Exercícios de Período Simples e Composto com Gabarito

Identificar a estrutura das orações é um passo fundamental para a compreensão da sintaxe e da organização das ideias em um texto. Esta atividade foi elaborada especialmente para professores que desejam trabalhar, de forma prática, a diferenciação entre período simples e composto com seus alunos do ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano).

✏️ Pacote de Atividades de Português

Atividades prontas, com gabarito e editáveis para facilitar seu planejamento.
Já ajudou mais de 1.000 educadores!

Ver Pacote Completo

Os exercícios propõem análise, classificação e reescrita de períodos, favorecendo o desenvolvimento da consciência linguística e a construção textual.


Atividade – Período Simples e Composto

1. Leia o trecho abaixo retirado de uma crônica e responda:

“Acordei tarde. Tomei um café apressado e corri para o trabalho.”

a) Quantos períodos há no trecho?
b) Classifique cada um como simples ou composto, justificando.


2. Transforme o período abaixo em um período composto por subordinação:

O atleta correu bastante.


3. Reescreva o seguinte período composto por coordenação, substituindo-o por um período simples com o mesmo sentido:

O dia amanheceu nublado e o vento soprava forte.


4. Leia as frases abaixo. Classifique como período simples ou composto e depois reescreva cada uma alterando sua estrutura (simples → composto ou composto → simples):

a) A menina leu o livro.
b) A menina leu o livro e escreveu um resumo.


5. Leia:

“Ele estudava enquanto ela dormia.”

a) Esse é um período simples ou composto?
b) Qual é a função de cada verbo na frase?


6. Altere a frase a seguir para transformá-la em um período composto com ideia de oposição:

O cachorro dormia tranquilo.


7. Crie um período composto por subordinação com as seguintes palavras:

chuva – ônibus – atrasado


8. Leia as frases e diga se o período composto é por coordenação ou subordinação:

a) Estava cansado, mas continuou trabalhando.
b) Embora estivesse cansado, continuou trabalhando.


9. Reescreva o texto abaixo como um único período composto e pontue adequadamente:

A professora entrou na sala os alunos se levantaram ela sorriu e começou a aula


10. (Produção textual breve)
Escreva um pequeno texto (3 a 5 linhas) sobre sua manhã de hoje, utilizando ao menos dois períodos compostos e um período simples.


Gabarito – Período Simples e Composto

1.
a) Três períodos:

  • “Acordei tarde.”
  • “Tomei um café apressado.”
  • “Corri para o trabalho.”

b) Todos são períodos simples, pois cada um apresenta apenas um verbo ou locução verbal.


2.
Transformação possível:

O atleta correu bastante porque queria vencer a prova.
👉 Agora temos duas orações, ligadas por uma conjunção subordinativa (porque), formando um período composto por subordinação.


3.
Exemplo de reescrita:

O dia amanheceu nublado, com vento forte.
👉 Um único verbo (“amanheceu”) → período simples. As ideias foram mantidas com uso de complementos.


4.
a) Período simples – 1 verbo: “leu”.
Reescrita: A menina leu o livro e depois contou a história para a turma. (Agora é composto por coordenação)

b) Período composto por coordenação – 2 verbos: “leu” e “escreveu”.
Reescrita: A menina leu e resumiu o livro. (continua composto, mas pode ser reescrito como simples: “A menina fez um resumo do livro após a leitura.”)


5.
a) Período composto por subordinação (oração subordinada temporal: “enquanto ela dormia”).
b) “Estudava” = ação principal (oração principal), “dormia” = ação subordinada no tempo da principal.


6.
Transformação possível:

O cachorro dormia tranquilo, mas acordou assustado com o barulho.
👉 Adicionamos uma oração com oposição, conectada por “mas” (coordenação adversativa).


7.
Exemplo de criação:

Como chovia muito, o ônibus atrasou.
👉 Período composto por subordinação causal (oração subordinada iniciada por “como”).


8.
a) Coordenação adversativa – conectivo: “mas”.
b) Subordinação concessiva – conectivo: “embora”.


9.
Reescrita com pontuação:

A professora entrou na sala, os alunos se levantaram, ela sorriu e começou a aula.
👉 Agora o texto é um período composto por coordenação, com várias orações coordenadas ligadas por vírgulas e pela conjunção “e”.


10.
Resposta pessoal. A correção deve observar:

  • Uso de ao menos dois períodos compostos (com mais de um verbo e conectores como “porque”, “mas”, “quando”, “e”, “embora” etc.)
  • Presença de um período simples (apenas um verbo).
    Exemplo:

Hoje acordei cedo. Tomei café e saí correndo para o colégio porque já estava atrasado.

Conclusão

Esta atividade proporciona uma abordagem mais rica e significativa sobre os períodos simples e compostos. Ao explorar análise, transformação, interpretação e produção, o aluno é estimulado a reconhecer o funcionamento da língua na prática, desenvolvendo habilidades de leitura e escrita em níveis mais profundos.

Veja mais Atividades de Português aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Pacote de Atividades de Português Banner