Exercícios de Unidades de Medida do 6º ao 9º Ano

As unidades de medida fazem parte da vida cotidiana dos estudantes e aparecem em diversas áreas do conhecimento. Para que compreendam melhor essas grandezas, é essencial propor atividades que vão além da conversão simples, envolvendo interpretação, comparação e análise de situações reais. A seguir, você encontrará exercícios elaborados que trabalham medidas de comprimento, massa, capacidade, área, volume, tempo e temperatura.

✏️ Pacote de Atividades de Matemática do 6º ao 9º Ano

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Veja também: Medidas de Comprimento: Entenda tudo sobre o tema


Atividades sobre Unidades de Medida

  1. A pista de atletismo da escola tem 250 metros.
    Um aluno deu 6 voltas completas na pista.
    a) Qual foi a distância total percorrida em metros?
    b) Essa distância corresponde a quantos quilômetros?
  2. Uma embalagem de detergente possui 1,5 litro.
    A professora quer dividir igualmente o conteúdo em frascos menores de 250 ml para um experimento.
    a) Quantos frascos podem ser preenchidos completamente?
    b) Vai sobrar algum volume? Se sim, quanto?
  3. Em uma receita, o cozinheiro usa 0,35 kg de farinha.
    A embalagem contém 2.000 g.
    a) Quantas receitas completas podem ser feitas apenas com essa embalagem?
    b) Quanto de farinha restará após preparar o número máximo de receitas?
  4. Um terreno retangular mede 18 metros por 25 metros.
    O proprietário deseja cercar todo o terreno.
    a) Quantos metros de cerca serão necessários?
    b) A área do terreno é equivalente a quantos centímetros quadrados?
  5. Uma caixa d’água comporta 500 litros.
    Ela recebe água por um cano que despeja 120 ml por segundo.
    a) Quantos litros entram em 1 minuto?
    b) Quanto tempo, em horas, o cano levará para encher completamente a caixa?
  6. A tabela mostra a temperatura registrada em uma cidade:
    • 7h: 12 graus
    • 10h: 18 graus
    • 15h: 27 graus
    a) Qual foi a variação total de temperatura do início da manhã até as 15h?
    b) A temperatura das 7h para as 10h aumentou mais ou menos do que das 10h para as 15h?
  7. Num mapa com escala 1:2.000, a distância entre duas praças é de 7,5 cm.
    a) Qual é a distância real em metros?
    b) Se uma pessoa caminhar essa distância a 5 km/h, quanto tempo levará?
  8. Um pacote de arroz possui 5 kg.
    Um restaurante utiliza 750 g por refeição.
    a) Quantas refeições podem ser preparadas com 1 pacote?
    b) Se forem servidas 8 refeições, quanto de arroz ainda restará em gramas?
  9. Uma caixa cúbica tem aresta de 12 cm.
    a) Qual é o volume da caixa em cm³?
    b) Converta esse volume para litros.
    c) Uma garrafa de 2 litros cabe inteira dentro da caixa?
  10. Um cinegrafista grava um vídeo de 2 horas e 24 minutos.
    Ele quer dividir o vídeo em partes iguais de 36 minutos cada.
    a) Quantas partes completas serão formadas?
    b) Qual será a duração que restará após cortar o máximo de partes iguais?

Gabarito

a) 250 x 6 = 1500 m
b) 1,5 km

a) 1,5 L = 1500 ml; 1500 ÷ 250 = 6 frascos
b) Não sobra nada

a) 0,35 kg = 350 g; 2000 ÷ 350 = 5 receitas completas
b) 2000 – 1750 = 250 g restantes

a) Perímetro: 18 + 18 + 25 + 25 = 86 m
b) Área: 18 x 25 = 450 m²; 450 m² = 4.500.000 cm²

a) 120 ml por segundo = 7200 ml por minuto = 7,2 L
b) 500 ÷ 7,2 ≈ 69,4 minutos; 69,4 min ≈ 1,15 h

a) 12 para 27: aumento de 15 graus
b) 12 para 18: +6 graus; 18 para 27: +9 graus; o segundo intervalo aumentou mais

a) 7,5 cm x 2000 = 15.000 cm = 150 m
b) Tempo = distância / velocidade = 0,15 km ÷ 5 km/h = 0,03 h ≈ 1,8 min

a) 5 kg = 5000 g; 5000 ÷ 750 = 6 refeições
b) 6 refeições consomem 4500 g; sobram 500 g

a) 12³ = 1728 cm³
b) 1728 cm³ = 1,728 L
c) Não, porque a garrafa tem 2 L e o volume interno é menor

a) 2h24min = 144 minutos; 144 ÷ 36 = 4 partes
b) Não sobra nada (divisão exata)


Conclusão

Ao trabalhar unidades de medida de forma contextualizada, os alunos têm mais facilidade para compreender o significado das grandezas e aplicar corretamente conversões e cálculos. Os exercícios acima foram elaborados para desenvolver essa habilidade de maneira prática, desafiadora e significativa. Sinta-se à vontade para adaptar a atividade conforme as necessidades da sua turma.

Veja também: Exercícios de Medidas de Comprimento para 5º e 6º Ano

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