Nesta atividade de interpretação de texto, os alunos do 6º ano terão a oportunidade de trabalhar com uma fábula, um gênero textual rico em ensinamentos e que estimula a reflexão crítica.
A atividade foi cuidadosamente elaborada para promover o desenvolvimento das habilidades de leitura e compreensão textual, sendo ideal para aplicar em sala de aula ou como tarefa para casa. Aproveite este recurso como uma ferramenta para engajar seus alunos no aprendizado de forma divertida e educativa.
Fábula: A Raposa e o Corvo
Era uma vez uma raposa que estava caminhando pela floresta quando viu um corvo pousado em uma árvore com uma grande pepita de ouro no bico. A raposa, astuta como era, pensou em um jeito de pegar a pepita para si.
Ela então disse:
— Bom dia, Sr. Corvo! Que penas maravilhosas você tem! Com certeza, deve ter também uma bela voz. Você poderia me encantar com uma canção?
O corvo, envaidecido com os elogios, abriu o bico para cantar. E a pepita de ouro, claro, caiu direto no chão. A raposa rapidamente pegou a pepita e disse:
— Muito obrigada, Sr. Corvo! Que bom que você tem uma voz tão bonita, mas sua vaidade custou o seu tesouro.
Moral da história: Não se deixe levar pela vaidade, pois ela pode nos fazer perder o que temos de mais precioso.
Exercícios de Interpretação
- Qual era o objetivo da raposa ao elogiar o corvo?
a) Fazer amizade com o corvo
b) Conseguir a pepita de ouro
c) Cantar junto com o corvo
d) Ajudar o corvo a cantar melhor - O que motivou o corvo a abrir o bico e deixar a pepita cair?
a) Ele queria mostrar sua voz
b) Ele estava com fome
c) Ele queria impressionar a raposa
d) Ele estava com medo da raposa - Qual é a lição que a fábula ensina?
a) Nunca confiar nos outros
b) Cantar sempre que possível
c) Não ser vaidoso
d) Compartilhar o que temos com os outros - No início da história, como a raposa demonstrou sua inteligência?
a) Elogiando o corvo para pegar a pepita de ouro
b) Fingindo que estava com fome
c) Chamando outros animais para ajudá-la
d) Cantando para o corvo - O que teria acontecido se o corvo não tivesse caído na armadilha da raposa?
a) Ele teria continuado com a pepita
b) A raposa teria cantado
c) A raposa teria encontrado outra pepita
d) O corvo teria dado a pepita à raposa - “Vaidade” é uma palavra que, no contexto da fábula, significa:
a) Generosidade
b) Orgulho excessivo
c) Bondade
d) Inteligência - O que a raposa disse ao corvo para convencê-lo a cantar?
a) Que ele tinha uma voz bonita
b) Que ela estava com fome
c) Que ele era o rei dos pássaros
d) Que a pepita era dela - Como você acha que o corvo se sentiu após perder a pepita? Justifique sua resposta.
- Imagine que o corvo tivesse pensado antes de agir. Como ele poderia ter evitado o truque da raposa?
- Você já se deixou levar por elogios e depois se arrependeu? Relate uma experiência semelhante à do corvo.
Gabarito:
- b) Conseguir a pepita de ouro
- c) Ele queria impressionar a raposa
- c) Não ser vaidoso
- a) Elogiando o corvo para pegar a pepita de ouro
- a) Ele teria continuado com a pepita
- b) Orgulho excessivo
- a) Que ele tinha uma voz bonita
- Resposta pessoal
- Resposta pessoal
- Resposta pessoal
Atividade da Fábula em PDF
Esta atividade de interpretação de texto permite aos alunos refletirem sobre as consequências da vaidade e a importância de não se deixar levar por elogios superficiais. Além de trabalhar a compreensão leitora, a fábula oferece uma oportunidade de discutir valores e comportamento. Esperamos que essa atividade inspire debates produtivos em sala de aula e contribua para o desenvolvimento crítico dos alunos.
Veja mais atividades como esta para 6º Ano