O estudo dos tempos verbais é essencial para o desenvolvimento da escrita e da interpretação textual. Entre eles, o pretérito mais-que-perfeito merece atenção especial, pois indica uma ação passada que aconteceu antes de outra também no passado.
✏️ Pacote de Atividades de Português do 6º ao 9º Ano
✔Atividades em Word ✔Editáveis ✔Com Gabarito ✔Alinhadas à BNCC
Já ajudou + de 1.000 Educadores a economizar horas de planejamento.
Quero Conhecer o Pacote!Garantia de satisfação de 7 dias
Nesta atividade, os alunos irão praticar esse tempo verbal por meio de diferentes situações: identificação, transformação de frases, completamento e interpretação.
Atividade sobre Pretérito Mais-que-perfeito
Leia a frase e identifique o tempo verbal destacado:
“Quando cheguei à escola, o professor já explicara a lição.”
a) Presente
b) Pretérito perfeito
c) Pretérito mais-que-perfeito
d) Futuro do pretérito
Reescreva a frase substituindo o verbo no mais-que-perfeito por uma forma equivalente com o verbo auxiliar tinha:
“Ele saíra cedo de casa.”
Complete com o verbo entre parênteses no pretérito mais-que-perfeito simples:
a) Quando os convidados chegaram, nós já __________ (servir) o jantar.
b) Assim que o sol nasceu, eles já __________ (partir).
Marque a alternativa em que o verbo está no pretérito mais-que-perfeito:
a) Eu estudava muito para a prova.
b) Eu estudarei muito para a prova.
c) Eu estudara muito para a prova.
d) Eu estudava e estudava, mas não passava.
Reescreva as frases, passando o verbo destacado para o pretérito mais-que-perfeito:
a) Quando cheguei, eles saíram.
b) Assim que entramos, o filme começou.
Leia a frase:
“Depois que todos haviam terminado o trabalho, o professor recolheu as folhas.”
A forma verbal destacada indica:
a) Ação simultânea
b) Ação posterior
c) Ação anterior
d) Ação futura
Complete com o verbo no pretérito mais-que-perfeito composto:
a) Ela já __________ (ler) o livro antes de o filme ser lançado.
b) Nós já __________ (conhecer) aquele lugar quando voltamos lá.
Marque a alternativa em que o verbo não está no pretérito mais-que-perfeito:
a) Eu terminara a tarefa quando você chegou.
b) Nós já havíamos visto o filme.
c) Eles tinham chegado cedo.
d) Eu estava estudando quando ela ligou.
Explique com suas palavras o que o pretérito mais-que-perfeito expressa.
Transforme as frases a seguir para o pretérito mais-que-perfeito simples:
a) Eu viajei para o interior.
b) Eles comeram toda a sobremesa.
Escolha a alternativa com o verbo corretamente conjugado no pretérito mais-que-perfeito simples:
a) Tu andaras rápido.
b) Eu andarei rápido.
c) Nós andávamos rápido.
d) Eles andariam rápido.
Reescreva a frase com a forma composta equivalente:
“Eu estudara antes da prova.”
Complete as frases com o verbo indicado entre parênteses no pretérito mais-que-perfeito composto:
a) Eles já __________ (visitar) o museu antes da excursão.
b) Quando cheguei, vocês já __________ (organizar) o material.
Leia o texto e responda:
“João ficou surpreso ao ver o jardim florido. Na semana anterior, ele mesmo plantara as sementes e regara todos os vasos.”
a) Qual é o tempo verbal usado nos verbos destacados?
b) O que ele indica em relação ao momento em que João viu o jardim florido?
Gabarito
- c) Pretérito mais-que-perfeito
- Ele tinha saído cedo de casa.
- a) servíramos
b) partira - c) Eu estudara muito para a prova.
- a) Quando cheguei, eles já tinham saído.
b) Assim que entramos, o filme já começara. - c) Ação anterior a outra no passado.
- a) Ela tinha lido o livro.
b) Nós já tínhamos conhecido aquele lugar. - d) Eu estava estudando quando ela ligou.
- O pretérito mais-que-perfeito indica uma ação passada que ocorreu antes de outra também no passado.
- a) Eu viajara para o interior.
b) Eles tinham comido toda a sobremesa. - a) Tu andaras rápido.
- Eu tinha estudado antes da prova.
- a) Eles já tinham visitado o museu.
b) Vocês já tinham organizado o material. - a) Pretérito mais-que-perfeito.
b) Indica que as ações de plantar e regar aconteceram antes de João ver o jardim florido.
Conclusão
Trabalhar o pretérito mais-que-perfeito é uma ótima oportunidade para reforçar a sequência temporal das ações em textos narrativos e aprimorar a produção escrita. Incentive os alunos a utilizarem esse tempo verbal em redações e recontos, observando como ele contribui para a coesão e clareza das ideias.
Veja mais Atividades de Matemática
📘 Gostou da Atividade?
Essa foi apenas uma amostra!
✅ Quero o Pacote Completo!📥 Acesso imediato em minutos após o pagamento





