Olá, professor(a)! Sabemos o quão importante é proporcionar aos seus alunos uma compreensão sólida sobre interpretação de tabelas e gráficos, habilidades essenciais não só para a sala de aula, mas também para o dia a dia. Neste post, trouxemos uma seleção de exercícios práticos para aplicar em sala de aula, que ajudam seus alunos a interpretar e analisar informações de forma visual e organizada. As atividades vêm acompanhadas de tabelas e gráficos, prontas para o uso, e um gabarito detalhado para facilitar sua correção.
1. Interpretação de Tabela: Crescimento Populacional
Tabela: Crescimento Populacional (em milhões) por Ano
Ano | População (milhões) |
---|---|
2010 | 190 |
2012 | 195 |
2014 | 200 |
2016 | 205 |
2018 | 210 |
2020 | 215 |
Perguntas:
a) Qual foi o aumento populacional total entre os anos de 2010 e 2020?
b) Em qual período houve o maior crescimento populacional?
c) Qual é a média de crescimento populacional anual entre 2010 e 2020?
2. Gráfico de Barras: Vendas de Lanches em uma Cantina
Perguntas:
a) Com base no gráfico, qual mês teve o maior número de vendas?
b) Qual foi a média de vendas por mês no período analisado?
c) Qual foi a diferença de vendas entre o mês com maior venda e o com menor?
3. Construção de Gráfico: Produção de Livros por Ano
Tabela: Produção de Livros em uma Editora (em mil exemplares)
Ano | Livros Produzidos (mil) |
---|---|
2018 | 120 |
2019 | 150 |
2020 | 180 |
2021 | 200 |
2022 | 220 |
Tarefa: Construa um gráfico de linhas utilizando os dados da tabela acima. Após isso, responda às perguntas:
Perguntas:
a) Em qual ano houve o maior crescimento na produção de livros?
b) Qual foi a produção total de livros entre 2018 e 2022?
4. Interpretação de Gráfico: Temperatura Média
Tabela: Temperaturas médias de duas cidades (em °C)
Mês | Cidade A (°C) | Cidade B (°C) |
---|---|---|
Janeiro | 30 | 25 |
Fevereiro | 32 | 28 |
Março | 28 | 27 |
Abril | 26 | 22 |
Maio | 24 | 20 |
Perguntas:
a) Qual cidade teve a maior variação de temperatura entre janeiro e maio?
b) Em qual mês as duas cidades apresentaram temperaturas mais próximas?
c) Qual foi a diferença de temperatura em fevereiro entre as duas cidades?
5. Análise de Tabela e Gráfico: Crescimento Econômico
Gráfico: PIB de um país (em trilhões de reais)
Tarefa: Construa uma tabela com os dados do gráfico.
Perguntas:
a) Qual foi o menor valor de PIB registrado?
b) Em qual ano o PIB teve o maior crescimento em relação ao ano anterior?
c) Qual foi o valor total acumulado do PIB entre 2018 e 2022?
6. Interpretação de Gráfico Circular: Preferência de Gêneros Musicais
Perguntas:
a) Qual gênero musical é o mais popular?
b) Qual é a porcentagem combinada dos gêneros menos populares (MPB e Outros)?
c) Se o total de pessoas pesquisadas foi 200, quantas delas preferem o gênero Pop?
7. Tabela e Gráfico: Notas de Alunos
Tabela: Notas de 5 Alunos em 4 Provas
Aluno | Prova 1 | Prova 2 | Prova 3 | Prova 4 |
---|---|---|---|---|
João | 7,5 | 8,0 | 9,0 | 7,0 |
Maria | 6,5 | 7,5 | 8,0 | 8,5 |
Pedro | 8,5 | 9,0 | 8,0 | 7,5 |
Ana | 9,0 | 8,0 | 8,5 | 9,0 |
Lucas | 7,0 | 7,5 | 6,5 | 7,0 |
Tarefa: Construa um gráfico de linhas que represente a evolução das notas de cada aluno ao longo das provas.
Perguntas:
a) Qual aluno teve a maior média de notas?
b) Qual foi a maior nota registrada em todas as provas?
c) Qual foi a menor média entre os alunos?
8. Interpretação de Tabela: Variação de Preços de Alimentos
Tabela: Preços de Alimentos ao Longo do Tempo (em R$)
Produto | 2019 | 2020 | 2021 | 2022 |
---|---|---|---|---|
Arroz | 10,00 | 12,00 | 15,00 | 18,00 |
Feijão | 6,00 | 6,50 | 7,00 | 7,50 |
Óleo | 3,50 | 4,00 | 5,00 | 6,00 |
Açúcar | 4,00 | 4,50 | 5,00 | 5,50 |
Perguntas:
a) Qual produto teve o maior aumento de preço entre 2019 e 2022?
b) Qual foi a variação percentual do preço do arroz entre 2019 e 2022?
c) Qual produto teve o menor aumento de preço no período analisado?
