Exercícios sobre Plano Cartesiano para 6º Ano

O plano cartesiano é uma ferramenta matemática usada para representar posições, deslocamentos e relações entre pontos. Seu estudo é essencial para desenvolver o raciocínio espacial dos alunos, além de ser base para conteúdos como funções e gráficos nos anos seguintes.

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Nesta atividade, elaboramos 12 exercícios práticos e introdutórios sobre o plano cartesiano, voltados para alunos do 6º ano do Ensino Fundamental que já dominam conteúdos básicos e estão prontos para novos desafios.


Atividade – 6º ano do Ensino Fundamental

  1. O ponto A está na coordenada (3, 2). Em qual quadrante ele está?
  2. O ponto B está na coordenada (–4, 5). Em qual quadrante ele está?
  3. O ponto C está na coordenada (–2, –3). Em qual quadrante ele está?
  4. O ponto D está na coordenada (6, –1). Em qual quadrante ele está?
  5. O ponto E está na coordenada (0, 4). Onde ele está localizado?
  6. O ponto F está na coordenada (–5, 0). Onde ele está localizado?
  7. Complete as lacunas:
    O ponto G tem x = 0 e y = –6. Logo, G está sobre o ____________.
    O ponto H tem x = 4 e y = 0. Logo, H está sobre o ____________.
  8. Marque com “V” para verdadeiro ou “F” para falso:
    ( ) O ponto (2, –3) está no 4º quadrante.
    ( ) O ponto (–1, –1) está no 3º quadrante.
    ( ) O ponto (0, 0) está no 1º quadrante.
    ( ) Todo ponto com x > 0 e y > 0 está no 1º quadrante.
  9. O que significam as coordenadas (x, y) de um ponto no plano cartesiano?
  10. Se um ponto está no 2º quadrante, o valor de x é positivo ou negativo?
  11. Coloque os seguintes pontos em ordem crescente de distância até a origem (0,0):
    P(1, 2), Q(3, 4), R(0, 0), S(2, 2)
  12. Represente os pontos A(2, 3), B(–3, 1), C(–2, –2), D(1, –4) e E(0, 0) em um plano cartesiano quadriculado (atividade com papel milimetrado ou malha quadriculada).

Gabarito

  1. 1º quadrante
  2. 2º quadrante
  3. 3º quadrante
  4. 4º quadrante
  5. Sobre o eixo y
  6. Sobre o eixo x

– eixo y
– eixo x
8.
(V), (V), (F), (V)
9. Indicam a posição exata de um ponto no plano, sendo x o valor na horizontal e y na vertical.
10. Negativo
11.
Distâncias (sem raiz quadrada):
P = √5, Q = √25, R = 0, S = √8
Ordem: R, P, S, Q
12. Representação gráfica esperada (o professor pode corrigir visualmente).


Conclusão

Esperamos que esta atividade ajude seus alunos do 6º ano a desenvolver noções espaciais, localização e análise gráfica. O plano cartesiano é um excelente recurso para introduzir a visualização matemática e abrir caminho para temas futuros como funções e geometria analítica.

Bons estudos em sala de aula!

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