A canção “Asa Branca”, composta por Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, é um dos maiores clássicos da música popular brasileira. A letra retrata a dor de um sertanejo que, diante da seca no sertão nordestino, precisa abandonar sua terra, seus animais e até sua amada, na esperança de um dia poder voltar.
Nesta proposta de atividade, o professor encontrará 8 exercícios de interpretação de texto baseados na música, todos em formato discursivo, além de um gabarito completo. Essa é uma excelente oportunidade para discutir cultura, geografia, sentimentos e linguagem poética em sala de aula.
Asa Branca – Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira
Quando olhei a terra ardendo
Quá fogueira de São João
Eu perguntei a Deus do céu: Ai
Por que tamanha judiação?Que braseiro, que fornalha
Nem um pé de plantação
Por falta d’água, perdi meu gado
Morreu de sede meu alazãoInté mesmo a asa branca
Bateu asas do sertão
Entonce eu disse: Adeus, Rosinha
Guarda contigo meu coraçãoHoje longe, muitas légua
Numa triste solidão
Espero a chuva cair de novo
Pra mim voltar pro meu sertãoQuando o verde dos teus olho
Se espalhar na plantação
Eu te asseguro, não chore não, viu?
Que eu voltarei, viu, meu coração?
Atividade de Interpretação
- O que está acontecendo com a terra no início da música? Por que isso é preocupante para o personagem principal?
- O que o personagem perdeu por causa da seca? Cite os trechos que mostram essas perdas.
- A expressão “asa branca” é usada no título e no corpo da música. O que ela representa no contexto da canção?
- Por que o personagem diz “Adeus, Rosinha”? O que isso revela sobre a situação dele?
- Como o personagem se sente estando longe do seu sertão? Que palavras mostram esse sentimento?
- O que ele espera acontecer para poder voltar à sua terra?
- Explique o que ele quer dizer com o verso “Quando o verde dos teus olho / Se espalhar na plantação”.
- Escreva um pequeno parágrafo imaginando o reencontro entre o personagem e Rosinha após a volta da chuva.
Gabarito sugerido
- A terra está seca e quente, “ardendo” como uma fogueira. Isso preocupa o personagem porque mostra que a seca destruiu tudo.
- Ele perdeu o gado e o cavalo, como mostram os versos: “Por falta d’água, perdi meu gado / Morreu de sede meu alazão”.
- “Asa branca” é um pássaro que representa a partida, a migração. Quando até a ave vai embora, significa que a situação está insuportável.
- Ele se despede de Rosinha porque precisa deixar o sertão. Isso mostra que ele está sofrendo por abandonar a pessoa que ama.
- Ele se sente sozinho e triste. Palavras como “longe”, “muitas légua” e “triste solidão” mostram isso.
- Ele espera que volte a chover. Só assim poderá retornar ao sertão.
- Ele faz uma comparação poética entre os olhos verdes de Rosinha e o verde da plantação, mostrando esperança no retorno da vida e do amor.
- Resposta pessoal. Deve incluir a ideia de reencontro com alegria, fim da seca, e a volta para o sertão e para Rosinha.
Conclusão
Trabalhar com músicas como “Asa Branca” é uma excelente forma de desenvolver a interpretação de texto, aproximando os alunos da cultura nordestina e da realidade do sertanejo. Esta atividade possibilita discussões sobre meio ambiente, emoções humanas, migração e poesia popular. Esperamos que ela enriqueça suas aulas e desperte reflexões importantes nos estudantes.
Veja mais Atividades de Português para Ensino Fundamental II