Atividade sobre Estado, Nação, Território para 8º Ano

De acordo com a BNCC (EF08GE05), é importante que os estudantes do 8º ano aprendam a aplicar os conceitos de Estado, nação, território, governo e país para compreender conflitos e tensões na contemporaneidade, com destaque para as situações geopolíticas na América e na África após a Segunda Guerra Mundial.
Esses conceitos ajudam a interpretar disputas de fronteiras, guerras civis, movimentos separatistas e outros conflitos que moldam a política mundial. Nesta atividade, exploraremos exemplos concretos da realidade contemporânea, favorecendo a reflexão crítica.


Exercícios sobre Estado, Nação, Território

1. Explique com suas palavras o que significa Estado.


2. Diferencie nação de país.


3. Complete as lacunas:
O ______________ é o espaço delimitado por fronteiras, onde se exerce a soberania.
A ______________ é um conjunto de pessoas que compartilham identidade cultural, língua e tradições.


4. Cite um exemplo de nação sem Estado próprio.


5. O que é território e por que ele é importante nas disputas geopolíticas?


6. Explique a diferença entre governo e Estado.


7. Aponte um exemplo de conflito contemporâneo na América relacionado a disputas de território ou poder político.


8. Aponte um exemplo de conflito contemporâneo na África relacionado a tensões étnicas ou territoriais.


9. Analise a frase:
“Após a Segunda Guerra Mundial, o mundo passou por intensas transformações políticas e a África sofreu diversos processos de independência.”

  • Explique como esse processo influenciou na ocorrência de conflitos no continente africano.

10. Elabore um pequeno texto (4 a 5 linhas) explicando como os conceitos de Estado, nação, território, governo e país ajudam a entender os conflitos atuais.


Gabarito

1. O Estado é a organização política e administrativa de um povo em um território delimitado, exercendo soberania.

2.

  • Nação: grupo de pessoas que compartilham identidade cultural, história, língua.
  • País: entidade política reconhecida internacionalmente, com território e governo.

3.

  • Estado/País → território delimitado
  • Nação → identidade cultural

4. Os curdos (nação sem Estado).

5. Território é o espaço físico sob controle de um Estado. É importante porque nele se concentram recursos naturais, populações e disputas de poder.

6. O governo é o grupo de pessoas que exerce temporariamente o poder político. O Estado é permanente, constituído pelo povo, território e instituições.

7. Exemplo: tensões políticas e fronteiriças na Venezuela (crise migratória que afeta países vizinhos).

8. Exemplo: conflitos no Sudão do Sul, marcados por disputas étnicas e territoriais.

9. As independências na África, muitas vezes, não respeitaram fronteiras étnicas e culturais, o que levou a conflitos internos, guerras civis e disputas por poder e território.

10. Resposta pessoal. Exemplo: “Esses conceitos ajudam a compreender que os conflitos envolvem não apenas territórios, mas também identidades culturais, governos em disputa e a busca por soberania. Assim, podemos entender melhor as tensões no mundo atual.”


Conclusão

Compreender os conceitos de Estado, nação, território, governo e país é fundamental para interpretar conflitos contemporâneos, sobretudo nas Américas e na África, onde fatores históricos, culturais e políticos se misturam. Trabalhar essa habilidade possibilita que os alunos percebam como a geografia política influencia diretamente a vida das populações e a organização do espaço mundial.


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