Os pronomes são palavras fundamentais na construção de textos coesos e claros. Eles substituem ou acompanham os substantivos, evitando repetições e tornando a comunicação mais eficiente. Ensinar o uso correto dos pronomes ajuda os alunos a desenvolver a habilidade de escrever e compreender textos com mais precisão e fluidez, um objetivo importante nas habilidades da BNCC para Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II.
✏️ Pacote de Atividades de Português do 6º ao 9º Ano
✔Atividades em Word ✔Editáveis ✔Com Gabarito ✔Alinhadas à BNCC
Já ajudou + de 1.000 Educadores a economizar horas de planejamento.
Quero Conhecer o Pacote!Garantia de satisfação de 7 dias
Esta atividade foi elaborada para alunos do 6º e 7º ano, abrangendo os principais tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos, interrogativos e de tratamento. O material inclui explicações teóricas, exercícios de fixação e aplicação prática, além de um gabarito completo com explicações para auxiliar o professor na correção e no reforço do conteúdo.
Parte Teórica: o que são pronomes
Pronome é a palavra que substitui ou acompanha o substantivo, indicando as pessoas do discurso (quem fala, com quem se fala e de quem se fala).
Exemplo:
- João é inteligente. Ele sempre estuda.
(O pronome ele substitui o substantivo João.)
1. Pronomes pessoais
Indicam as pessoas do discurso.
Pessoas do discurso:
- 1ª pessoa: quem fala (eu, nós)
- 2ª pessoa: com quem se fala (tu, vós)
- 3ª pessoa: de quem se fala (ele, ela, eles, elas)
Tipos de pronomes pessoais:
- Reto (sujeito da oração): eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas
- Oblíquo (objeto da oração): me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes, consigo, mim, comigo, ti, contigo etc.
Exemplos:
- Eu gosto de estudar. (reto)
- Ele me ajudou com a lição. (oblíquo)
2. Pronomes possessivos
Indicam posse em relação às pessoas do discurso.
Pessoa | Singular | Plural |
---|---|---|
1ª | meu, minha | nossos, nossas |
2ª | teu, tua | vossos, vossas |
3ª | seu, sua | seus, suas |
Exemplo:
- Meu livro está na mesa.
- Nossas ideias são parecidas.
3. Pronomes demonstrativos
Indicam a posição de algo em relação às pessoas do discurso (perto, longe etc.).
Situação | Singular | Plural |
---|---|---|
Perto de quem fala | este, esta | estes, estas |
Perto de quem ouve | esse, essa | esses, essas |
Longe de ambos | aquele, aquela | aqueles, aquelas |
Exemplo:
- Este caderno é meu.
- Aquele aluno é dedicado.
4. Pronomes indefinidos
Indicam quantidade ou identidade de forma imprecisa.
Exemplos: alguém, ninguém, todos, cada, algo, qualquer, muito, pouco, certo, outro.
Exemplo:
- Alguém deixou o casaco aqui.
- Todos vieram à aula.
5. Pronomes relativos
Relacionam uma oração a um termo anterior (geralmente substituindo um substantivo).
Principais pronomes relativos: que, quem, onde, cujo, qual, quanto.
Exemplo:
- O livro que comprei é interessante.
- A pessoa com quem falei é simpática.
6. Pronomes interrogativos
Usados em perguntas diretas ou indiretas.
Exemplos: quem, que, qual, quanto.
Exemplo:
- Quem veio ontem?
- Qual é sua cor preferida?
7. Pronomes de tratamento
Usados para se dirigir respeitosamente a alguém.
Exemplos: você, senhor, senhora, vossa excelência, vossa majestade, vossa senhoria.
Exemplo:
- Vossa Senhoria deve comparecer à reunião.
- Você estudou para a prova?
Exercícios sobre Pronomes
1. Identifique a classe gramatical da palavra destacada:
“Ela chegou cedo à escola.”
a) substantivo
b) pronome
c) advérbio
d) artigo
2. Na frase “Ele me ajudou com a lição”, o pronome “me” é:
a) pessoal do caso reto
b) pessoal do caso oblíquo
c) possessivo
d) indefinido
3. Assinale a alternativa que apresenta apenas pronomes pessoais:
a) eu, ele, nós
b) meu, seu, nosso
c) este, esse, aquele
d) alguém, ninguém, tudo
4. Na frase “Deixei meu caderno em casa”, o pronome “meu” indica:
a) posse
b) dúvida
c) lugar
d) tempo
5. Assinale a alternativa em que há um pronome demonstrativo:
a) Este livro é interessante.
b) Eu gosto de ler.
c) Nossos colegas chegaram.
d) Todos estudaram.
6. Assinale a alternativa que contém um pronome indefinido:
a) Alguém esqueceu a mochila.
b) Este lápis é meu.
c) Eu comprei frutas.
d) Tu estudaste ontem.
