Prezados professores,
Esta atividade foi desenvolvida para alunos do 8º ao 9º ano com o objetivo de promover a compreensão e a reflexão sobre racismo e preconceito, especialmente no contexto do futebol.
O esporte é uma ferramenta de união entre pessoas de diferentes origens, mas infelizmente também reflete desigualdades e atitudes discriminatórias presentes na sociedade. Discutir esses episódios ajuda os alunos a desenvolverem empatia, senso crítico e responsabilidade social.
Antes da Leitura – Para contextualizar
O racismo é uma forma de discriminação baseada na ideia de superioridade de uma raça sobre outra. Ele se manifesta de várias formas: em palavras, atitudes, piadas, exclusões ou até nas estruturas sociais.
No futebol, um espaço que deveria ser de celebração e união, ainda ocorrem episódios de racismo. Jogadores negros, por exemplo, já foram vítimas de ofensas durante jogos, e muitas vezes esses casos não são punidos de forma adequada.
Nesta atividade, vamos analisar uma situação que ocorreu recentemente, envolvendo o presidente da Conmebol, principal entidade do futebol sul-americano.
Vocabulário para compreender melhor o texto
- Conmebol – Confederação Sul-Americana de Futebol.
- Repúdio – Ato de rejeição forte a algo considerado inaceitável.
- Preconceito – Julgamento sem conhecimento, baseado em ideias equivocadas.
- Racismo – Discriminação ou preconceito com base em características raciais.
- Discriminação – Tratamento injusto ou desigual dado a uma pessoa ou grupo.
Texto de Apoio – Baseado na matéria da CNN Brasil (fev/2025)
Recentemente, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, foi criticado após fazer uma declaração considerada racista. Ao comentar a possibilidade de clubes brasileiros não participarem da Copa Libertadores por causa de denúncias de racismo, ele disse que a competição sem brasileiros seria como “Tarzan sem Chita”.
A comparação foi vista como inaceitável, pois “Chita” é uma chimpanzé das histórias do Tarzan, e isso pode ser interpretado como uma associação ofensiva e desumana aos brasileiros, muitos dos quais são vítimas de racismo.
O governo brasileiro repudiou publicamente a fala, afirmando que ela não apenas reforça estereótipos racistas, como também demonstra falta de compromisso da Conmebol com o combate à discriminação no futebol.
Após a repercussão negativa, Domínguez pediu desculpas, dizendo que não teve a intenção de ofender e que reforça seu compromisso com um futebol livre de preconceito.
Apesar das desculpas, o episódio mostra que o racismo ainda está presente até mesmo entre líderes do esporte, e que é necessário tomar atitudes concretas – não apenas discursos – para promover o respeito e a igualdade.
Fonte: CNN Brasil
Exercícios de Interpretação de Texto
- O que foi dito pelo presidente da Conmebol que gerou polêmica?
- Por que a comparação feita com “Tarzan sem Chita” foi considerada ofensiva?
- Como o governo brasileiro reagiu à declaração de Alejandro Domínguez?
- Qual foi a justificativa do presidente da Conmebol após a repercussão negativa?
- Explique com suas palavras o que é racismo.
- Você acha que pedir desculpas é suficiente em situações como essa? Por quê?
- Cite outras formas em que o racismo pode aparecer dentro ou fora do esporte.
- Na sua opinião, o que as entidades esportivas deveriam fazer para combater o racismo?
- Por que é importante discutir o racismo na escola?
- Que atitudes você, como estudante, pode ter para ajudar a combater o preconceito no seu dia a dia?
Gabarito Sugerido
- Disse que a Libertadores sem brasileiros seria como “Tarzan sem Chita”.
- Porque Chita é uma chimpanzé, e isso pode ser interpretado como uma comparação desumanizante com pessoas, o que é ofensivo e racista.
- O governo repudiou a fala e afirmou que a Conmebol precisa agir com mais firmeza contra o racismo.
- Ele pediu desculpas públicas e disse que não teve a intenção de ofender.
- Racismo é discriminar alguém por causa da cor da pele, origem ou etnia.
- Resposta pessoal, espera-se que reflita sobre a importância de ações além das desculpas.
- Pode citar piadas, exclusões, tratamento desigual, comentários ofensivos, entre outros.
- Criar campanhas educativas, aplicar punições firmes, promover diversidade nos cargos de liderança etc.
- Porque ajuda a formar cidadãos conscientes, empáticos e preparados para enfrentar injustiças.
- Resposta pessoal – pode incluir respeito ao próximo, denunciar atitudes racistas, promover inclusão.
Sugestão de Momento Coletivo em Sala
→ Debate final: Após a correção das questões, promova uma roda de conversa com os alunos.
Perguntas possíveis:
- Você já presenciou ou ouviu relatos de racismo? Como reagiu?
- O que podemos fazer para que nossa escola seja um ambiente de mais respeito e igualdade?
Encerramento
Discutir o racismo no esporte é um passo importante para compreender como essa forma de discriminação afeta pessoas em todos os espaços. Esperamos que esta atividade ajude seus alunos a refletirem sobre atitudes respeitosas e solidárias no convívio social.
Educar é também formar cidadãos conscientes e comprometidos com um mundo mais justo.