O Dia das Mães é mais do que uma data comemorativa: é uma chance de refletir com os alunos sobre afeto, gratidão e convivência familiar. Pensando nisso, elaboramos um texto sensível acompanhado de 10 questões de interpretação — com formatos variados — para alunos do 6º e 7º ano. A atividade estimula a leitura crítica, a empatia e a valorização do vínculo entre mãe e filho(a). Ideal para aplicação em sala de aula ou como dever de casa.
Mais do que flores
Naquela manhã de domingo, Júlia acordou antes do sol. Tinha 13 anos, mas sentia que aquele Dia das Mães precisava ser diferente. Sempre via sua mãe chegar cansada do trabalho, depois de horas no hospital. Dona Sandra era enfermeira, dessas que esquecem de si para cuidar dos outros.
Júlia não tinha dinheiro para presentes nem sabia fazer café sem queimar o pão. Mas decidiu escrever uma carta.
Na folha dobrada ao meio, com letra caprichada, escreveu:
“Mãe, eu sei que você corre muito. Às vezes não dá tempo nem de me ouvir falar sobre a escola ou sobre aquele livro que li. Mas eu vejo o que você faz. Eu vejo quando você chega com os pés doendo e ainda assim pergunta se fiz a lição. Eu vejo quando você sorri mesmo estando cansada. Queria que você visse também: você é meu exemplo. Feliz Dia das Mães. Te amo!”
Dobrou a carta, deixou em cima da mesa da cozinha e voltou para a cama.
Quando acordou de novo, ouviu passos leves e um choro baixinho.
Era a mãe, com a carta nas mãos e os olhos cheios d’água.
Naquele Dia das Mães não teve presente caro, nem perfume ou buquê. Mas teve o que há de mais importante para Dona Sandra: reconhecimento.
Atividade de interpretação
1. Qual é o título do texto? Ele representa bem a história? Justifique sua resposta.
2. Por que Júlia acordou cedo no Dia das Mães?
a) Para estudar para uma prova
b) Porque ia sair com os amigos
c) Porque queria fazer algo especial para a mãe
d) Porque ia viajar com a família
3. Como é descrita a rotina da mãe de Júlia no texto?
4. Transcreva do texto uma passagem que demonstre a admiração de Júlia por sua mãe.
5. Por que o gesto de Júlia foi tão marcante para sua mãe?
a) Porque ela esperava ganhar um presente caro
b) Porque não sabia que a filha era tão carinhosa
c) Porque se sentiu valorizada e reconhecida
d) Porque estava triste com a filha
6. O texto sugere que a mãe de Júlia é um exemplo. Quais atitudes dela mostram isso?
7. O que Júlia quis dizer com “eu vejo o que você faz”?
8. Segundo o texto, o que pode ser mais importante do que dar flores no Dia das Mães?
9. Reescreva com suas palavras a principal mensagem do texto.
10. E para você: como podemos demonstrar amor às nossas mães no dia a dia? Dê dois exemplos.
Gabarito sugerido
1. O título é “Mais do que flores” e representa bem o texto, pois mostra que o gesto de carinho de Júlia valeu mais do que um presente material.
2. c) Porque queria fazer algo especial para a mãe
3. A mãe trabalha muito, é enfermeira, chega cansada, mas ainda se preocupa com a filha e é atenciosa.
4. Resposta esperada: “Queria que você visse também: você é meu exemplo.”
5. c) Porque se sentiu valorizada e reconhecida
6. Mesmo cansada, dona Sandra cuida da filha, pergunta da lição, sorri e demonstra carinho — atitudes de dedicação e amor.
7. Que ela observa e reconhece os esforços da mãe, mesmo quando ela não fala nada.
8. O reconhecimento, o carinho e o gesto sincero de amor.
9. Que um simples gesto pode tocar o coração de alguém; o valor está na intenção e no reconhecimento, não no preço do presente.
10. Exemplos possíveis: Ajudando nas tarefas de casa, ouvindo quando ela quer conversar, escrevendo um bilhete carinhoso, entre outros.
Encerramento
Esperamos que esta atividade seja útil para suas aulas nesta data tão especial. Trabalhar o Dia das Mães com textos e interpretações é uma forma eficaz de desenvolver empatia, oralidade e escrita reflexiva nos alunos. Sinta-se à vontade para adaptar as questões, propor redações ou promover rodas de conversa. Que cada mãe se sinta homenageada através das palavras de seus filhos em sala de aula!