Interpretação do Hino da Independência do Brasil 6º ao 9º Ano

Atividade Interpretação do Hino da Independência do Brasil - 6º ao 9º Ano

O Hino da Independência do Brasil foi escrito em 1822, com letra de Evaristo da Veiga e música de D. Pedro I, como símbolo da emancipação política. Trabalhar esse hino em sala de aula é uma excelente forma de unir literatura, interpretação de texto e história nacional, desenvolvendo o senso crítico dos alunos sobre o significado da liberdade e da identidade brasileira.

✏️ Pacote de Atividades de Português do 6º ao 9º Ano

✔Atividades em Word   ✔Editáveis   ✔Com Gabarito   ✔Alinhadas à BNCC

Já ajudou + de 1.000 Educadores a economizar horas de planejamento.

Quero Conhecer o Pacote!

Garantia de satisfação de 7 dias


Hino da Independência do Brasil

Primeira estrofe
Já podeis da pátria filhos
Ver contente a mãe gentil;
Já raiou a liberdade
No horizonte do Brasil.

Estribilho
Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Segunda estrofe
Os grilhões que nos forjavam
Da perfídia astuto ardil…
Houve mão mais poderosa,
Sob a guarda do céu viril.

Estribilho
Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Terceira estrofe
Não temais ímpias falanges
Que apresentam face hostil;
Vossos peitos, vossos braços
São muralhas do Brasil.

Estribilho
Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.

Quarta estrofe
Parabéns, ó brasileiros,
Já, com garbo varonil,
Do universo entre as nações
Resplandece a do Brasil.

Estribilho
Brava gente brasileira!
Longe vá… temor servil:
Ou ficar a pátria livre
Ou morrer pelo Brasil.


Atividade com Questões de Interpretação

1. O hino apresenta a pátria como uma “mãe gentil”. Explique o sentido dessa metáfora.

2. Na primeira estrofe, a palavra “liberdade” aparece como algo que “raia no horizonte”. O que essa imagem transmite sobre o momento histórico de 1822?

3. O refrão “Ou ficar a pátria livre / ou morrer pelo Brasil” sugere qual sentimento em relação à Independência?

4. Explique o que são os “grilhões que nos forjavam” mencionados na segunda estrofe.

5. A terceira estrofe diz que “Vossos peitos, vossos braços / são muralhas do Brasil”. O que essa metáfora revela sobre a visão do povo brasileiro no hino?

6. Identifique no hino duas expressões de linguagem de exaltação patriótica.

7. Na última estrofe, o Brasil é colocado “entre as nações do universo”. Qual a intenção desse verso?

8. Relacione o Hino da Independência com a realidade social do Brasil em 1822. Quem foi de fato beneficiado com a emancipação política?

9. Reescreva em linguagem atual o refrão “Brava gente brasileira! / Longe vá… temor servil”.

10. Produza um pequeno parágrafo (5 a 7 linhas) sobre o que significa, para você, a palavra Independência no século XXI.


Gabarito sugerido

1. Representa o Brasil como uma mãe protetora, acolhedora e motivo de orgulho para seus “filhos” (o povo).
2. Transmite a ideia de um novo começo, de esperança e de futuro promissor com a conquista da autonomia.
3. Expressa patriotismo e disposição de lutar até a morte pela liberdade da pátria.
4. Simbolizam a dominação portuguesa e as restrições impostas ao Brasil antes da Independência.
5. Indica que o povo é visto como defesa e sustentação da nação, sendo comparado a muralhas.
6. Exemplos: “Brava gente brasileira”, “resplandece a do Brasil”.
7. Exaltar o Brasil como uma nação livre, soberana e respeitada no cenário internacional.
8. Principalmente a elite agrária e política, já que escravizados, indígenas e camadas populares não tiveram os mesmos benefícios.
9. Exemplo: “Povo corajoso do Brasil! Que desapareça qualquer medo de ser dominado.”
10. Resposta pessoal – deve destacar ideias como autonomia, cidadania, democracia, igualdade de direitos.


Atividade sobre Hino da Independência do Brasil em PDF

Conclusão

Com esta atividade, os alunos poderão interpretar um hino histórico, identificar metáforas e recursos expressivos da linguagem, além de relacionar o texto com o contexto social do Brasil em 1822 e refletir sobre o significado de independência nos dias atuais.


Veja mais Atividades de Português aqui

📘 Gostou da Atividade?

Essa foi apenas uma amostra!

✅ Quero o Pacote Completo!

📥 Acesso imediato em minutos após o pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner do Pacote Atividades de Português