Como fatorar: Entendendo e aplicando a fatoração algébrica

A fatoração é um dos temas mais importantes da álgebra. Professores trabalham o assunto do 7º ao 9º ano, e ele retorna no Ensino Médio, em funções, polígonos notáveis, equações e até na Física. Fatorar significa transformar uma expressão em um produto de fatores mais simples, deixando a expressão organizada, reduzida e fácil de manipular.

Este conteúdo foi criado para professores que precisam de uma explicação completa, com exemplos claros e didáticos, e também para estudantes que desejam compreender a lógica da fatoração, incluindo fatoração com raízes. Entre as técnicas de fatoração, veremos desde o básico, como fator comum, até as mais avançadas, como trinômio quadrado perfeito e a técnica usando as raízes da equação associada.


O que significa fatorar?

Fatorar é transformar uma expressão algébrica em um produto. Se você transformar algo que estava em forma de soma ou subtração em multiplicação, então você fatorou.

Exemplos simples:
8 + 12 = 4(2 + 3)
x² + 3x = x(x + 3)

Por que isso é útil?
Porque multiplicações são muito mais fáceis de simplificar, resolver ou manipular do que somas.

A fatoração permite:

  • resolver equações de maneira mais rápida;
  • simplificar expressões complexas;
  • descobrir raízes de polinômios;
  • entender propriedades das funções.

Veja também: Exercícios de Fatoração com Gabarito


Como fatorar: principais técnicas

Aqui apresento todas as técnicas que um professor precisa trabalhar no ensino fundamental e médio.


Fator comum em evidência

A fatoração mais simples e mais usada. Quando todos os termos têm algo em comum, retiramos esse algo para fora dos parênteses.

Exemplo 1

6x + 12
O fator comum é 6.
Resultado:
6(x + 2)

Exemplo 2

15a²b + 10ab²
Fator comum: 5ab
Resultado:
5ab(3a + 2b)

Erros comuns dos alunos

  • Não observar o maior fator possível.
  • Esquecer que letras também são fatores.

Agrupamento

Quando não há fator comum para todos os termos, mas existe entre pares, fazemos grupos.

Exemplo

x² + 3x + 2x + 6
Agrupamos:
(x² + 3x) + (2x + 6)
Agora retiramos o fator comum de cada grupo:
x(x + 3) + 2(x + 3)
Observe que o fator comum agora é (x + 3):
Resultado final:
(x + 3)(x + 2)


Produtos notáveis na fatoração

Os produtos notáveis são padrões conhecidos. Quando identificamos esses padrões, a fatoração fica muito mais rápida.

a) Diferença de quadrados

Quando temos a forma:
A² – B²
O resultado é:
(A + B)(A – B)

Exemplos

  1. x² – 25
    Resultado: (x + 5)(x – 5)
  2. 9y² – 16
    Resultado: (3y + 4)(3y – 4)

b) Trinômio quadrado perfeito

Forma:
A² + 2AB + B² = (A + B)²
ou
A² – 2AB – B² = (A – B)²

Exemplo

x² + 6x + 9
Como 9 é 3² e o termo do meio é 6x, temos um quadrado perfeito.
Resultado: (x + 3)²

Veja também: Atividade de Fatoração com Casos Notáveis


Trinômio do segundo grau (ax² + bx + c)

É o mais famoso da fatoração. Aquele que aparece em todos os livros e provas.

Método 1: Soma e produto (mais usado no Fundamental)

Procuramos dois números que:

  • somados dão b
  • multiplicados dão c

Exemplo

x² + 7x + 10
Dois números que somam 7 e multiplicam 10: 5 e 2
Resultado:
(x + 5)(x + 2)

Quando não funciona?

Quando os números da soma e do produto não são inteiros.
Nesse caso, usamos fatoração com raízes (ver seção 3).

Outro exemplo
x² – 11x + 24
Números: 3 e 8
Resultado:
(x – 3)(x – 8)


Fatoração de polinômios maiores

Polinômios de 3º ou 4º grau podem ser fatorados usando:

  • agrupamento;
  • identificação de fator comum;
  • técnica baseada nas raízes (explicada adiante);
  • teorema do resto para encontrar divisores.

Exemplo
x³ – 4x² – x + 4
Agrupando:
(x³ – 4x²) + (-x + 4)
Fatorando cada grupo:
x²(x – 4) – 1(x – 4)
Agora retiramos o fator comum (x – 4):
(x – 4)(x² – 1)
E ainda podemos fatorar x² – 1:
(x – 4)(x + 1)(x – 1)


Fatoração usando raízes

Agora entramos no ponto mais importante para muitos professores: como fatorar quando aparecem raízes, ou quando o trinômio não pode ser resolvido com soma e produto.

A ideia é simples:
Se conhecemos as raízes de um polinômio, podemos usar essas raízes para fatorar a expressão.

Regra geral

Se r é raiz de um polinômio P(x), então P(x) pode ser escrito como
(x – r) multiplicado por outro fator.

Se houver duas raízes, r1 e r2, então a fatoração será:
(x – r1)(x – r2)
multiplicado pelo coeficiente principal.

Veja também: Exercícios de Fatoração com Raízes


Fatoração de polinômios do 2º grau com raízes reais

Vamos supor que você calculou as raízes pela fórmula de Bhaskara.

Exemplo 1

Fatore: x² – 3x – 10

Primeiro, calculamos as raízes:
Elas são 5 e -2.

Então a fatoração é:
(x – 5)(x + 2)

Observe que é exatamente o que encontraríamos fazendo soma e produto.


Fatoração quando as raízes são decimais

Nem sempre as raízes são números bonitos.
Nesses casos, é possível fatorar, mas a fatoração terá números quebrados.

Exemplo

x² – 5x + 3

Usando fórmula, obtemos:
r1 = (5 + raiz de 13) dividido por 2
r2 = (5 – raiz de 13) dividido por 2

A fatoração será:
x menos r1
vezes
x menos r2

Resultado:
[x – (5 + raiz de 13) dividido por 2] [x – (5 – raiz de 13) dividido por 2]

Essa forma aparece no Ensino Médio, especialmente em pré vestibular.


Fatoração de polinômios do 3º grau usando raiz encontrada

Se descobrimos uma raiz real r, então podemos dividir o polinômio por (x – r) e continuar fatorando.

Exemplo

Fatore: x³ – 6x² + 11x – 6

Testando raízes pequenas, descobrimos que 1 é raiz.
Então dividimos o polinômio por (x – 1).
O resultado é (x – 1)(x² – 5x + 6)

Agora basta fatorar o trinômio:
(x – 1)(x – 2)(x – 3)


Fatoração com raízes dentro da expressão

Agora chegamos no conteúdo específico que você pediu: fatoração de expressões que já contêm raízes nos termos.

Esse tipo de fatoração aparece muito no final do fundamental ou início do médio.


Expressões com raiz comum

Exemplo

Fatore:
6 raiz de 2 + 3 raiz de 2 x

Há um fator comum: raiz de 2
Resultado:
raiz de 2 (6 + 3x)


Diferença de quadrados com raízes

Exemplo

Fatore:
8 – 2 raiz de 15

Primeiro, tente enxergar cada termo como um quadrado.

Observe:
8 = 4 raiz de 2 ao quadrado?
Não.
Mas podemos escrever 8 como 4 vezes 2.

Outra abordagem: tente escrever a expressão como A² – B².

Veja:
(raiz de 20)² = 20
(raiz de 12)² = 12

E 20 – 12 = 8
Além disso:
2 raiz de 15 = 2 vezes raiz de 15 = raiz de 60

Podemos tentar outras combinações, mas aqui a fatoração mais simples é:

8 – 2 raiz de 15
igual a
(raiz de 5 menos raiz de 3)²

Verifique:
(raiz de 5 menos raiz de 3)²
= 5 – 2 raiz de 15 + 3
= 8 – 2 raiz de 15

Logo, a fatoração é:
(raiz de 5 menos raiz de 3)²


Fatoração de expressões com raiz no termo do meio

Exemplo

x² + 2 raiz de 3 x + 3

Lembre da forma do quadrado perfeito:
A² + 2AB + B² = (A + B)²

Compare:
A² é x²
Logo, A = x

B² é 3
Logo, B = raiz de 3

Verifique o termo do meio:
2AB = 2 x raiz de 3
Correto.

Resultado:
(x + raiz de 3)²


Diferença entre quadrados com raízes mais simples

Exemplo

Fatore:
25 – 4 raiz de 6

Observe:
25 é 5²
4 raiz de 6 não é quadrado perfeito
Mas podemos testar se a expressão é igual a (a – b)².

Tentamos:
(5 – raiz de 6)²
Expanda mentalmente:
= 25 – 10 raiz de 6 + 6
= 31 – 10 raiz de 6 (não serve)

Agora tente:
(5 – 2 raiz de 6)²
Expanda:
= 25 – 20 raiz de 6 + 24
= 49 – 20 raiz de 6 (não serve)

Portanto, este caso não é quadrado perfeito.

Então fatoramos usando raiz:

25 – 4 raiz de 6
igual a
(5 + 2 raiz de 6)(5 – 2 raiz de 6)

Verificação:
Produto das diferenças:
5 vezes 5 = 25
menos
(2 raiz de 6) vezes (2 raiz de 6) = 4 vezes 6 = 24
Mas isso daria 25 – 24 = 1, não serve.

Logo, a expressão não tem fatoração clássica simples.
Isso é importante de ensinar: nem toda expressão com raízes é fatorável em forma simples.


Como ensinar fatoração com eficiência

Aqui algumas estratégias práticas:

  • Trabalhe primeiro reconhecimento de padrões.
  • Use muito a relação entre soma e produto.
  • Relembre o quadrado perfeito constantemente.
  • Ensine o aluno a testar raízes simples.
  • Sempre faça verificações expandindo a expressão fatorada.
  • Evite decorar fórmulas sem entender a estrutura.

Conclusão

A fatoração é uma das ferramentas mais poderosas da matemática escolar. Quando o aluno entende que fatorar nada mais é do que transformar somas em multiplicações e reconhecer padrões, tudo fica mais acessível.

Neste guia vimos as principais técnicas de fatoração, desde o básico até casos mais avançados, como a fatoração usando raízes e expressões contendo radicais. Com prática e boa didática, o aluno consegue dominar o tema e aplicar em equações, funções, simplificações e muito mais.

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