Os textos injuntivos fazem parte do nosso cotidiano e são fundamentais para o desenvolvimento da leitura funcional dos estudantes. Receitas culinárias, bulas de remédio, manuais de instruções e tutoriais estão entre os exemplos mais comuns e acessíveis. Pensando nisso, preparamos uma atividade prática e dinâmica voltada para alunos do 7º e 8º ano, explorando diferentes gêneros injuntivos para leitura, interpretação e produção.
A proposta é trabalhar habilidades de compreensão textual, análise da linguagem utilizada em instruções e estimular a escrita a partir de situações reais. Essa atividade pode ser aplicada em sala de aula, em duplas ou grupos, ou até como tarefa avaliativa.
Atividade: Texto Injuntivo – Receita, Manual e Instruções
1. Leitura e interpretação – Receita Culinária
Leia com atenção a receita abaixo:
Bolo de Caneca
Ingredientes:
- 1 ovo
- 4 colheres (sopa) de leite
- 3 colheres (sopa) de óleo
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó
- 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
- 4 colheres (sopa) de açúcar
- 1 colher (café) de fermento em pó
Modo de preparo:
- Em uma caneca grande, adicione o ovo e bata bem com um garfo.
- Acrescente o leite, o óleo, o chocolate, o açúcar e a farinha, mexendo bem.
- Por fim, adicione o fermento e misture delicadamente.
- Leve ao micro-ondas por 3 minutos em potência alta.
Questões:
a) Qual é a finalidade do texto?
b) A quem esse texto se destina?
c) Que tipo de linguagem é utilizada? Formal ou informal? Justifique.
d) Cite dois verbos usados no modo imperativo.
e) Reescreva o passo 1 usando linguagem formal.
2. Leitura e Interpretação – Manual de Instruções
Leia o trecho abaixo de um manual de ventilador portátil:
Como utilizar o ventilador portátil:
- Conecte o cabo USB à entrada do ventilador e à fonte de energia.
- Pressione o botão “Power” para ligar o aparelho.
- Use o mesmo botão para alternar entre as velocidades: baixa, média e alta.
- Para desligar, mantenha o botão pressionado por 3 segundos.
- Limpe as hélices com um pano seco quando o ventilador estiver desligado e desconectado da tomada.
Questões:
a) Que tipo de texto é esse e qual sua principal função?
b) Por que o autor do texto indica limpar as hélices apenas com o ventilador desligado?
c) Quais verbos indicam ações que devem ser executadas pelo leitor?
d) Reescreva os passos em forma de parágrafo, utilizando conectivos (primeiro, depois, em seguida…).
3. Produção Textual – Criando Instruções
Proposta 1: Receita Criativa
Crie uma receita fictícia de algo inusitado, como: “Suco da Coragem”, “Bolo de Paciência”, “Sopa de Alegria”. Use ingredientes simbólicos e instruções claras.
Proposta 2: Tutorial de algo que você sabe fazer bem
Escreva um texto com instruções para ensinar alguém a fazer algo que você domina (ex.: como desenhar um personagem, como montar um cubo mágico, como criar um slime etc.).
Orientações:
- Use verbos no imperativo (misture, recorte, pressione).
- Escreva em tópicos ou parágrafo, conforme preferir.
- Seja claro e direto!
Gabarito Sugerido
1. Receita
a) Ensinar como fazer um bolo de caneca.
b) Pessoas interessadas em culinária prática.
c) Informal – linguagem simples e acessível.
d) Bata, acrescente, misture, leve.
e) “Na caneca, adicione o ovo e misture bem utilizando um garfo.”
2. Manual
a) Texto injuntivo, com a função de orientar o uso do aparelho.
b) Por segurança, para evitar acidentes ou choques.
c) Conecte, pressione, use, desligue, limpe.
d) Primeiro, conecte o cabo USB à entrada do ventilador e à fonte. Depois, pressione o botão para ligá-lo. Em seguida, utilize o mesmo botão para mudar a velocidade. Por fim, para desligar, mantenha o botão pressionado por três segundos e só limpe quando estiver desconectado.
Conclusão
Trabalhar com textos injuntivos na prática desperta nos alunos a percepção de que a leitura vai muito além da literatura e da sala de aula. Através de receitas, manuais e tutoriais, é possível desenvolver competências textuais, uso adequado da linguagem e a capacidade de seguir e elaborar instruções claras e objetivas. Use essa atividade para propor debates, leituras em voz alta ou até apresentações dos tutoriais criados pelos próprios alunos!