7. Na frase “O aluno que chegou atrasado pediu desculpas”, o pronome “que” é:
a) indefinido
b) relativo
c) possessivo
d) interrogativo
8. Complete com o pronome possessivo adequado:
“Nós trouxemos _______ trabalhos de casa.”
a) seus
b) nossos
c) meus
d) teus
9. Assinale a alternativa que contém um pronome de tratamento:
a) O senhor pode entrar.
b) Aquela menina chegou.
c) Todos estudaram muito.
d) Eu gosto de você.
10. Na frase “A professora, que é muito dedicada, explicou novamente o conteúdo”, o termo “que” estabelece relação entre:
a) duas orações — principal e subordinada adjetiva
b) dois substantivos
c) dois adjetivos
d) dois verbos
11. Assinale a alternativa em que o pronome retoma um termo já citado:
a) Gosto de filmes. Eles me divertem.
b) Comprei frutas no mercado.
c) Amanhã choverá muito.
d) Ela e eu estudamos.
12. Assinale o pronome interrogativo usado para perguntar sobre pessoas:
a) quem
b) qual
c) quanto
d) que
13. Complete corretamente:
“Maria sempre se preocupa com _______ filhos.” (Contexto definido: os filhos são de Maria.)
a) seus
b) nossos
c) teus
d) meus
14. Na frase “Tudo deu certo na apresentação”, o pronome “tudo” é:
a) indefinido
b) possessivo
c) pessoal
d) demonstrativo
15. Substitua o substantivo repetido por um pronome pessoal:
“Os meninos foram ao parque. Os meninos brincaram muito.”
16. Assinale a frase em que há erro no uso do pronome possessivo:
a) Minha amiga chegou cedo.
b) Seu mãe está cansada.
c) Nossos colegas viajaram.
d) Teus sapatos estão novos.
17. Assinale a alternativa em que o pronome indica pessoa ausente:
a) eu
b) tu
c) ele
d) nós
18. Complete as lacunas corretamente:
(Contexto: existem dois livros sobre a mesa, um perto e outro distante)
“_____ livro é meu, mas _____ é seu.”
a) Este – aquele
b) Aquele – este
c) Meu – teu
d) Nenhum – outro
19. Assinale a frase em que o pronome exerce função de objeto direto:
a) Ela me convidou para a festa.
b) Eu dormi cedo.
c) Nós estudamos matemática.
d) Tudo foi resolvido.
20. Complete a frase com o pronome demonstrativo adequado:
(Contexto: Referindo-se a algo longe dos falantes)
“Você viu _______ casa no alto do morro?”
a) essa
b) esta
c) aquela
d) tua
Gabarito
- b) “Ela” é pronome pessoal do caso reto, sujeito da oração.
- b) “Me” é pronome pessoal do caso oblíquo, objeto direto de “ajudou”.
- a) Todos são pronomes pessoais.
- a) “Meu” indica posse.
- a) “Este” é pronome demonstrativo.
- a) “Alguém” é pronome indefinido.
- b) “Que” é pronome relativo, liga duas orações.
- b) “Nossos” indica posse da 1ª pessoa do plural.
- a) “Senhor” é pronome de tratamento.
- a) “Que” liga oração principal e subordinada adjetiva.
- a) “Eles” retoma o termo “filmes”.
- a) “Quem” é pronome interrogativo usado para pessoas.
- a) “Seus” indica posse de Maria.
- a) “Tudo” é pronome indefinido.
- Resposta: Os meninos foram ao parque. Eles brincaram muito.
“Eles” substitui o substantivo repetido “os meninos”. - b) “Seu mãe” é incorreto → o certo é “sua mãe”.
- c) “Ele” indica pessoa ausente (3ª pessoa).
- a) “Este” indica proximidade; “aquele” distância.
- a) “Me” é objeto direto do verbo “convidou”.
- c) “Aquela” indica algo distante de quem fala e ouve.
Conclusão
Trabalhar com os pronomes de forma contextualizada permite que o aluno compreenda o papel dessas palavras não apenas na gramática, mas na construção de textos coesos e expressivos. Esta atividade completa favorece a identificação, a classificação e o uso consciente dos diferentes tipos de pronomes, desenvolvendo competências importantes previstas na BNCC para o componente de Língua Portuguesa.
O professor pode utilizar este material em sala de aula, como avaliação diagnóstica, reforço ou revisão, incentivando os alunos a reconhecerem os pronomes como aliados da clareza e da expressividade textual.
Veja mais Atividades de Português
📘 Gostou da Atividade?
Essa foi apenas uma amostra!
✅ Quero o Pacote Completo!📥 Acesso imediato em minutos após o pagamento