Fábula para Interpretação 6º Ano com Gabarito

Nesta atividade de interpretação de texto, os alunos do 6º ano terão a oportunidade de trabalhar com uma fábula, um gênero textual rico em ensinamentos e que estimula a reflexão crítica.

Publicidade

A atividade foi cuidadosamente elaborada para promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão textual, sendo ideal para aplicar em sala de aula ou como tarefa para casa. Aproveite este recurso como uma ferramenta para engajar seus alunos no aprendizado de forma divertida e educativa.


Fábula: A Raposa e o Corvo

Era uma vez uma raposa que estava caminhando pela floresta quando viu um corvo pousado em uma árvore com uma grande pepita de ouro no bico. A raposa, astuta como era, pensou em um jeito de pegar a pepita para si.

Ela então disse:
— Bom dia, Sr. Corvo! Que penas maravilhosas você tem! Com certeza, deve ter também uma bela voz. Você poderia me encantar com uma canção?

Publicidade

O corvo, envaidecido com os elogios, abriu o bico para cantar. E a pepita de ouro, claro, caiu direto no chão. A raposa rapidamente pegou a pepita e disse:
— Muito obrigada, Sr. Corvo! Que bom que você tem uma voz tão bonita, mas sua vaidade custou o seu tesouro.

Moral da história: Não se deixe levar pela vaidade, pois ela pode nos fazer perder o que temos de mais precioso.

Exercícios de Interpretação

  1. Qual era o objetivo da raposa ao elogiar o corvo?
    a) Fazer amizade com o corvo
    b) Conseguir a pepita de ouro
    c) Cantar junto com o corvo
    d) Ajudar o corvo a cantar melhor
  2. O que motivou o corvo a abrir o bico e deixar a pepita cair?
    a) Ele queria mostrar sua voz
    b) Ele estava com fome
    c) Ele queria impressionar a raposa
    d) Ele estava com medo da raposa
  3. Qual é a lição que a fábula ensina?
    a) Nunca confiar nos outros
    b) Cantar sempre que possível
    c) Não ser vaidoso
    d) Compartilhar o que temos com os outros
  4. No início da história, como a raposa demonstrou sua inteligência?
    a) Elogiando o corvo para pegar a pepita de ouro
    b) Fingindo que estava com fome
    c) Chamando outros animais para ajudá-la
    d) Cantando para o corvo
  5. O que teria acontecido se o corvo não tivesse caído na armadilha da raposa?
    a) Ele teria continuado com a pepita
    b) A raposa teria cantado
    c) A raposa teria encontrado outra pepita
    d) O corvo teria dado a pepita à raposa
  6. “Vaidade” é uma palavra que, no contexto da fábula, significa:
    a) Generosidade
    b) Orgulho excessivo
    c) Bondade
    d) Inteligência
  7. O que a raposa disse ao corvo para convencê-lo a cantar?
    a) Que ele tinha uma voz bonita
    b) Que ela estava com fome
    c) Que ele era o rei dos pássaros
    d) Que a pepita era dela
  8. Como você acha que o corvo se sentiu após perder a pepita? Justifique sua resposta.
  9. Imagine que o corvo tivesse pensado antes de agir. Como ele poderia ter evitado o truque da raposa?
  10. Você já se deixou levar por elogios e depois se arrependeu? Relate uma experiência semelhante à do corvo.

Gabarito:

  1. b) Conseguir a pepita de ouro
  2. c) Ele queria impressionar a raposa
  3. c) Não ser vaidoso
  4. a) Elogiando o corvo para pegar a pepita de ouro
  5. a) Ele teria continuado com a pepita
  6. b) Orgulho excessivo
  7. a) Que ele tinha uma voz bonita
  8. Resposta pessoal
  9. Resposta pessoal
  10. Resposta pessoal

Atividade da Fábula em PDF


Esta atividade de interpretação de texto permite aos alunos refletirem sobre as consequências da vaidade e a importância de não se deixar levar por elogios superficiais. Além de trabalhar a compreensão leitora, a fábula oferece uma oportunidade de discutir valores e comportamento. Esperamos que essa atividade inspire debates produtivos em sala de aula e contribua para o desenvolvimento crítico dos alunos.

Publicidade

Veja mais atividades como esta para 6º Ano

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima