Olá, professores! Ensinar gramática para turmas do 7º ao 9º ano pode se tornar muito mais interessante quando utilizamos atividades práticas e contextualizadas. Um conteúdo essencial nesse segmento são as Orações Coordenadas, tema fundamental para desenvolver a competência linguística dos alunos.
Pacote de Atividades de Português!
Garanta agora o Pacote de Atividades de Português com atividades editáveis e prontas para usar. Economize tempo!
Quero Conhecer!Preparei para vocês uma atividade completa com 10 questões, incluindo texto de apoio, classificação de conjunções e propostas de reescrita, tudo com gabarito para facilitar seu trabalho. Aproveite para enriquecer suas aulas e tornar o aprendizado ainda mais eficaz!
Atividade de Gramática – Orações Coordenadas
Utilize a sentença abaixo para as questões 1 a 3
“Estava um dia lindo, mas João não quis sair. Ligou para Pedro, porém ninguém atendeu. Então, decidiu ficar em casa e assistir a um filme ou ler um livro.”
1. Do texto acima, retire as conjunções encontradas.
a) _____________
b) _____________
c) _____________
d) _____________
2. Classifique cada conjunção do exercício 1, marcando o tipo correto:
- ( ) Aditiva
- ( ) Adversativa
- ( ) Alternativa
- ( ) Conclusiva
- ( ) Explicativa
3. Quantas orações há no texto? Liste-as separadamente.
4. Separe as orações do período abaixo e classifique-as em coordenadas sindéticas ou assindéticas:
“Chegou cedo, fez o trabalho, mas esqueceu o caderno.”
5. Observe as conjunções e associe-as ao tipo de oração coordenada correta:
- e
- ou
- mas
- logo
- pois
( ) Adversativa
( ) Conclusiva
( ) Alternativa
( ) Explicativa
( ) Aditiva
6. Complete as frases abaixo com uma conjunção coordenativa adequada:
a) Pedro estudou muito, ________ não conseguiu nota alta.
b) Você deve correr, ________ chegará atrasado.
c) Carla trabalha à tarde, ________ estuda à noite.
d) Vou sair, ________ prefiro ficar em casa.
e) Ou você presta atenção, ________ não entenderá a matéria.
7. Transforme as frases abaixo em um período composto por coordenação, usando a conjunção indicada:
a) João chegou. João cumprimentou a turma. (e)
b) Mariana estava gripada. Foi à aula mesmo assim. (mas)
c) O aluno explicou o exercício. A professora agradeceu. (logo)
8. Escolha a alternativa correta. A oração coordenada que indica oposição ou contraste é chamada de:
a) aditiva
b) alternativa
c) adversativa
d) conclusiva
9. Leia e classifique a oração coordenada abaixo:
“Estude bastante, pois terá sucesso.”
a) Aditiva
b) Adversativa
c) Explicativa
d) Conclusiva
10. Crie uma frase contendo duas orações coordenadas ligadas por uma conjunção adversativa.
Gabarito
1. Conjunções encontradas:
a) mas
b) porém
c) então
d) ou
2. Classificação:
a) mas → adversativa
b) porém → adversativa
c) então → conclusiva
d) ou → alternativa
3. Orações do texto:
- Estava um dia lindo
- mas João não quis sair.
- Ligou para Pedro
- porém ninguém atendeu.
- Então, decidiu ficar em casa
- e assistir a um filme
- ou ler um livro.
Total: 7 orações.
4.
- Chegou cedo → assindética
- fez o trabalho → assindética
- mas esqueceu o caderno → sindética adversativa
5.
- e → Aditiva
- ou → Alternativa
- mas → Adversativa
- logo → Conclusiva
- pois → Explicativa
6.
a) mas
b) ou / senão / do contrário
c) e
d) mas / porém / contudo
e) ou
7.
a) João chegou e cumprimentou a turma.
b) Mariana estava gripada, mas foi à aula mesmo assim.
c) O aluno explicou o exercício, logo a professora agradeceu.
8. c) adversativa
9. c) explicativa
10. Exemplo: Estudei muito, mas não consegui entender a matéria.
Conclusão
O estudo das Orações Coordenadas é indispensável para ajudar os alunos a produzir textos coesos e bem estruturados. Com essas 10 questões, você poderá explorar diferentes aspectos do tema em sala de aula ou como tarefa. Continue acompanhando nossas postagens para ter sempre atividades práticas e prontas para usar!