Atividade sobre Pronomes para 6º e 7º Ano com Gabarito

Atividade sobre Pronomes para 6º e 7º Ano com Gabarito

Os pronomes são palavras fundamentais na construção de textos coesos e claros. Eles substituem ou acompanham os substantivos, evitando repetições e tornando a comunicação mais eficiente. Ensinar o uso correto dos pronomes ajuda os alunos a desenvolver a habilidade de escrever e compreender textos com mais precisão e fluidez, um objetivo importante nas habilidades da BNCC para Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II.

✏️ Pacote de Atividades de Português do 6º ao 9º Ano

✔Atividades em Word   ✔Editáveis   ✔Com Gabarito   ✔Alinhadas à BNCC

Já ajudou + de 1.000 Educadores a economizar horas de planejamento.

Quero Conhecer o Pacote!

Garantia de satisfação de 7 dias

Esta atividade foi elaborada para alunos do 6º e 7º ano, abrangendo os principais tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos, interrogativos e de tratamento. O material inclui explicações teóricas, exercícios de fixação e aplicação prática, além de um gabarito completo com explicações para auxiliar o professor na correção e no reforço do conteúdo.


Parte Teórica: o que são pronomes

Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando as pessoas do discurso (quem fala, com quem se fala e de quem se fala).

Exemplo:

  • João é inteligente. Ele sempre estuda.
    (O pronome ele substitui o substantivo João.)

1. Pronomes pessoais

Indicam as pessoas do discurso.

Pessoas do discurso:

  • 1ª pessoa: quem fala (eu, nós)
  • 2ª pessoa: com quem se fala (tu, vós)
  • 3ª pessoa: de quem se fala (ele, ela, eles, elas)

Tipos de pronomes pessoais:

  • Reto (sujeito da oração): eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas
  • Oblíquo (objeto da oração): me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes, consigo, mim, comigo, ti, contigo etc.

Exemplos:

  • Eu gosto de estudar. (reto)
  • Ele me ajudou com a lição. (oblíquo)

2. Pronomes possessivos

Indicam posse em relação às pessoas do discurso.

PessoaSingularPlural
meu, minhanossos, nossas
teu, tuavossos, vossas
seu, suaseus, suas

Exemplo:

  • Meu livro está na mesa.
  • Nossas ideias são parecidas.

3. Pronomes demonstrativos

Indicam a posição de algo em relação às pessoas do discurso (perto, longe etc.).

SituaçãoSingularPlural
Perto de quem falaeste, estaestes, estas
Perto de quem ouveesse, essaesses, essas
Longe de ambosaquele, aquelaaqueles, aquelas

Exemplo:

  • Este caderno é meu.
  • Aquele aluno é dedicado.

4. Pronomes indefinidos

Indicam quantidade ou identidade de forma imprecisa.

Exemplos: alguém, ninguém, todos, cada, algo, qualquer, muito, pouco, certo, outro.

Exemplo:

  • Alguém deixou o casaco aqui.
  • Todos vieram à aula.

5. Pronomes relativos

Relacionam uma oração a um termo anterior (geralmente substituindo um substantivo).

Principais pronomes relativos: que, quem, onde, cujo, qual, quanto.

Exemplo:

  • O livro que comprei é interessante.
  • A pessoa com quem falei é simpática.

6. Pronomes interrogativos

Usados em perguntas diretas ou indiretas.

Exemplos: quem, que, qual, quanto.

Exemplo:

  • Quem veio ontem?
  • Qual é sua cor preferida?

7. Pronomes de tratamento

Usados para se dirigir respeitosamente a alguém.

Exemplos: você, senhor, senhora, vossa excelência, vossa majestade, vossa senhoria.

Exemplo:

  • Vossa Senhoria deve comparecer à reunião.
  • Você estudou para a prova?

Exercícios sobre Pronomes

1. Identifique a classe gramatical da palavra destacada:
Ela chegou cedo à escola.”
a) substantivo
b) pronome
c) advérbio
d) artigo


2. Na frase “Ele me ajudou com a lição”, o pronome “me” é:
a) pessoal do caso reto
b) pessoal do caso oblíquo
c) possessivo
d) indefinido


3. Assinale a alternativa que apresenta apenas pronomes pessoais:
a) eu, ele, nós
b) meu, seu, nosso
c) este, esse, aquele
d) alguém, ninguém, tudo


4. Na frase “Deixei meu caderno em casa”, o pronome “meu” indica:
a) posse
b) dúvida
c) lugar
d) tempo


5. Assinale a alternativa em que há um pronome demonstrativo:
a) Este livro é interessante.
b) Eu gosto de ler.
c) Nossos colegas chegaram.
d) Todos estudaram.


6. Assinale a alternativa que contém um pronome indefinido:
a) Alguém esqueceu a mochila.
b) Este lápis é meu.
c) Eu comprei frutas.
d) Tu estudaste ontem.


