Atividades de Regra de Três Simples para 7º e 8º Ano do Fundamental

A regra de três simples é uma ferramenta essencial no ensino fundamental, pois ajuda os alunos a compreenderem relações proporcionais de forma prática e objetiva. Nesta postagem, você encontrará uma sequência didática com preparação para a aula e 12 exercícios sobre o tema, incluindo questões discursivas e com alternativas. O objetivo é facilitar a aplicação em sala de aula e oferecer conteúdos claros e eficazes para professores.


Preparação para a Aula

  1. Revisão Inicial:
    • Explique o conceito de proporção e como ela se relaciona com a regra de três simples.
    • Use exemplos do cotidiano, como compras, receitas ou distâncias percorridas, para contextualizar o uso da regra de três.
  2. Exemplo Resolvido no Quadro:
    • Apresente um problema simples: Se 3 maçãs custam R$ 6,00, quanto custam 5 maçãs?
    • Resolva com a turma, destacando os passos:
      • Identificar grandezas.
      • Montar a proporção.
      • Resolver a equação.
  3. Dinâmica Rápida:
    • Divida a turma em grupos e forneça um problema rápido para resolução coletiva. Isso incentiva a colaboração.

Exercícios de Regra de Três Simples

  1. Um carro percorre 120 km com 8 litros de combustível. Quantos litros são necessários para percorrer 180 km?
  2. Para encher um tanque, são necessários 4 horas com uma vazão de 50 litros por hora. Quanto tempo será necessário com uma vazão de 80 litros por hora?
  3. Em uma loja, 5 camisas custam R$ 200,00. Qual é o valor de 8 camisas?
  4. Se um trabalhador realiza uma tarefa em 6 horas trabalhando 8 horas por dia, quanto tempo levaria se trabalhasse 10 horas por dia?
  5. Em uma receita, 3 xícaras de farinha são usadas para fazer 12 bolinhos. Quantas xícaras de farinha são necessárias para fazer 20 bolinhos?
  6. Se 2 lápis custam R$ 4,00, qual é o custo de 7 lápis?
    • (A) R$ 12,00
    • (B) R$ 14,00
    • (C) R$ 16,00
    • (D) R$ 18,00
  7. Um trem percorre 300 km em 5 horas. Quanto tempo levaria para percorrer 420 km?
    • (A) 6 horas
    • (B) 7 horas
    • (C) 7,5 horas
    • (D) 8 horas
  8. Em um restaurante, 4 pizzas servem 16 pessoas. Quantas pessoas são servidas com 7 pizzas?
    • (A) 24
    • (B) 26
    • (C) 28
    • (D) 32
  9. Uma torneira enche 25 litros de água em 5 minutos. Quantos litros serão enchidos em 12 minutos?
    • (A) 50 litros
    • (B) 60 litros
    • (C) 75 litros
    • (D) 100 litros
  10. Um estudante leu 40 páginas em 2 horas. Quantas páginas ele lerá em 5 horas?
    • (A) 80 páginas
    • (B) 90 páginas
    • (C) 100 páginas
    • (D) 120 páginas
  11. Uma gráfica imprime 150 livros em 10 horas. Quantos livros ela imprimirá em 24 horas?
  12. Para percorrer 360 km, um ônibus gasta 30 litros de combustível. Quantos litros serão necessários para percorrer 600 km?

Gabarito

  1. 12 litros
  2. 2,5 horas
  3. R$ 320,00
  4. 4,8 horas
  5. 5 xícaras
  6. B (R$ 14,00)
  7. C (7,5 horas)
  8. C (28 pessoas)
  9. C (75 litros)
  10. C (100 páginas)
  11. 360 livros
  12. 50 litros

Encerramento

A regra de três simples é uma habilidade prática que amplia o raciocínio lógico dos alunos, conectando conceitos matemáticos à realidade. Esperamos que as atividades apresentadas auxiliem os professores na elaboração de aulas dinâmicas e significativas. Adapte as questões conforme a necessidade da sua turma e bons estudos!

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