9. Interpretação de Gráfico: Uso de Internet por Faixa Etária
Tabela: Uso de Internet em Diferentes Faixas Etárias (em %)
Faixa Etária | Percentual (%) |
---|---|
10 a 20 anos | 95 |
21 a 30 anos | 88 |
31 a 40 anos | 75 |
41 a 50 anos | 60 |
Acima de 50 anos | 45 |
Perguntas:
a) Qual faixa etária tem o maior uso de internet?
b) Qual a diferença percentual de uso de internet entre as faixas etárias de 21 a 30 anos e acima de 50 anos?
c) Qual é o percentual médio de uso de internet para as faixas analisadas?
10. Construção de Gráfico: Consumo de Energia por Setor
Gráfico: Consumo de Energia (em GWh) por Setor
Tarefa: Construa uma tabela utilizando os dados do gráfico.
Perguntas:
a) Qual setor teve o maior aumento no consumo de energia entre 2019 e 2022?
b) Qual foi o setor com maior redução no consumo de energia no período?
c) Qual foi o consumo total de energia do setor industrial nos quatro anos analisados?
1. Interpretação de Tabela: Crescimento Populacional
a) O aumento populacional total entre 2010 e 2020 foi de 25 milhões (215 – 190).
b) O maior crescimento populacional ocorreu entre 2018 e 2020 (5 milhões).
c) A média de crescimento populacional anual entre 2010 e 2020 foi de 2,5 milhões por ano (25 milhões / 10 anos).
2. Gráfico de Barras: Vendas de Lanches em uma Cantina
a) O mês com o maior número de vendas foi Março (350 unidades).
b) A média de vendas por mês no período analisado foi de 312 unidades ((300 + 280 + 350 + 320 + 310) / 5).
c) A diferença de vendas entre o mês com maior venda (Março) e o com menor (Fevereiro) foi de 70 unidades (350 – 280).
3. Construção de Gráfico: Produção de Livros por Ano
a) O maior crescimento na produção de livros ocorreu entre 2019 e 2020 (180 – 150 = 30 mil exemplares).
b) A produção total de livros entre 2018 e 2022 foi de 870 mil exemplares (120 + 150 + 180 + 200 + 220).
4. Interpretação de Gráfico: Temperatura Média
a) A cidade com a maior variação de temperatura entre janeiro e maio foi Cidade A (variação de 6°C: 30°C – 24°C).
b) As temperaturas mais próximas entre as cidades ocorreram em Março (28°C e 27°C).
c) A diferença de temperatura em fevereiro entre as duas cidades foi de 4°C (32°C – 28°C).
5. Análise de Tabela e Gráfico: Crescimento Econômico
a) O menor valor de PIB registrado foi em 2020 (5,3 trilhões de reais).
b) O maior crescimento do PIB em relação ao ano anterior ocorreu em 2021 (5,9 – 5,3 = 0,6 trilhões de reais).
c) O valor total acumulado do PIB entre 2018 e 2022 foi de 29,5 trilhões de reais (5,5 + 5,7 + 5,3 + 5,9 + 6,1).
6. Interpretação de Gráfico Circular: Preferência de Gêneros Musicais
a) O gênero musical mais popular é o Pop (35%).
b) A porcentagem combinada de MPB e Outros é de 20% (10% + 10%).
c) Se o total de pessoas pesquisadas foi 200, o número de pessoas que preferem o gênero Pop é 70 (35% de 200).
7. Tabela e Gráfico: Notas de Alunos
a) O aluno com a maior média de notas é Ana (8,625 de média).
b) A maior nota registrada em todas as provas foi 9,0.
c) A menor média entre os alunos foi de Lucas (7,0 de média).
8. Interpretação de Tabela: Variação de Preços de Alimentos
a) O produto com o maior aumento de preço entre 2019 e 2022 foi o Arroz (aumento de R$8,00).
b) A variação percentual do preço do arroz entre 2019 e 2022 foi de 80% ((18,00 – 10,00) / 10,00 * 100).
c) O produto com o menor aumento de preço no período analisado foi o Feijão (aumento de R$1,50).
9. Interpretação de Gráfico: Uso de Internet por Faixa Etária
a) A faixa etária com o maior uso de internet é de 10 a 20 anos (95%).
b) A diferença percentual de uso de internet entre as faixas de 21 a 30 anos e acima de 50 anos é de 43% (88% – 45%).
c) O percentual médio de uso de internet para as faixas analisadas é de 72,6% ((95 + 88 + 75 + 60 + 45) / 5).
10. Construção de Gráfico: Consumo de Energia por Setor
a) O setor com o maior aumento no consumo de energia entre 2019 e 2022 foi o Residencial (aumento de 30 GWh).
b) O setor com a maior redução no consumo de energia no período foi o Industrial (redução de 25 GWh).
c) O consumo total de energia do setor industrial nos quatro anos analisados foi de 545 GWh (150 + 140 + 130 + 125).
Esses exercícios são ótimas ferramentas para aprimorar as habilidades de seus alunos na leitura, interpretação e criação de tabelas e gráficos. Com essas atividades, você poderá trabalhar diferentes competências matemáticas e analíticas em sala de aula de forma prática e eficaz. Esperamos que aproveitem e, caso precise de mais exercícios ou conteúdo, continue navegando em nosso blog!
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