Atividade para identificar informações explícitas e implícitas no texto

Trabalhar com informações explícitas e implícitas é uma habilidade crucial para alunos do 9º ano, desenvolvendo a capacidade de análise profunda de textos e leitura crítica. Nesta atividade, apresentamos um texto instigante, seguido de questões que desafiam os alunos a identificar esses dois tipos de informações. Professores podem aplicar diretamente em sala de aula ou utilizar como inspiração para outras atividades.

Instruções para os alunos

Antes de iniciar a leitura, é importante entender os dois conceitos que vamos explorar nesta atividade:

  1. Informações explícitas: São aquelas claramente apresentadas no texto. Elas não exigem dedução ou interpretação, pois estão escritas de forma direta. Por exemplo, se o texto disser que “Helena encontrou um baú no sótão”, essa é uma informação explícita.
  2. Informações implícitas: São aquelas que não estão escritas de maneira direta, mas podem ser inferidas com base no contexto, nas pistas fornecidas pelo autor ou na relação entre as ideias do texto. Por exemplo, se o texto mencionar que Helena hesitou ao abrir o baú, podemos inferir que ela estava com medo ou insegura, mesmo que isso não tenha sido dito diretamente.

Leia o texto com atenção, identifique esses dois tipos de informações e responda às perguntas que seguem. Lembre-se de justificar suas respostas, especialmente ao tratar das informações implícitas.


Texto para interpretação: A Escolha de Helena

Helena cresceu em uma cidade grande, acostumada ao ritmo frenético e à constante correria. Aos 25 anos, decidiu buscar um trabalho que unisse sua paixão pela natureza e o desejo de fazer a diferença. Após meses de busca, recebeu uma proposta de emprego como coordenadora de um projeto de reflorestamento em uma pequena cidade do interior.

Embora a ideia parecesse perfeita, Helena hesitou. Aceitar significava se afastar de sua família e amigos, além de abrir mão do conforto que a cidade grande oferecia. Por outro lado, era uma oportunidade única de trabalhar em algo que realmente acreditava.

Após semanas de reflexão, Helena fez as malas e partiu. No início, enfrentou desafios como a solidão e a adaptação a uma rotina mais simples. No entanto, à medida que via as áreas devastadas ganharem vida com novas árvores e o envolvimento da comunidade local, percebeu que sua escolha tinha sido mais do que profissional: era um chamado para algo maior.

O impacto do projeto foi além do esperado, transformando não apenas a paisagem, mas também as relações entre as pessoas do vilarejo. Helena encontrou ali um propósito que ia muito além de sua própria realização.


Questões de interpretação

  1. Qual era o trabalho oferecido a Helena?
    a) Professora em uma escola do interior
    b) Coordenadora de um projeto de reflorestamento
    c) Cientista em um laboratório florestal
    d) Administradora de uma fazenda
  2. Por que Helena hesitou em aceitar o trabalho?
    a) O salário era baixo
    b) Ela tinha medo de mudanças
    c) Ela precisava deixar a cidade grande e sua rede de apoio
    d) Não tinha certeza de suas habilidades
  3. O que mudou na comunidade local com o projeto de Helena?
    a) Apenas a paisagem
    b) Relações entre as pessoas e a paisagem
    c) A economia da região
    d) A organização política do vilarejo
  4. O que o texto sugere sobre o caráter de Helena?
    a) Cite elementos que indicam como ela enfrentou os desafios.
  5. Qual foi a principal motivação de Helena ao aceitar o trabalho?
    a) Interesse financeiro
    b) Desejo de fazer a diferença
    c) Necessidade de sair da cidade grande
    d) Busca por tranquilidade
  6. Como o texto demonstra que o projeto de Helena foi bem-sucedido?
  7. O que podemos inferir sobre a relação entre Helena e a comunidade ao final do texto?
  8. Escreva um parágrafo refletindo sobre como decisões difíceis podem levar ao crescimento pessoal e ao impacto positivo na vida de outras pessoas.

Gabarito

  1. b) Coordenadora de um projeto de reflorestamento
  2. c) Ela precisava deixar a cidade grande e sua rede de apoio
  3. b) Relações entre as pessoas e a paisagem
  4. Helena é determinada e resiliente, pois superou a solidão e a adaptação a uma rotina simples para alcançar seu propósito maior.
  5. b) Desejo de fazer a diferença
  6. O texto menciona que o projeto transformou tanto a paisagem quanto as relações da comunidade, indicando sucesso ambiental e social.
  7. A relação entre Helena e a comunidade tornou-se forte, pois ela passou a ser vista como alguém que trouxe mudanças significativas.
  8. Resposta pessoal. Espera-se que o aluno analise o crescimento pessoal e o impacto social que escolhas corajosas podem gerar.

Encerramento

Esta atividade ajuda os alunos a refletirem sobre escolhas pessoais e seus impactos, além de praticarem a identificação de informações explícitas e implícitas em textos. Professores podem usar o material para estimular debates em sala de aula, contribuindo para o desenvolvimento crítico dos estudantes.

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