Atividades de Português aqui

📚 Gostou do conteúdo?

Que tal garantir um Pacote Completo de Atividades Prontas como essa?

Um material pronto para imprimir, com baixo investimento e que vai te poupar horas de preparação!

👉 Ver Pacote de Atividades

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pacote de Atividades de Português Banner