A coesão textual é um dos pilares para a construção de um texto claro e coeso, e a anáfora e catáfora são dois dos mecanismos mais utilizados para garantir essa conexão entre frases e parágrafos. Neste conjunto de atividades, voltado para alunos do 7º ao 9º ano, abordaremos como esses recursos funcionam e como são aplicados em textos diversos. Este material é pensado para você, professor, que busca maneiras eficazes de trabalhar com seus alunos o desenvolvimento da coesão textual por meio desses conceitos.
1. Leia o trecho abaixo:
“O carro não queria funcionar. Ele estava com problemas no motor.”
A palavra Ele refere-se a:
a) O motorista
b) O carro
c) O motor
d) O problema
2. No trecho: “Maria não parava de correr. Ela estava muito cansada”, o termo Ela refere-se a:
a) O cansaço
b) A corrida
c) Maria
d) A velocidade
3. Qual das opções abaixo apresenta um exemplo de anáfora?
a) A menina trouxe flores e as colocou no vaso.
b) Quando Pedro chegou, ele foi direto para o quarto.
c) O professor chamou a atenção do aluno porque ele não parava de falar.
d) Todas as anteriores
4. No trecho: “João comprou um livro, e ele começou a ler logo em seguida”, a palavra ele refere-se a:
a) O João
b) O livro
c) O tempo
d) A compra
5. No trecho: “Quando chegou, Pedro já sabia o que iria fazer. Isso estava claro desde o início”, o termo Isso faz referência a:
a) O que Pedro iria fazer
b) A chegada de Pedro
c) O início da situação
d) A conversa de Pedro
6. No trecho: “A menina estava com medo. Aquilo a paralisou no lugar”, o termo Aquilo faz referência a:
a) O medo
b) O lugar
c) O pavor
d) A menina
7. Qual alternativa utiliza a catáfora corretamente?
a) Eles estavam agitados: João e Maria estavam prontos para a festa.
b) O professor já tinha uma decisão: ele iria suspender o aluno.
c) Ele trouxe a sua melhor amiga, Carla, para o jantar.
d) Todas as alternativas
8. Assinale a frase onde há uma catáfora:
a) Os professores sempre elogiaram os alunos pela dedicação.
b) Fizeram o que haviam prometido, os amigos ajudaram a comunidade.
c) Eles estavam empolgados, João e Pedro adoravam futebol.
d) O aluno foi disciplinado em sua apresentação.
9. Explique, com suas próprias palavras, como a anáfora pode contribuir para a coesão de um texto. Dê exemplos.
10. Crie um exemplo de catáfora e explique como ela é usada para antecipar a informação no texto.
11. No trecho: “Quando ela chegou, já estava tudo preparado para a surpresa”, quem é o sujeito da frase? Explique como a coesão é mantida nesse caso.
12. Reescreva o seguinte trecho utilizando uma anáfora para evitar a repetição de termos:
“João estava empolgado com a viagem de férias. João planejou todos os detalhes com cuidado.”
13. No texto abaixo, identifique a anáfora ou catáfora utilizada e explique sua função:
“Assim que ele chegou, começou a procurar o que havia perdido. Sabia que estava ali em algum lugar.”
14. Reescreva o seguinte trecho utilizando uma catáfora:
“Maria trouxe um presente para João. Maria o deu assim que chegou.”
15. Leia o texto a seguir e explique o papel da anáfora e da catáfora na construção do sentido:
“Eles já estavam cansados, Pedro e Paulo, depois de uma longa caminhada. Chegaram ao destino e perceberam que a jornada estava longe do fim. Aquela notícia os abalou profundamente.”
Essas atividades sobre anáfora e catáfora têm como objetivo aprofundar o conhecimento dos alunos sobre os mecanismos de coesão textual. Ao praticar esses conceitos, seus alunos estarão mais preparados para construir textos coesos e claros, além de interpretar com mais precisão diferentes gêneros textuais. Esperamos que essas atividades sejam úteis no seu planejamento de aula e facilitem o desenvolvimento dessas habilidades importantes em seus alunos.
Dengue é uma doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, sendo um tema essencial para ser… Ler mais
Trabalhar valores humanos com os alunos do 9º ano é fundamental para ajudá-los a compreender… Ler mais
O sistema educacional português tem atraído um número crescente de famílias brasileiras nos últimos anos,… Ler mais
Explorar o Ensino Religioso no 7º ano é uma ótima maneira de incentivar os alunos… Ler mais
No 6º ano, o Ensino Religioso tem como objetivo incentivar os alunos a refletirem sobre… Ler mais
Nesta atividade, vamos explorar a Classificação de Substantivos, um tema essencial no estudo da Língua… Ler mais