Exercícios de Medidas de Comprimento para 5º e 6º Ano

Medidas de comprimento são fundamentais no ensino de Matemática para alunos do 5º e 6º ano. Compreender unidades como milímetros, centímetros, metros e quilômetros ajuda os estudantes a interpretar o mundo ao seu redor e desenvolver habilidades práticas para o dia a dia. Nesta postagem, você encontrará uma série de 11 exercícios focados em medidas de comprimento. Esses exercícios foram pensados para ajudar os professores a aplicarem atividades dinâmicas em sala de aula, promovendo o aprendizado de maneira eficaz e significativa.

Publicidade

Exercícios sobre Medidas de Comprimento

1. Converta as medidas abaixo para metros:

  • a) 350 cm = ____ m
  • b) 1250 mm = ____ m
  • c) 7 km = ____ m
  • d) 9200 cm = ____ m

2. Complete as frases com as conversões corretas:

  • a) 1 metro é igual a ____ centímetros.
  • b) 100 milímetros são iguais a ____ centímetros.
  • c) 1 quilômetro é igual a ____ metros.

3. Resolva os problemas:

Publicidade
  • a) João mediu a altura de uma porta e encontrou 210 cm. Qual é a altura da porta em metros?
  • b) Uma estrada tem 12,5 km de extensão. Qual é essa distância em metros?

4. Qual é a unidade de medida mais adequada para os itens a seguir?

  • a) A altura de um prédio: ____ (cm, m, km)
  • b) O comprimento de uma régua escolar: ____ (mm, cm, m)
  • c) A distância entre duas cidades: ____ (m, km)

5. Ordene as medidas da menor para a maior:

  • a) 1,5 m, 150 cm, 0,015 km, 1500 mm

6. Complete os espaços com as medidas corretas:

Publicidade
  • a) 0,75 metros = ____ centímetros
  • b) 3,6 quilômetros = ____ metros
  • c) 8900 milímetros = ____ metros

7. Converta para a unidade indicada:

  • a) 5 metros para milímetros: ____ mm
  • b) 2,3 quilômetros para metros: ____ m
  • c) 1450 centímetros para metros: ____ m

8. Determine a diferença de comprimento:

  • a) Uma corda tem 4,2 metros, e outra tem 320 centímetros. Qual a diferença de comprimento entre as duas cordas em metros?

9. Qual é o valor equivalente em metros das seguintes medidas?

  • a) 4800 mm = ____ m
  • b) 3,2 km = ____ m

10. Problema contextualizado:

  • Se a distância entre a casa de Pedro e a escola é de 1,75 km e entre a escola e a casa de seu amigo é de 850 metros, qual é a distância total que Pedro percorre entre sua casa e a do amigo, passando pela escola?

11. Calcule:

  • a) Um corredor precisa percorrer 3,5 km em uma prova. Se ele já percorreu 2400 metros, quantos metros ainda faltam para ele completar a prova?

Gabarito dos Exercícios

1.

  • a) 3,5 m
  • b) 1,25 m
  • c) 7000 m
  • d) 92 m

2.

  • a) 100
  • b) 10
  • c) 1000

3.

  • a) 2,1 m
  • b) 12.500 m

4.

  • a) m
  • b) cm
  • c) km

5.

  • 1500 mm, 150 cm, 1,5 m, 0,015 km

6.

  • a) 75 cm
  • b) 3600 m
  • c) 8,9 m

7.

  • a) 5000 mm
  • b) 2300 m
  • c) 14,5 m

8.

  • 1 metro

9.

  • a) 4,8 m
  • b) 3200 m

10.

  • 2,6 km (ou 2600 m)

11.

  • 1100 metros

Lista de Exercícios em PDF


Esses exercícios foram elaborados para desenvolver as habilidades dos alunos em relação às medidas de comprimento, envolvendo desde a conversão de unidades até problemas contextualizados. Esperamos que essas atividades auxiliem os professores a enriquecerem suas aulas e facilitem o aprendizado dos alunos de maneira prática e interativa. Não deixe de explorar outras atividades de Matemática que também podem ser aplicadas em suas aulas!

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima