A regra de três é um dos conteúdos mais úteis da Matemática, pois está presente em situações do dia a dia: calcular preços, distâncias, tempo de viagem, proporções de receitas, entre muitas outras. No ensino fundamental, ela aparece em duas formas principais: regra de três simples, quando há apenas duas grandezas envolvidas, e regra de três composta, quando há três ou mais grandezas que variam entre si.
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Nesta atividade, você encontrará 14 exercícios elaborados que exploram esses conceitos em situações reais, ajudando os alunos a compreenderem não só o cálculo, mas o raciocínio proporcional por trás das relações entre grandezas.
Exercícios – Regra de Três Simples e Composta
Regra de Três Simples
- Um carro percorre 240 km com 20 litros de gasolina. Quantos quilômetros percorrerá com 35 litros, mantendo o mesmo consumo?
- Uma torneira enche um tanque em 8 horas. Quantas horas levarão duas torneiras iguais, abertas juntas, para encher o mesmo tanque?
- Uma impressora faz 300 cópias em 5 minutos. Quantas cópias fará em 12 minutos?
- Em uma escola, 12 professores corrigem 480 provas em 6 horas. Quantos professores seriam necessários para corrigir as provas em apenas 4 horas?
- Um pedreiro constrói 15 metros de muro em 5 dias. Quantos metros ele fará em 8 dias, mantendo o mesmo ritmo?
- Uma fábrica produz 2.400 peças em 12 horas. Quantas peças serão produzidas em 15 horas, se a produção for constante?
- Um trem leva 2 horas para percorrer 160 km. Quantas horas levará para percorrer 400 km na mesma velocidade?
Regra de Três Composta
- Três pintores pintam uma parede em 12 horas. Em quanto tempo 6 pintores fariam duas paredes iguais, mantendo o mesmo ritmo?
- Uma receita serve 4 pessoas e usa 500 g de macarrão. Quantos gramas serão necessários para servir 10 pessoas?
- Um carro consome 12 litros de combustível para percorrer 180 km. Quantos litros gastará para percorrer 600 km?
- Um serviço é realizado por 5 operários em 18 dias, trabalhando 8 horas por dia. Em quantos dias o mesmo serviço será feito por 9 operários, trabalhando 6 horas por dia?
- Três máquinas produzem 900 peças em 10 horas. Quantas peças 5 máquinas produzirão em 8 horas?
- Uma equipe de 8 pessoas monta 16 computadores em 4 dias. Quantos computadores uma equipe de 10 pessoas montará em 6 dias?
- Uma obra seria concluída em 15 dias com 12 trabalhadores. Após 5 dias, 4 trabalhadores saíram. Quantos dias a mais serão necessários para concluir a obra?
Gabarito com Resolução
Gabarito para Regra de Três Simples
20 litros → 240 km
35 litros → x km
Grandezas diretamente proporcionais:
x = (240 × 35) ÷ 20
x = 420 km
Resposta: 420 km
1 torneira → 8 h
2 torneiras → x h
Grandezas inversamente proporcionais:
x = (1 × 8) ÷ 2 = 4 h
Resposta: 4 horas
5 min → 300 cópias
12 min → x
x = (300 × 12) ÷ 5 = 720 cópias
Resposta: 720 cópias
Mais professores → menos tempo (inversamente proporcionais).
12 prof → 6 h
x prof → 4 h
x = (12 × 6) ÷ 4 = 18 profs
Resposta: 18 professores
5 dias → 15 m
8 dias → x
x = (15 × 8) ÷ 5 = 24 m
Resposta: 24 metros
12 h → 2400 peças
15 h → x
x = (2400 × 15) ÷ 12 = 3000 peças
Resposta: 3000 peças
2 h → 160 km
x h → 400 km
x = (2 × 400) ÷ 160 = 5 h
Resposta: 5 horas
Gabarito para Regra de Três Composta
Mais pintores → menos tempo (inverso)
Mais paredes → mais tempo (direto)
3 pintores → 12 h → 1 parede
6 pintores → x h → 2 paredes
x = 12 × (3/6) × (2/1)
x = 12 × 0,5 × 2 = 12 h
Resposta: 12 horas
(O dobro de pintores reduz pela metade o tempo, mas o dobro de paredes volta ao mesmo tempo.)
4 pessoas → 500 g
10 pessoas → x
x = (500 × 10) ÷ 4 = 1.250 g
Resposta: 1.250 g
12 L → 180 km
x L → 600 km
x = (12 × 600) ÷ 180 = 40 L
Resposta: 40 litros
5 op → 18 dias → 8 h/dia
9 op → x dias → 6 h/dia
Mais operários → menos dias (inverso)
Menos horas → mais dias (inverso)
x = 18 × (5/9) × (8/6)
x = 18 × (5/9) × (4/3) = 18 × (20/27) = 13,3 dias
Resposta: Aproximadamente 13 dias e 8 horas
3 máquinas → 900 peças → 10 h
5 máquinas → x → 8 h
Mais máquinas → mais peças (direto)
Menos horas → menos peças (direto)
x = 900 × (5/3) × (8/10)
x = 900 × (1,67) × (0,8) = 1.200 peças
Resposta: 1.200 peças
8 pessoas → 16 comp. → 4 dias
10 pessoas → x → 6 dias
Mais pessoas → mais comp. (direto)
Mais dias → mais comp. (direto)
x = 16 × (10/8) × (6/4)
x = 16 × 1,25 × 1,5 = 30 comp.
Resposta: 30 computadores
12 trab. → 15 dias → total = 180 homens-dia
Após 5 dias: 12 × 5 = 60 homens-dia
Restam 120 homens-dia
Com 8 trab. restantes → 120 ÷ 8 = 15 dias
Total = 5 + 15 = 20 dias
Resposta: A obra será concluída em 20 dias no total, ou 5 dias a mais do que o previsto.
Conclusão
A regra de três é uma ferramenta essencial para desenvolver o pensamento lógico e a capacidade de resolução de problemas. Com essas atividades, o professor pode trabalhar proporções de forma contextualizada, estimulando os alunos a compreenderem o raciocínio por trás dos cálculos e não apenas a decorar fórmulas. Esses exercícios podem ser aplicados como revisão, avaliação diagnóstica ou atividade em grupo.
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