Exercícios de Oração Subordinada Substantiva com Gabarito

As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem função de substantivo dentro da oração principal. Elas podem ser sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicativo ou aposto.

✏️ Pacote de Atividades de Português do 6º ao 9º Ano

✔Atividades em Word   ✔Editáveis   ✔Com Gabarito   ✔Alinhadas à BNCC

Já ajudou + de 1.000 Educadores a economizar horas de planejamento.

Quero Conhecer o Pacote!

Garantia de satisfação de 7 dias

Reconhecer esse tipo de estrutura é essencial para que o aluno compreenda melhor a organização sintática das frases e aprimore sua produção de textos complexos e coesos.

Nesta atividade, você encontrará 14 exercícios completos, com análise, transformação, produção e interpretação, ideais para aplicar em sala de aula com alunos do 9º ano.


Explicação Rápida

Uma oração subordinada substantiva sempre depende de outra (a principal) e ocupa o lugar de um substantivo. Veja os principais tipos:

TipoFunçãoExemplo
SubjetivaAge como sujeitoÉ importante que estudemos todos os dias.
Objetiva diretaComplementa um verbo transitivo diretoDesejo que você seja feliz.
Objetiva indiretaComplementa um verbo transitivo indiretoPreciso de que todos me ouçam.
Completiva nominalComplementa um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio)Tenho medo de que algo dê errado.
PredicativaFunciona como predicativo do sujeitoO problema é que ninguém ajuda.
ApositivaExplica ou desenvolve um termo anteriorEle teve apenas um desejo: que todos fossem felizes.

Exercícios de Orações Subordinadas Substantivas

1. Identifique e classifique a oração subordinada substantiva nas frases abaixo:
a) É necessário que todos participem da reunião.
b) O professor afirmou que haverá prova na próxima semana.
c) Tenho certeza de que você conseguirá.
d) O melhor é que sejamos sinceros.
e) É possível que chova amanhã.


2. Substitua a oração subordinada substantiva por um substantivo ou expressão equivalente:
a) Desejo que tudo dê certo.
b) Convém que os alunos estudem.
c) Temos medo de que algo aconteça.
d) É triste que ele tenha desistido.


3. Reescreva as frases abaixo acrescentando uma oração subordinada substantiva que complete o sentido:
a) Espero ____________________________________________
b) Tenho vontade ______________________________________
c) É importante ________________________________________
d) Lamento ___________________________________________
e) Peço ______________________________________________


4. Classifique as orações subordinadas substantivas:
a) Acreditar que é possível vencer é o primeiro passo.
b) O problema é que ninguém quer colaborar.
c) A professora pediu que os alunos se organizassem.
d) Tenho esperança de que tudo se resolva.
e) É certo que ele mentiu.


5. Analise e diga qual é a função sintática da oração destacada:
a) Que todos estudem com dedicação é o desejo da escola.
b) Os alunos disseram que fariam o trabalho em grupo.
c) Tenho orgulho de que minha turma seja unida.
d) Meu sonho é que a paz reine entre nós.


6. Transforme as orações abaixo para que a oração subordinada substantiva exerça uma função diferente (indique qual função passou a exercer):
a) Quero que ele volte.
b) É bom que todos ajudem.
c) Conto que você participe.


7. Analise a frase e responda:

“Acreditar que podemos mudar é o primeiro passo para transformar a realidade.”

a) Qual é a oração principal?
b) Qual é a oração subordinada?
c) Que função ela exerce?


8. Reescreva as frases trocando a forma verbal por uma expressão nominal, mantendo o sentido:
a) Desejo que você vença.
b) Convém que cheguem cedo.
c) Temos medo de que o tempo acabe.


9. Complete as frases com uma oração subordinada substantiva adequada:
a) Tenho esperança ____________________________________.
b) É fundamental ______________________________________.
c) Duvido ____________________________________________.
d) Alegra-me _________________________________________.
e) Lamento ___________________________________________.


10. Classifique as orações destacadas:
a) O importante é que sejamos justos.
b) É possível que todos consigam.
c) Meu desejo é que você volte logo.
d) Tenho medo de que falte tempo.
e) Peço que você me perdoe.


11. Reescreva as frases abaixo transformando o substantivo em uma oração:
a) Tenho esperança de vencer.
b) É necessário dedicação.
c) Tenho certeza da aprovação.


12. Observe:

“O aluno pediu que o professor explicasse novamente.”
a) Qual é a oração principal?
b) Qual é a subordinada?
c) Que função ela exerce?


13. Leia atentamente:

“É importante que todos tenham consciência de seus atos.”
a) A oração principal está em que modo verbal?
b) Qual é a subordinada substantiva?
c) Que tipo ela representa?


14. Crie três frases originais com orações subordinadas substantivas de tipos diferentes. Identifique o tipo de cada uma logo após.


Gabarito Comentado

1.
a) que todos participem da reunião → subjetiva
b) que haverá prova… → objetiva direta
c) de que você conseguirá → completiva nominal
d) que sejamos sinceros → predicativa
e) que chova amanhã → subjetiva

2.
a) Desejo o sucesso.
b) Convém o estudo.
c) Temos medo do imprevisto.
d) É triste a desistência dele.

3. (respostas possíveis)
a) Espero que você melhore logo.
b) Tenho vontade de viajar nas férias.
c) É importante que todos participem.
d) Lamento que ele tenha ido embora.
e) Peço que tenha paciência.

4.
a) Subjetiva
b) Predicativa
c) Objetiva direta
d) Completiva nominal
e) Subjetiva

5.
a) Subjetiva
b) Objetiva direta
c) Completiva nominal
d) Predicativa

6.
a) Que ele volte é o que mais quero → subjetiva
b) Eu quero que todos ajudem → objetiva direta
c) É importante que você participe → subjetiva

7.
a) Oração principal: Acreditar é o primeiro passo para transformar a realidade.
b) Oração subordinada: que podemos mudar
c) Função: completiva nominal

8.
a) Desejo a sua vitória.
b) Convém a pontualidade.
c) Temos medo do fim.

9. (respostas possíveis)
a) Tenho esperança de que tudo melhore.
b) É fundamental que estudemos diariamente.
c) Duvido que ele diga a verdade.
d) Alegra-me que você tenha voltado.
e) Lamento que o tempo tenha passado rápido.

10.
a) Predicativa
b) Subjetiva
c) Predicativa
d) Completiva nominal
e) Objetiva direta

11.
a) Tenho esperança de que vou vencer.
b) É necessário que nos dediquemos.
c) Tenho certeza de que serei aprovado.

12.
a) Oração principal: O aluno pediu
b) Subordinada: que o professor explicasse novamente
c) Função: objetiva direta

13.
a) Indicativo (é importante)
b) que todos tenham consciência de seus atos
c) Subjetiva

14.
Exemplos:

  • Quero que você estude mais. → objetiva direta
  • É bom que todos participem. → subjetiva
  • Meu desejo é que haja paz. → predicativa

Atividade de Orações Subordinadas Substantivas em PDF


Conclusão

As orações subordinadas substantivas ampliam a capacidade de expressão e a clareza dos textos. Com elas, o aluno aprende a conectar ideias de forma lógica, construindo períodos complexos e significativos. Esses exercícios oferecem variedade e aprofundamento, ajudando o professor a reforçar o conteúdo em sala de aula e a preparar os estudantes para provas e redações.

Veja mais Atividades de Português

📘 Gostou da Atividade?

Essa foi apenas uma amostra!

✅ Quero o Pacote Completo!

📥 Acesso imediato em minutos após o pagamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Banner do Pacote Atividades de Português