Ao trabalhar a habilidade (EF06HI12) – Associar o conceito de cidadania a dinâmicas de inclusão e exclusão na Grécia e Roma antigas, é fundamental apresentar aos alunos como a noção de cidadania se formou em diferentes sociedades.
Nesta atividade, vamos focar apenas na Grécia Antiga, especialmente em Atenas, onde o conceito de cidadania estava diretamente ligado à vida política da pólis. Esse tema ajuda a compreender que a cidadania nem sempre foi universal: muitos grupos eram excluídos, o que gera reflexões importantes para os dias atuais.
Atividade – Cidadania na Grécia Antiga
Leia o trecho abaixo antes de responder às questões:
Na Atenas do século V a.C., apenas uma parte da população tinha acesso aos direitos de cidadania. Para ser considerado cidadão, era necessário ser homem, maior de idade, nascido em Atenas e filho de pai e mãe atenienses. Esses cidadãos podiam participar da Eclésia, a assembleia popular que tomava decisões importantes para a pólis. No entanto, grande parte da população estava excluída: mulheres, estrangeiros (metecos) e escravizados não tinham direito de participar da vida política.
Questões
- Quem eram considerados cidadãos em Atenas?
- Cite dois grupos que não tinham acesso à cidadania.
- Qual era a principal atividade política que o cidadão ateniense podia exercer?
- Explique por que a cidadania em Atenas pode ser considerada excludente.
- Compare: na sua opinião, como a cidadania na Grécia Antiga se diferencia da cidadania que temos hoje no Brasil?
- Verdadeiro (V) ou Falso (F):
a) Mulheres atenienses podiam votar nas assembleias.
b) Escravizados não eram considerados cidadãos.
c) Apenas homens filhos de atenienses tinham direito à cidadania. - Complete a frase: “A cidadania em Atenas estava ligada à _________________ e não incluía __________________ e ___________________.”
- Reflita: Por que estudar o conceito de cidadania na Grécia Antiga é importante para entendermos os desafios da cidadania no mundo atual?
Gabarito
- Homens, maiores de idade, nascidos em Atenas, filhos de pai e mãe atenienses.
- Mulheres, estrangeiros (metecos) e escravizados.
- Participar da Eclésia (assembleia popular).
- Porque excluía a maior parte da população: mulheres, estrangeiros e escravizados.
- Resposta pessoal: hoje a cidadania é mais ampla e inclui homens e mulheres, independentemente da origem.
- a) Falsa – b) Verdadeira – c) Verdadeira.
- “A cidadania em Atenas estava ligada à vida política e não incluía mulheres e escravizados.”
- Resposta pessoal: ajuda a compreender que a cidadania é uma conquista histórica e que a inclusão foi ampliada ao longo do tempo.
Atividade Completa em PDF
Conclusão
Essa atividade proporciona ao professor a oportunidade de comparar passado e presente, mostrando que o conceito de cidadania foi restritivo na Grécia Antiga, mas que ao longo da história ganhou novos significados e ampliou direitos. O exercício também permite estimular a reflexão crítica dos alunos sobre inclusão, exclusão e participação política em diferentes contextos.