Atividade: Texto Injuntivo com Receita e Manual + Gabarito

Os textos injuntivos fazem parte do nosso cotidiano e são fundamentais para o desenvolvimento da leitura funcional dos estudantes. Receitas culinárias, bulas de remédio, manuais de instruções e tutoriais estão entre os exemplos mais comuns e acessíveis. Pensando nisso, preparamos uma atividade prática e dinâmica voltada para alunos do 7º e 8º ano, explorando diferentes gêneros injuntivos para leitura, interpretação e produção.

A proposta é trabalhar habilidades de compreensão textual, análise da linguagem utilizada em instruções e estimular a escrita a partir de situações reais. Essa atividade pode ser aplicada em sala de aula, em duplas ou grupos, ou até como tarefa avaliativa.


Atividade: Texto Injuntivo – Receita, Manual e Instruções

1. Leitura e interpretação – Receita Culinária

Leia com atenção a receita abaixo:

Bolo de Caneca

Ingredientes:

  • 1 ovo
  • 4 colheres (sopa) de leite
  • 3 colheres (sopa) de óleo
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 1 colher (café) de fermento em pó

Modo de preparo:

  1. Em uma caneca grande, adicione o ovo e bata bem com um garfo.
  2. Acrescente o leite, o óleo, o chocolate, o açúcar e a farinha, mexendo bem.
  3. Por fim, adicione o fermento e misture delicadamente.
  4. Leve ao micro-ondas por 3 minutos em potência alta.

Questões:

a) Qual é a finalidade do texto?
b) A quem esse texto se destina?
c) Que tipo de linguagem é utilizada? Formal ou informal? Justifique.
d) Cite dois verbos usados no modo imperativo.
e) Reescreva o passo 1 usando linguagem formal.


2. Leitura e Interpretação – Manual de Instruções

Leia o trecho abaixo de um manual de ventilador portátil:

Como utilizar o ventilador portátil:

  1. Conecte o cabo USB à entrada do ventilador e à fonte de energia.
  2. Pressione o botão “Power” para ligar o aparelho.
  3. Use o mesmo botão para alternar entre as velocidades: baixa, média e alta.
  4. Para desligar, mantenha o botão pressionado por 3 segundos.
  5. Limpe as hélices com um pano seco quando o ventilador estiver desligado e desconectado da tomada.

Questões:

a) Que tipo de texto é esse e qual sua principal função?
b) Por que o autor do texto indica limpar as hélices apenas com o ventilador desligado?
c) Quais verbos indicam ações que devem ser executadas pelo leitor?
d) Reescreva os passos em forma de parágrafo, utilizando conectivos (primeiro, depois, em seguida…).


3. Produção Textual – Criando Instruções

Proposta 1: Receita Criativa
Crie uma receita fictícia de algo inusitado, como: “Suco da Coragem”, “Bolo de Paciência”, “Sopa de Alegria”. Use ingredientes simbólicos e instruções claras.

Proposta 2: Tutorial de algo que você sabe fazer bem
Escreva um texto com instruções para ensinar alguém a fazer algo que você domina (ex.: como desenhar um personagem, como montar um cubo mágico, como criar um slime etc.).

Orientações:

  • Use verbos no imperativo (misture, recorte, pressione).
  • Escreva em tópicos ou parágrafo, conforme preferir.
  • Seja claro e direto!

Gabarito Sugerido

1. Receita
a) Ensinar como fazer um bolo de caneca.
b) Pessoas interessadas em culinária prática.
c) Informal – linguagem simples e acessível.
d) Bata, acrescente, misture, leve.
e) “Na caneca, adicione o ovo e misture bem utilizando um garfo.”

2. Manual
a) Texto injuntivo, com a função de orientar o uso do aparelho.
b) Por segurança, para evitar acidentes ou choques.
c) Conecte, pressione, use, desligue, limpe.
d) Primeiro, conecte o cabo USB à entrada do ventilador e à fonte. Depois, pressione o botão para ligá-lo. Em seguida, utilize o mesmo botão para mudar a velocidade. Por fim, para desligar, mantenha o botão pressionado por três segundos e só limpe quando estiver desconectado.


Conclusão

Trabalhar com textos injuntivos na prática desperta nos alunos a percepção de que a leitura vai muito além da literatura e da sala de aula. Através de receitas, manuais e tutoriais, é possível desenvolver competências textuais, uso adequado da linguagem e a capacidade de seguir e elaborar instruções claras e objetivas. Use essa atividade para propor debates, leituras em voz alta ou até apresentações dos tutoriais criados pelos próprios alunos!

Veja mais Atividades para 7° Ano

Veja mais Atividades para 8° Ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pós-Graduação do Gran Cursos Online