7. Na frase “O aluno que chegou atrasado pediu desculpas”, o pronome “que” é:
a) indefinido
b) relativo
c) possessivo
d) interrogativo


8. Complete com o pronome possessivo adequado:
“Nós trouxemos _______ trabalhos de casa.”
a) seus
b) nossos
c) meus
d) teus


9. Assinale a alternativa que contém um pronome de tratamento:
a) O senhor pode entrar.
b) Aquela menina chegou.
c) Todos estudaram muito.
d) Eu gosto de você.


10. Na frase “A professora, que é muito dedicada, explicou novamente o conteúdo”, o termo “que” estabelece relação entre:
a) duas orações — principal e subordinada adjetiva
b) dois substantivos
c) dois adjetivos
d) dois verbos


11. Assinale a alternativa em que o pronome retoma um termo já citado:
a) Gosto de filmes. Eles me divertem.
b) Comprei frutas no mercado.
c) Amanhã choverá muito.
d) Ela e eu estudamos.


12. Assinale o pronome interrogativo usado para perguntar sobre pessoas:
a) quem
b) qual
c) quanto
d) que


13. Complete corretamente:
“Maria sempre se preocupa com _______ filhos.” (Contexto definido: os filhos são de Maria.)
a) seus
b) nossos
c) teus
d) meus


14. Na frase “Tudo deu certo na apresentação”, o pronome “tudo” é:
a) indefinido
b) possessivo
c) pessoal
d) demonstrativo


15. Substitua o substantivo repetido por um pronome pessoal:
“Os meninos foram ao parque. Os meninos brincaram muito.”


16. Assinale a frase em que há erro no uso do pronome possessivo:
a) Minha amiga chegou cedo.
b) Seu mãe está cansada.
c) Nossos colegas viajaram.
d) Teus sapatos estão novos.


17. Assinale a alternativa em que o pronome indica pessoa ausente:
a) eu
b) tu
c) ele
d) nós


18. Complete as lacunas corretamente:
(Contexto: existem dois livros sobre a mesa, um perto e outro distante)
“_____ livro é meu, mas _____ é seu.”
a) Este – aquele
b) Aquele – este
c) Meu – teu
d) Nenhum – outro


19. Assinale a frase em que o pronome exerce função de objeto direto:
a) Ela me convidou para a festa.
b) Eu dormi cedo.
c) Nós estudamos matemática.
d) Tudo foi resolvido.


20. Complete a frase com o pronome demonstrativo adequado:
(Contexto: Referindo-se a algo longe dos falantes)
“Você viu _______ casa no alto do morro?”
a) essa
b) esta
c) aquela
d) tua



Gabarito

  1. b) “Ela” é pronome pessoal do caso reto, sujeito da oração.
  2. b) “Me” é pronome pessoal do caso oblíquo, objeto direto de “ajudou”.
  3. a) Todos são pronomes pessoais.
  4. a) “Meu” indica posse.
  5. a) “Este” é pronome demonstrativo.
  6. a) “Alguém” é pronome indefinido.
  7. b) “Que” é pronome relativo, liga duas orações.
  8. b) “Nossos” indica posse da 1ª pessoa do plural.
  9. a) “Senhor” é pronome de tratamento.
  10. a) “Que” liga oração principal e subordinada adjetiva.
  11. a) “Eles” retoma o termo “filmes”.
  12. a) “Quem” é pronome interrogativo usado para pessoas.
  13. a) “Seus” indica posse de Maria.
  14. a) “Tudo” é pronome indefinido.
  15. Resposta: Os meninos foram ao parque. Eles brincaram muito.
     “Eles” substitui o substantivo repetido “os meninos”.
  16. b) “Seu mãe” é incorreto → o certo é “sua mãe”.
  17. c) “Ele” indica pessoa ausente (3ª pessoa).
  18. a) “Este” indica proximidade; “aquele” distância.
  19. a) “Me” é objeto direto do verbo “convidou”.
  20. c) “Aquela” indica algo distante de quem fala e ouve.

Conclusão

Trabalhar com os pronomes de forma contextualizada permite que o aluno compreenda o papel dessas palavras não apenas na gramática, mas na construção de textos coesos e expressivos. Esta atividade completa favorece a identificação, a classificação e o uso consciente dos diferentes tipos de pronomes, desenvolvendo competências importantes previstas na BNCC para o componente de Língua Portuguesa.

O professor pode utilizar este material em sala de aula, como avaliação diagnóstica, reforço ou revisão, incentivando os alunos a reconhecerem os pronomes como aliados da clareza e da expressividade textual.

Veja mais Atividades de Português

📘 Gostou da Atividade?

Essa foi apenas uma amostra!

✅ Quero o Pacote Completo!

📥 Acesso imediato em minutos após o pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner do Pacote Atividades de Português