Exercícios de uso correto da vírgula para o 5º e 6º Ano

Ensinar o uso correto da vírgula é uma parte fundamental do desenvolvimento da escrita dos alunos do 5º ano. A vírgula, quando usada de maneira adequada, melhora a clareza das frases e o entendimento do texto. Por isso, preparamos uma série de 15 exercícios focados no uso correto da vírgula, incluindo questões de múltipla escolha e discursivas, todas acompanhadas de gabarito. Estes exercícios são ideais para professores aplicarem em sala de aula, ajudando a fixar o conteúdo de forma prática e eficaz.

Exercícios sobre Uso Correto da Vírgula

Parte 1: Múltipla Escolha

1. Em qual das frases a vírgula está usada corretamente?

a) João comprou maçãs, e bananas.
b) Maria leu o livro, gostou e recomendou.
c) Ela trouxe, pão, queijo e café.
d) Eles, jogaram bola no parque.


Gabarito: b) Maria leu o livro, gostou e recomendou.
A vírgula separa corretamente as orações coordenadas “leu o livro,” “gostou,” e “recomendou.” Não há necessidade de vírgula antes da conjunção “e.”


2. Qual frase está correta?

a) A casa, que comprei, é azul.
b) Marcos trouxe o bolo, para a festa.
c) A professora, explicou, as regras.
d) O cachorro que está na varanda, é meu.

Gabarito: a) A casa, que comprei, é azul.
A vírgula é usada corretamente para isolar a oração adjetiva explicativa “que comprei.”


3. Em qual das frases a vírgula foi usada incorretamente?

a) Hoje, eu vou à escola.
b) Ontem, fui ao cinema e comprei pipoca.
c) Durante a aula, os alunos prestaram atenção.
d) Ela estudou, para a prova.

Gabarito: d) Ela estudou, para a prova.
A vírgula não deve ser usada para separar o sujeito do verbo ou o verbo do complemento.


4. Identifique a frase em que a vírgula separa corretamente uma explicação.

a) A cidade, onde nasci, é muito bonita.
b) Ele gosta de chocolate e de sorvete.
c) Ela preparou o bolo, o suco e os sanduíches.
d) O aluno que chegou atrasado, pediu desculpas.

Gabarito: a) A cidade, onde nasci, é muito bonita.
A vírgula é usada corretamente para isolar a oração adjetiva explicativa “onde nasci.”


5. Escolha a frase onde o uso da vírgula está incorreto.

a) A professora, que estava cansada, foi para casa.
b) O menino brincou, correu e se divertiu.
c) Eu não gosto de beterraba.
d) Ela comprou pão, leite, e manteiga.

Gabarito: d) Ela comprou pão, leite, e manteiga.
A vírgula antes da conjunção “e” nesta lista é opcional, mas, neste caso, como se trata de uma enumeração simples, o uso da vírgula não é necessário.


Parte 2: Discursivas

6. Coloque as vírgulas corretamente na frase abaixo:

“Os alunos que chegaram cedo já começaram a estudar.”

Gabarito: Os alunos, que chegaram cedo, já começaram a estudar.
A vírgula isola a oração explicativa “que chegaram cedo.”


7. Reescreva a frase inserindo a vírgula no lugar correto:

“Na festa havia muitas pessoas e várias delas eram meus amigos.”

Gabarito: Na festa, havia muitas pessoas, e várias delas eram meus amigos.
A vírgula após “Na festa” separa a oração adverbial, e a vírgula antes de “e” separa as duas orações coordenadas.


8. Insira as vírgulas onde forem necessárias:

“Ela trouxe os livros que precisava ler mas esqueceu de trazer o caderno.”

Gabarito: Ela trouxe os livros, que precisava ler, mas esqueceu de trazer o caderno.
As vírgulas isolam a oração explicativa “que precisava ler,” e a vírgula antes de “mas” separa as orações coordenadas.


9. Reescreva a frase corrigindo o uso da vírgula:

“A cidade onde moro é muito pequena mas é bastante acolhedora.”

Gabarito: A cidade onde moro é muito pequena, mas é bastante acolhedora.
A vírgula antes da conjunção “mas” é necessária para separar as orações coordenadas.


10. Corrija o uso das vírgulas na frase a seguir:

“Durante a aula os alunos que estavam prestando atenção tiraram boas notas.”

Gabarito: Durante a aula, os alunos, que estavam prestando atenção, tiraram boas notas.
A vírgula após “Durante a aula” separa a oração adverbial, e as vírgulas isolam a oração explicativa “que estavam prestando atenção.”


11. Separe com vírgulas as orações que necessitam de pausa:

“Eu gosto de sorvete mas prefiro bolo de chocolate.”

Gabarito: Eu gosto de sorvete, mas prefiro bolo de chocolate.
A vírgula é usada para separar as orações coordenadas.


12. Reorganize a frase utilizando vírgulas corretamente:

“Ela disse que estava com fome mas que esperaria até o almoço.”

Gabarito: Ela disse que estava com fome, mas que esperaria até o almoço.
Aqui a vírgula antes de “mas” é necessária.


13. Coloque as vírgulas onde forem necessárias:

“Ontem à noite depois que todos foram dormir decidi terminar meu livro.”

Gabarito: Ontem à noite, depois que todos foram dormir, decidi terminar meu livro.
A vírgula após “Ontem à noite” e “depois que todos foram dormir” é necessária para separar as orações adverbiais.


14. Reescreva a frase corrigindo as vírgulas:

“Ele trouxe o material mas não sabia como começar.”

Gabarito: Ele trouxe o material, mas não sabia como começar.
A vírgula antes da conjunção “mas” é obrigatória.


15. Corrija a frase abaixo usando a vírgula corretamente:

“Os alunos que não entregaram a tarefa precisam de mais tempo para finalizar.”

Gabarito: Os alunos, que não entregaram a tarefa, precisam de mais tempo para finalizar.
A vírgula é usada para isolar a oração explicativa “que não entregaram a tarefa.”


Esperamos que esses exercícios sejam úteis para o desenvolvimento do conhecimento dos seus alunos sobre o uso correto da vírgula. As atividades foram elaboradas para serem aplicadas em sala de aula de forma prática e eficaz, auxiliando no entendimento e na fixação das regras de pontuação. Lembre-se de que o domínio dessas pequenas pausas é fundamental para a clareza e a coesão textual. Bons estudos!

Veja Mais Atividades de Português para o 5º Ano

Veja Mais Atividades de Português para o 6º Ano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima